quarta-feira, 3 de abril de 2013

As mulheres têm um papel essencial na Igreja, sublinha o Papa Francisco


VATICANO, 03 Abr. 13 / 02:06 pm (ACI/EWTN Noticias).- Na audiência geral de hoje realizada na Praça de São Pedro, o Papa Francisco ressaltou que as mulheres têm um papel essencial e especial na Igreja, no caminho da fé e no abrir as portas ao Senhor.
Meditando sobre a ressurreição de Cristo, o Papa recordou que foram as mulheres as primeiras em ver o sepulcro vazio: "As mulheres são movidas por amor e estão prontas para aceitar este anúncio com fé: acreditam, e imediatamente o transmitem, não o guardam para si mesmas, transmitem-no".
"Nas profissões de fé do Novo Testamento, como testemunhas da Ressurreição são recordados somente homens, os Apóstolos, mas não as mulheres. Isto porque, segundo a Lei judaica daquele tempo, as mulheres e as crianças não podiam dar testemunho confiável, credível. Nos Evangelhos, em vez disso, as mulheres têm um papel primário, fundamental".
O Papa disse logo que "Aqui podemos colher um elemento a favor da historicidade da Ressurreição: se fosse um fato inventado, no contexto daquele tempo não estaria ligado ao testemunho das mulheres. Os evangelistas, em vez disso, narram simplesmente isso que aconteceu: são as mulheres as primeiras testemunhas".
Isso, prossegue o Santo Padre, "mostra que Deus não escolhe segundo os critérios humanos: as primeiras testemunhas do nascimento de Jesus são os pastores, gente simples e humilde; as primeiras testemunhas da Ressurreição são as mulheres".
E isto é belo, é um pouco a missão das mulheres: das mães, das mulheres! Dar testemunho aos filhos, aos sobrinhos, que Jesus está vivo, está vivo, ressuscitou. Mães e mulheres, sigam adiante com este testemunho!".
O Pontífice ressaltou também que "para Deus conta o coração, o quanto estamos abertos a Ele, se somos como as crianças que confiam. Mas isto nos faz refletir também sobre como as mulheres, na Igreja e no caminho de fé, tiveram e têm também hoje um papel particular no abrir as portas ao Senhor, no segui-Lo e no comunicar a sua Face, porque o olhar de fé tem sempre necessidade do olhar simples e profundo do amor".
"Os apóstolos e os discípulos encontraram dificuldades para acreditar. As mulheres não ", adicionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário