segunda-feira, 5 de novembro de 2012

São Alexandre de Sauli, Bispo - 6 de novembro

São Alexandre cujo nome significa "que protege com força", nasceu em Milão em 1535. Aos 17 anos entrou como religioso na comunidade dos Padres Barnabitas, e logo depois de ordenar-se como sacerdote, começou a pregar com eloqüência e tão formidável doutrina que São Carlos Borromeo, Arcebispo de Milão o convidou a pregar a quaresma em sua catedral. Foi renomado superior geral de sua comunidade, e São Carlos Borromeo o designou como seu confessor. Sua fama chegou ao Santo Padre Pio V, o qual o nomeou como Bispo da ilha de Córsega, sendo consagrado pelo Arcebispo São Carlos.
São Alexandre encontrou Córsega no mais lastimoso estado moral. Os sacerdotes eram pouco instruídos e o povo tinha muitas superstições; os campos estavam infectados por bandoleiros e entre as famílias havia terríveis vinganças. Propôs-se evangelizar o lugar e o conseguiu. Visitou uma por uma todas as paróquias exigindo que fosse ensinado o catecismo e se desse bom exemplo. Pregava em todos lugares com grande entusiasmo e muito fruto. O santo trabalhou em Córsega durante vinte anos e conseguiu a reforma. 
Deus, nosso Pai, concedeu a São Alexandre a graça de fazer milagres, e foram muitos os milagres que este santo obrou naquela ilha.
São Alexandre morreu em 1592 e também depois de sua morte seguiu fazendo milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário