quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cristo, Rei do Universo


 Amada comunidade, querido Povo de Deus.

Estamos nos aproximando do final do ano de 2011 e, no último domingo do Ano Litúrgico dia 20 de novembro, a nossa Igreja comemora a Festa de Cristo Rei, instituída pelo Papa Pio XI, em 1925, através da Carta Encíclica Quas Primas. Para nosso conhecimento, extraí o seguinte trecho, que fundamenta a motivação da Festa de Cristo Rei: “Portanto, já que este ano jubilar, em mais de uma ocasião, contribuiu para pôr em realce a realeza de Cristo, julgamos cumprir um dos atos mais próprios do Nosso ofício apostólico, acedendo às súplicas, assim individuais como coletivas, de numerosos Cardeais, Bispos ou fiéis, e encerrar este ano com introduzir na liturgia da Igreja uma festa especial em honra de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei. Este argumento temo-lo tanto a peito, Veneráveis Irmãos, que desejamos entreter-nos dele convosco alguns instantes. Empenho vosso será, depois, tornar, acessível à inteligência e aos sentimentos populares quanto dissermos sobre o culto de “Cristo-Rei”, de modo que a nova festa anual produza agora e no porvir múltiplos frutos.” “…. Assim, dizemos que ‘reina sobre as inteligências humanas’, por causa da penetração do seu espírito e da extensão de sua ciência, mas sobretudo porque é a própria Verdade em pessoa, de quem, portanto, é força que recebam rendidamente os homens toda verdade. Dizemos que ‘reina sobre as vontades humanas’, porque n’Ele se alia a indefectível santidade do divino querer com a mais reta, a mais submissa das vontades humanas; e também porque suas inspirações entusiasmam nossa vontade livre pelas causas mais nobres. Dizemos, enfim, que é “Rei dos corações”, por causa daquela inefável “caridade que excede a toda humana compreensão” (Ef 3, 19); e porque sua doçura e sua bondade atraem os corações: pois nunca houve, no gênero humano, e nunca haverá quem tanto amor tenha ateado como Cristo Jesus.  Junto com a festa de Cristo Rei, celebra-se também o Dia do Leigo e da Leiga.  Vocação especial, muitas vezes esquecida (tendemos a acreditar que vocacionados são somente os sacerdotes e freiras). Ser leigo ou leiga no mundo de hoje é um permanente desafio.  Desafio de vida e testemunho: como ser do mundo sem ser do mundo, como nos conclama São Paulo.  Leigos e leigas ocupam importantes ministérios na vida da Igreja e assumem sua vocação particular de constituir família e aceitar com generosidade a vocação matrimonial que Deus lhes dá.  Assumem a vocação de atuar profissionalmente, com ética, dedicação e diferencial positivo no sentido de ser uma pessoa diferente no meio de tantas.  Assumem vocação missionária, dedicando-se muitas vezes solidariamente ao outro mais necessitado.  Enfim, leigos e leigas assumem o grande desafio de serem pedras vivas da Igreja, trabalhadores do reino que Cristo Rei vem implementar. Tenha uma boa leitura e que o Espírito Santo de Deus vos inspire uma boa reflexão e uma renovação do seu espírito, para que possamos continuar a ser “um só coração e uma só alma”.
Diácono Bá
Bibliografia

Carta Encíclica Quas Primas: Papa Pio XI


Obs.: Este ano a festa de CRISTO, REI DO UNIVERSO 
SERÁ NO DIA: 25/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário