sexta-feira, 6 de setembro de 2013

São Zacarias - 06 de Setembro


São Zacarias nasceu em Galaad, pertencente a tribo de Levi. Zacarias cujo nome significa "o Senhor lembra, é o profeta mais citado no Novo Testemento, depois de Isaías, penúltimo dos profetas menores, foi chamado ao ministério profético no mesmo ano de Ageu 520. O seu mistério durou provavelmente até o término da construção do Templo de Jerusalém, tema das suas exortações. Mediante visões e parábolas, anuncia o convite de Deus à penitência, condição para que se realizem as promessas: "Assim fala o Senhor dos exércitos: Convertei-vos a mim, e eu me voltarei a vós." Sua caracteristica é o messianismo, suas profecias referem-se ao futuro do povo Israel, futuro próximo, tempo de benevolência do Senhor para com Israel.
Zacarias põe em evidência o caráter espiritual do novo Israel, a sua santidade, realizada progressivamente, ao lado da reconstrução material, ação divina nesta obra de santificação atingirá a sua plenitude com o reino do Messias. Este renascimento é fruto do amor de Deus e da sua onipotência: "Eis que eu libertarei o meu povo. Reconduzi-lo-ei para habitar em Jerusalém: será o meu povo e eu serei o seu Deus, na fidelidade e na justiça." Será um tempo de paz e de alégria e as injustiças serão eliminadas da face da terra.
Zacarias teria feito muitos prodígios, acompanhado-os com profecias de conteúdo apocalíptico. Morreu muito velho e, provavelmente, foi sepultado ao lado do túmulo de Ageu.
São Zacarias

NascimentoNo Séc. I
Local nascimentoPalestina
OrdemProfeta
Local vidaJerusalém
EspiritualidadeSão Zacarias, esposo de Santa Isabel, pais de João Batista, o Precursor do Messias. A Sagrada Escritura lhes faz um dos mais altos elogios: "ambos eram justos diante de Deus, e de modo irrepreensível seguiam todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Lucas 1,6). Faleceu com idade extremamente avançada. A todos nós, cristãos ou não, São Zacarias inspira. Zacarias foi o profeta anunciador da nova Israel, e anunciou a missão de Cristo e com estas palavras: "Exulta com todas as tuas forças, filha de Sião, transborda o teu Júbilo, filha de Jerusalém. Eis que teu rei vem a ti: ele é justo e vitorioso, é humilde e cavalga um burrinho, potro novo de uma jumenta". Realmente, foi assim que Jesus entrou solenemente em Jerusalém. Mas a profecia de Zacarias em relação ao Cristianismo iria ainda mais longe: "Ele anunciará a paz aos povos; o Seu reino se estenderá de um a outro mar".
Local morteCaldéia, terra dos Reis Magos
MorteNo Séc. I
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoDeus, nosso Pai, pela força do vosso Espírito, proclamemos pelo mundo, mediante o exemplo de nossas vidas, a Vossa Palavra Profética. Cada um de nós tenha respeitada a sua dignidade de filho de Deus e herdeiro das vossas promessas. Exulta muito, filha de Sião! Grita de alegria, filha de Jerusalém! Eis que o teu rei vem à ti: ele é justo e vitorioso, humilde, montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho da jumenta. Ele eliminará os carros de Efraim e os cavalos de Jerusalém; o arco de guerra será eliminado. Ele anunciará a paz às nações. O seu domínio irá de mar a mar e do rio às extremidades da terra (Zacarias 9,9ss.)
DevoçãoAo Messias, a Deus
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Onesíforo, Porfírio, Leto, Donaciano, Mansueto, Presídio, Germano, Fúsculo (bispo); Petrônio (b); Eleutério (ab); Eva, Dionísio, Ciro, Joana, Caledote e Macário (Márts).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário