segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nossa Senhora de Santa Maria de Guadalupe de Extremadura - 09 de Setembro


Durante a reconquista da Espanha foram encontradas várias imagens da Virgem Maria, escondidas por vários séculos, desde a dominação dos muçulmanos, em 711. Alguns desses tesouros da Igreja primitiva, só foram descobertos graças a aparição de Nossa Senhora à humildes cristãos, aos quais indicava o local exato da sua imagem oculta.
Em um certo anoitecer do ano 1336, Gil Cordeiro o humilde vaqueiro, natural de Cáceres, contava seu gado no curral, quando notou a falta de uma vaca. Na manhã seguinte tratou de ir procurá-la. Caminhou pelo bosque da Serra de Extremadura, onde costumava pastorear o rebanho, até chegar no rio Guadalupe, que em árabe significa "escondido". Alí, próximo a uma pequena fonte encontrou o animal morto. Gil estranhou o fato do animal estar intacto sem nenhuma mordida de lobo ou outro animal selvagem. Mas, em seguida arrastou o animal com cuidado para não contaminar a água da fonte, pois pensou em lhe aproveitar a pele. Assim, como se fazia na época, desenhou uma cruz com a faca na pele para arranca-la. Neste instante a vaca se levantou e começou a caminhar mansamente.
Ainda incrédulo com o fato, Gil viu aparecer diante de si uma linda Senhora com o Filho nos braços. Ela o tranqüilizou dizendo ser a Mãe de Deus. Depois, pediu que levasse a vaca de volta para o povoado e contasse tudo aos sacerdotes da igreja. Eles deviam retornar e cavar no lugar onde a vaca esteve morta, porque havia uma imagem sua, oculta. Informou também, que era para ser venerada num pequeno oratório alí mesmo.
Ao chegar no povoado foi direto à paróquia e contou todo o ocorrido aos clérigos. No início não acreditaram, mas ao constatarem a marca na pele da vaca, a dúvida se dissipou. Ao lado de Gil, os sacerdotes e alguns paroquianos chegaram ao lugar indicado e escavaram até encontrar a belíssima imagem, logo intitulada Nossa Senhora de Santa Maria de Guadalupe. Emocionados, construíram com as pedras do lugar uma pequenina ermida para a veneração da milagrosa imagem.
No local do milagre, em 1337 havia se formado uma pequena aldeia, atual centro do Povoado de Guadalupe, em Extremadura. A pequenina ermida, como antecipou a Virgem, se tornou no notável Real Mosteiro de Santa Maria de Guadalupe que conserva o seu magnífico Santuário.
O Papa Pio X a declarou Padroeira de Extremadura em 12 de outubro de 1907. Depois, recebeu a coroação canônica com o título de Rainha das Espanhas, em 1928.

Nenhum comentário:

Postar um comentário