quarta-feira, 10 de julho de 2013

Oração e benção de envio


Oração e benção de envio 2º congresso diocesano (1)
1. Oração e Benção de envio 2º Congresso Missionário Diocesano
2. “A missão é feita com os pés dos que partem, com os joelhos dos que rezam e as mãos daqueles que ajudam”.
3. Início: Canto Santíssima Trindade Leitura do Evangelho: Mc 16,9-16
4. POVO DE ENVIADOS: Leitor 1: A Igreja de Cristo é Apostólica. Isso significa que ela está fundada, por vontade de Cristo, sobre a confissão de fé dos apóstolos. Pela mesma razão, a Igreja é também missionária: os apóstolos, de fato, foram os primeiros missionários. Embora na Escritura não exista a palavra “missionário”, contudo, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, encontramos a expressão “envio” e “pessoas enviadas”.
5. Todos: Queremos assumir nossa missão de batizados e anunciarmos o Teu Reino de amor.
6. Leitor 2: Rejeitar o enviado, na Bíblia, é como rejeitar aquele que enviou. É o próprio Jesus que afirma: “Quem vos recebe, a mim recebe, e quem me recebe, recebe ao que me enviou” (Mt 10,41). O enviado é inseparável daquele que o envia.
7. Todos: Queremos assumir nossa missão de batizados e anunciarmos o Teu Reino de amor.
8. Leitor 3: Jesus é o enviado por excelência. Ele é superior a todos os outros enviados. Os profetas foram apenas servos, portadores da mensagem de Deus. Jesus é a própria Palavra viva de Deus.
9. Todos: Queremos assumir nossa missão de batizados e anunciarmos o Teu Reino de amor.
10. Leitor 4: Jesus envia seus discípulos. “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21). Isso aconteceu progressivamente. Preocupado com a continuidade do anúncio do reino de Deus, Jesus formou ao seu redor um grupo de discípulos; pessoas que acolheram a proposta da salvação uniram-se a Ele, escutaram suas palavras e viram as obras que Ele fazia pelo poder de Deus.
11. Todos: Queremos assumir nossa missão de batizados e anunciarmos o Teu Reino de amor.
12. Preces: 1 – Deus da vida e do amor iluminai a caminhada da nossa Diocese, de nossas paróquias e comunidades, para que possam ser testemunhas vivas do teu amor. (Todos): Tornai-nos missionários do seu amor.
13. 2 – Deus da justiça e da verdade ajude-nos a ser profetas do Teu Reino de paz em nossa sociedade. (Todos): Tornai-nos missionários do seu amor.
14. 3 – Deus da paz e da serenidade concedei a cada um de nós a tua calma para solucionarmos os conflitos diários. (Todos): Tornai-nos missionários do seu amor.
15. 4 – Deus da caridade faça-nos testemunhas do Teu amor junto aos excluídos de nossas comunidades. (Todos): Tornai-nos missionários do seu amor.
16. ORAÇÃO DO ANIMADOR MISSIONÁRIO Deus nosso Pai, nós te louvamos e te bendizemos pela animação missionária que realizamos por meio de teu filho Jesus; Caminho certo a seguir, Verdade que liberta e Vida que salva.
17. Envia sobre nós o Espírito Santo, para que nossas comunidades sejam sinais de vida e de esperança para todos. Desperta vocações missionárias e protege os que anunciam o Evangelho, tornando Teu nome conhecido em todos os recantos do universo.
18. Abençoa o esforço desenvolvido por todos os animadores missionários, para que nossas Paróquias se tornem cada vez mais missionárias e responsáveis pela evangelização do mundo.
19. Maria, mãe de Deus e nossa, faze-nos seguidores de teu Filho Jesus, e fortalece em todas as pessoas o compromisso de construir, neste terceiro milênio, um mundo de amor e de paz. Amém! Pai Nosso... Ave-Maria...
20. BÊNÇÃO DE ENVIO Vai meu irmão! Lá em terras distantes anunciarás Jesus Cristo e o seu Evangelho, servirás os pobres, os excluídos do banquete da vida. Falarás com quem nunca andou ou não andará mais contigo. Tu te aproximarás com muito carinho do povo que tem múltiplas culturas e diferentes tradições.
21. Não imporás as tuas idéias! Não darás nunca a impressão de que vais para ensinar, para civilizar, para instruir, para colonizar! Jamais violentarás a alma do povo que é teu povo! Oferecerás com gratuidade o testemunho de tua fé, de tua esperança e de teu amor. Viverás o espírito de despojamento e darás a tua vida até o fim, até as últimas conseqüências!
22. Assim, tu terás o privilégio e a felicidade de viver a graça de todas as graças! Encontrarás o Senhor que disse: “Depois que eu ressuscitar, irei à vossa frente para a Galiléia” (Mc 14,28). Missão é sempre ir à Galiléia, as Galiléias de todos os continentes! Nossa Senhora Aparecida, Santa Teresinha e São Francisco Xavier vos proteja sempre e em todos os lugares por onde andares!
23. O SENHOR TE ESCOLHEU, TE CONSAGRA E TE ENVIA, VAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário