sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Catequese do Papa sobre a fé da Igreja

No contexto do Ano da Fé, o Papa Bento XVI fez uma importante catequese sobre a fé, mostrando que ela não pode ser algo subjetivo e apenas pessoal, mas eclesial
Entre outras coisas disse o Papa: “Não posso construir a minha fé pessoal em um diálogo privado com Jesus, porque a fé é doada a mim por Deus através de uma comunidade crente que é a Igreja e me insere assim na multidão dos crentes em uma comunhão que não é só social, mas enraizada no amor eterno de Deus, que em Si mesmo é comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é Amor trinitário.
A nossa fé é verdadeiramente pessoal, somente se é também comunitária: pode ser a minha fé somente se vive e se move “nós” da Igreja, só se é a nossa fé, a fé comum da única Igreja.
O Catecismo da Igreja Católica resume claramente assim: “‘Crer’ é um ato eclesial. A fé da Igreja antecede, gera apoia e nutre a nossa fé. A Igreja é Mãe de todos os crentes. ‘Ninguém pode dizer ter Deus como Pai se não tem a Igreja como Mãe’ [São Cipriano]” (n. 181). Também a fé nasce na Igreja, conduz a essa e vive nessa. É importante recordar isso.
A Igreja, portanto, desde o início é o lugar da fé, o lugar da transmissão da fé, o lugar onde, pelo Batismo, se é imerso no Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Cristo, que nos liberta da escravidão do pecado, nos doa a liberdade de filhos e nos introduz da comunhão com o Deus Trinitário.
O Concílio Ecumênico Vaticano II o recorda: “Deus quis salvar e santificar os homens não individualmente e sem qualquer ligação entre eles, mas quis constituir deles um povo, que o reconhecesse na verdade e fielmente O servisse” (Lúmen gentium, 9). A fé é virtude teologal, doada por Deus, mas transmitida pela Igreja ao longo da história. Há uma cadeia ininterrupta de vida da Igreja, de anúncio da Palavra de Deus, de celebração dos sacramentos, que vem a nós e que chamamos de Tradição. Isso nos dá a garantia de que aquilo em que acreditamos é a mensagem original de Cristo, pregada pelos apóstolos.
Finalmente, gostaria de salientar que é na comunidade eclesial que a fé pessoal cresce e amadurece. Um cristão que se deixa guiar e plasmar pouco a pouco pela fé da Igreja, apesar de suas fraquezas, suas limitações e suas dificuldades, torna-se como uma janela aberta à luz do Deus vivo que recebe essa luz e a transmite ao mundo.
A tendência, hoje generalizada, de relegar a fé ao âmbito privado, portanto, contradiz a sua própria natureza. Nós precisamos da Igreja para confirmar a nossa fé e experimentar os dons de Deus: a Sua Palavra, os sacramentos, o apoio da graça e o testemunho do amor.”
Infelizmente muitos católicos, mal orientados, querem viver uma fé individualista, sem a Igreja; acabam em crise de fé e se empobrecendo espiritualmente. Nós podemos ter crises de fé, mas a Igreja, em seus dois mil anos nunca teve essa crise.
Prof. Felipe Aquino
FONTE: http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2012/11/14/catequese-do-papa-sobre-a-fe-da-igreja/

Nenhum comentário:

Postar um comentário