quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia Nacional de Ação de Graças - 22 de novembro

No ano de 1909, Joaquim
Nabuco, embaixador do Brasil
nos EUA assistiu ao dia de ação
 de graças e, impressionado,
declarou: "quisera que toda a
 humanidade se unisse neste
mesmo dia, para um Universal
agradecimento a Deus". Mas foi
o presidente Eurico Gaspar
 Dutra que instituiu o Dia Nacional
de Ação de Graças, em
17/08/49. O presidente Castelo
Branco regulamenta no ano de
1965, quando se oficializa a
 quarta quinta-feira do mês de
novembro para a comemoração
em todo território Nacional".
Neste dia de Ação de Graças recordamos as 102 pessoas que viajaram no navio Mayflowers, no ano de 1620, deixando a Inglaterra devido a perseguições religiosas. 

Esse grupo sofreu ante as intempéries do tempo, falta de experiência no cultivo da terra e tendo ainda que construir suas casas antes que o inverno chegasse.
Receberam ajuda dos índios americanos, que os ensinaram a cultivar a terra, a plantar e a caçar. No ano seguinte, quando chegou a época de colher os frutos, ficaram maravilhados com a fartura. 
Após a colheita se reuniram para comer e agradecer a Deus por aquela bênção e pela terra que haviam escolhido para sua pátria. 
No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos EUA assistiu ao dia de ação de graças e, impressionado, declarou: "quisera que toda a humanidade se unisse neste mesmo dia, para um Universal agradecimento a Deus". Mas foi o presidente Eurico Gaspar Dutra que instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, em 17/08/49. O presidente Castelo Branco regulamenta no ano de 1965, quando se oficializa a quarta quinta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo território Nacional". 
O número de pessoas que sofrem de fome no mundo se reduziu nos últimos anos a 868 milhões, segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Esse número representa 12,5% da população mundial ou uma em cada oito pessoas, destaca o informe. 
O problema está na partilha. Temos riqueza e alimento em quantidade maior do que o necessário para que todos possam comer e viver dignamente. Mas, como dizia Jesus: "Dai-lhes vós mesmos de comer" 
A maioria das pessoas celebra o dia de Ação de Graças com banquetes. Muitas comunidades e igrejas são decoram o ambinete com frutas, flores e plantas. Pergunto: e o que estamos fazendo para celebrar esse dia com o nosso próximo que não tem casa, família, alimento? 
É bom que tenhamos um dia Nacional de Ação de Graças e que ele possa ser um momento de gratidão por todas as pessoas e toda a criação, pelos dons da natureza e principalmente pela ação do partilhar o que temos com os irmãos. 
Agradeçamos a Deus pela saúde, pela família, pelos amigos, pelo trabalho, pelos estudos... 

Reconheçamos a bondade e a Providência de Deus e com hinos, cantos, orações e gestos concretos de solidariedade para transformar a sociedade na qual vivemos. 
"Por tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus ". 1Ts 5,18.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/dataCom.aspx?Dia=22&Mes=11

Nenhum comentário:

Postar um comentário