terça-feira, 1 de maio de 2012

A CONSCIÊNCIA EXISTENCIAL E PERSONALIDADE


A CONSCIÊNCIA EXISTENCIAL
E PERSONALIDADE


É a manifestação da auto-consciência da identidade psicossocial da personalidade, consciência da capacidade de pensar e gerir essa capacidade e conhecimento do mundo mental próprio. 

É gerada pela produção de cadeias de pensamentos de diferentes naturezas, por sua vez produzidas pela auto-consciência e pelos vários processos de leitura da memória que indicam que a construção da inteligência é multifocal. Ela produz-se ao longo do processo de formação da personalidade.

Pode assumir três posturas: ser uma instância passiva; ser uma instância psicodinâmica coadjuvante; ou ser uma instância psicodinâmica central, com grande controlo qualitativo e quantitativo das ideias, das emoções e das motivações.

Segundo Augusto Cury, a Consciência Existencial é virtual possuindo um anti-espaço com a realidade essencial contida no mundo extrapsíquico. 

A solidão da Consciência do Eu é inconsciente. O exercício do pensar, de criar e de estabelecer elos com os outros é uma tentativa inconsciente de superar essa solidão. Só quando essa superação falha é que surge a solidão existencial, que é percebida conscientemente. 

A Consciência Existencial é absolutamente necessária para, a partir dela, conhecermos os outros e o mundo.

Instituto da Inteligência

Nenhum comentário:

Postar um comentário