domingo, 23 de junho de 2013

Reunião dos responsáveis pelos Assuntos Econômicos no Vaticano


Presidente de Assuntos Econômicos da Santa Sé, Cardeal Giussepe Versaldi

Roma, 21 Jun. 13 / 01:08 pm (ACI/EWTN Noticias).- A Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé, dirigida por seu presidente o Cardeal italiano Giussepe Versaldi, convocou no último dia 19 de junho os responsáveis administrativos dos dicastérios do Vaticano, conforme informou o diretor do Escritório de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi.
Segundo uma nota do Pe. Lombardi, na reunião "se informou em particular, sobre os progressos cumpridos na preparação de um balanço consolidado que não se limite às áreas específicas da Cúria e do Estado da Cidade do Vaticano, mas se estenda também às áreas das pastorais e das principais atividades caritativas da Santa Sé".
A reunião se celebrou na antiga Sala do Sínodo dos Bispos e, depois da leitura de uma breve mensagem de saudação do Papa Francisco assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, o Cardeal Versaldi apresentou um interessante acordo pelo qual o Banco Santander colocaria a disposição da Prefeitura os conhecimentos e recursos formativos referentes à grande rede de relações que mantém o mesmo Banco com o mundo universitário internacional.
O funcionamento do dicastério fica recolhido na Constituição Apostólica Pastor Bonus do Santo Padre João Paulo II, segundo a qual lhe corresponde a função de dirigir e controlar as administrações dos bens, que dependem da Santa Sé ou que ela preside, qualquer que seja a autonomia de que possam gozar.
Outra das competências do dicastério é examinar as relações sobre o estado patrimonial e econômico, assim como os balanços e orçamentos anuais das administrações destes bens, inspecionando, se for necessário, livros de contabilidade e documentos e, além disso, estipular o pressuposto e o balanço geral da Santa Sé.
Os balanços em questão serão apresentados de maneira documentada e detalhada na próxima reunião do Conselho de Cardeais para o estudo dos problemas organizativos e econômicos da Santa Sé, em uma reunião programada para os primeiros dias de julho. O último encontro deste tipo foi em dezembro de 2012 com motivo da apresentação do novo Regulamento da Prefeitura.
Por sua parte, o Secretário do dicastério, Dom Lucio Ángelo Vallejo Balda, e o Contador geral, Stefano Fralleoni, também intervieram para explicar o desenvolvimento histórico da redação dos balanços consolidados por parte da Prefeitura, e a importância de uma adequada redação dos balanços preventivos para o governo da administração econômica.
Na reunião participou todo o pessoal da Prefeitura e os revisores internacionais, "cuja presença e participação foi muito apreciada por todos os presentes", conclui o Pe. Lombardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário