quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Vaticano: redescobrir o Concílio através dos arquivos


 03/10/2012



Tem início nesta quarta-feira, 03, o Congresso Internacional de Estudos sobre o Concílio Vaticano II à luz dos arquivos dos padres conciliares, uma comemoração pelos 50 anos de abertura do Concílio. Na manhã de terça-feira, 2, na Sala de Imprensa da Santa Sé, foi realizada a apresentação do evento.

O Presidente do Pontifício Comitê de Ciências Históricas, Padre Bernard Ardura, e o Professor Philippe Chenaux, diretor do Centro de Estudos e Investigações “Concílio Vaticano II” da Pontifícia Universidade Lateranense e membro do Comitê, ilustraram o congresso aos jornalistas.

Padre Bernard adiantou que a finalidade da iniciativa é promover uma investigação original e cientificamente válida, que favoreça o estudo e a compreensão profunda deste acontecimento que marcou profundamente a vida da Igreja no último meio século. “O Congresso vai permitir a realização do primeiro Repertório dos arquivos dos Padres conciliares, que será publicado ‘online’ e terá acesso gratuito, no site do Pontifício Comitê” - revelou.

Em seguida, Professor Chenaux explicou que os historiadores que idealizaram o projeto “pensaram” o Concílio e a partir daí, surgiram dois critérios de interpretação: o Concílio como “evento” e o Concílio como “ruptura”. Segundo o professor, a aposta fundamental dos historiadores é reconciliar estas duas leituras conflitantes do Vaticano II e suas decisões.

Em colaboração com a Universidade Lateranense, o evento se encerra em 5 de outubro e já está previsto novo congresso, para fazer um balanço, em 2015, por ocasião dos 50 anos da conclusão do Concílio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário