sábado, 8 de setembro de 2012

Natividade de Nossa Senhora - 8 de Setembro


Natividade de Nossa SenhoraHoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo.

Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.


De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.

Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.

Nossa Senhora, rogai por nós!




Natividade de Nossa Senhora 

Hoje celebramos a festa em honra a natividade da Mãe de Deus, cujo verdadeiro significado e o fim deste evento é a encarnação do Verbo. Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe. O significado real desta festa é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria e nosso Salvador. Por isso a festa de hoje foi celebrada com louvores magníficos por muitos santos Padres, que tiraram suas conclusões da Bíblia e de sua sensibilidade e ardor poético. Temos algumas expressões do sermão sobre a natividade de Maria e São Pedro Damião, vejamos:

"Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa bela, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo, Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado? Naquele dia a glória de Deus desceu sobre o templo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu. O Senhor que faz brilhar o sol nos céus, para a sua morada entre nós escolheu a obscuridade (1Rs 8,10-12), disse Salomão na sua oração a Deus. Este mesmo templo estará repleto pelo próprio Deus, que vem para ser a luz dos povos."

"Às trevas do paganismo e à falta de fé dos judeus, representadas pelo templo de Salomão, sucede o dia luminoso no templo de Maria. É justo, portanto, cantar este dia e Aquela que nele nasceu. Mas como poderíamos celebrá-la dignamente? Podemos narrar as façanhas heróicas de um mártir ou as virtudes de um santo, porque são humanas.

Natividade da Santíssima Virgem Maria


A celebração da festa da Natividade da Santíssima Virgem Maria, é conhecida no Oriente desde o  século VI. Foi fixada em 8 de setembro, dia com o que se abre o ano litúrgico bizantino, e que se fecha com a Dormição, em agosto. No Ocidente foi introduzida  no século VII e era celebrada com uma procissão-ladainha, que terminava na Basílica de Santa Maria a Maior.
O Evangelho não nos dá dados do nascimento da Maria, mas há várias tradições. Algumas, considerando  Maria descendente de Davi, assinalam seu nascimento em Presépio. Outra corrente grega e armênia, assinala Nazaré como berço de Maria.
Entretanto, já no século V existia em Jerusalém o santuário Mariano situado junto aos restos da piscina Probática, ou seja, das ovelhas. debaixo da formosa igreja românica, levantada pelos cruzados, que ainda existe -a Basílica de Santa Ana- acham-se os restos de uma basílica bizantina e umas criptas escavadas na rocha que parecem ter formado parte de uma moradia que se considerou como a casa natal da Virgem.
Esta tradição, fundada em apócrifos muito antigos como o chamado Proto evangelho de São Tiago (século II), vincula-se com a convicção expressa por muitos autores a respeito de que Joaquim, o pai de Maria, fora proprietário de rebanhos de ovelhas. Estes animais eram lavados em dita piscina antes de serem oferecidos no templo.
A festa tem a alegria de um anúncio pré-messiânico. É famosa a homilia que pronunciou São João Damasceno (675-749) um 8 de setembro na Basílica da Santa Ana, da qual extraímos alguns parágrafos:
"Eia!, povos todos, homens de qualquer raça e lugar, de qualquer época e condição, celebremos com alegria a festa natalícia do gozo de todo o Universo. Temos razões muito válidas para honrar o nascimento da Mãe de Deus, por meio da qual todo o gênero humano foi restaurado e a tristeza da primeira mãe, Eva, transformou-se em gozo. Esta escutou a sentença divina: parirá com dor. Maria, pelo contrário, lhe disse: alegra-te, cheia de graça!
Ó feliz casal, Joaquim e Ana, a vós está obrigada toda a criação! Por meio de vós, com efeito, a criação ofereceu ao Criador o melhor de todos os dons, ou seja, aquela augusta Mãe, quão única foi digna do Criador. Ó felizes vísceras de Joaquim, das quais proveio uma descendência absolutamente sem mancha! Ó seio glorioso de Ana, no qual pouco a pouco foi crescendo e desenvolvendo uma menina completamente pura, e, depois que esteve formada, foi dada à luz! Hoje empreende sua rota a que é porta divina da virgindade. Dela e por meio dela, Deus, que está acima de tudo que existe, faz-se presente no mundo corporalmente. Servindo-se Dela, Deus descendeu sem experimentar nenhuma mutação, ou melhor dizendo, por sua benévola condescendência apareceu na Terra e conviveu com os homens".
Se pensarmos por quantas coisas podemos hoje nos alegrar, quantas coisas podemos festejar e por quantas coisas podemos elogiar a Deus; todos os sinais, por muitos e formosos que sejam, parecerão-nos tão somente um pálido reflexo das maravilhas que o Espírito de Deus fez na Virgem María, e as que faz em nós, as que pode seguir fazendo... se o deixarmos.

Natividade de Nossa Senhora

Comemoração  litúrgica08 de setembro 

Também nesta data: Beato Frederico Ozanan, São Tomás de Vilanova, Santo Adriano, São Nestor.   

                                                Se o nascimento do grande Batista foi motivo de alegria para muitos, a natividade da Mãe de Deus enche de alegria o mundo inteiro. Alegraram-se os santos pais de Maria Santíssima que, com o nascimento da filha,  muito mais receberam do que podiam esperar.  Alegraram-se os patriarcas do Antigo Testamento, que na mesma recém-nascida reconheceram a futura Mãe do Salvador.  Alegraram-se todos os homens, porque o nascimento de Maria veio anunciar-lhes a aurora do grande dia, pelos quais aspiravam os povos do universo.  Alegraram-se os próprios Anjos, porque no dia de hoje pela primeira vez lhes foi dada a ocasião de saudar a mãe d'Aquele, cuja missão sobre a terra seria preencher os lugares do céu, que os Anjos rebeldes perderam. Tem, pois, a Igreja, razão em dizer: "Tua natividade, ó Santíssima Virgem, anunciou ao mundo inteiro grande alegria". Quem poderá descrever a alegria que São Joaquim e Santa Ana experimentaram no dia do nascimento da filha?  Que consolo não era para aqueles ditosos pais poderem saudar  na filhinha o fruto abençoado do seu estado, a herdeira do nome da nobre família, da religião, das altas prerrogativas dos antepassados, a arca viva dos privilégios mais preclaros da ordem natural e sobrenatural!  Que esperanças as mais suaves não lhes revela o doce olhar da menina, reflexo de virtude, de graça, de Grandeza!  Poder-lhe-ia ser reservada honra maior do que esta, de serem os progenitores da Mãe do Altíssimo, os avós de Jesus Cristo, Salvador do mundo? Foram-lhes cumpridos os santos desejos, realizados os ardentes anelos, ouvidas as orações. 
                                               O muito que alguns pais sofrem pelos filhos, não é em grande parte um castigo justo dos seus próprios pecados?  Quais foram as intenções, as disposições com que encontraram  no estado do matrimônio? De que modo nele vivem? São os filhos fruto de orações?  Em vez de os consagrarem a Deus, que lhos deu, oferecem-nos ao ídolo do mundo, propinando-lhes com o leite materno o amor às vaidades. 
                                               Mas também vós, filhos rebeldes, desrespeitosos e maus, que com vossos desregramentos amargurais a existência de vossos pais, julgais escapar à ira de Deus, à maldição divina nesta vida e à perdição na outra?  Abençoados filhos que, à semelhança de Maria, se esmeram em ser a alegria e o consolo daqueles a quem devem a vida!
                                               O nascimento de Maria Santíssima, encheu de alegria a alma dos Patriarcas que durante séculos ansiavam pela vinda do Salvador.  "Abre-te, ó terra - assim exclamavam - e dá-nos um Salvador!  Fazei, ó ceus, descer sobre nós aquele orvalho salutar! Nuvens do céu, fazei chover sobre nós o Justo, que quebre as cadeias da nossa escravidão, restabelecendo-nos na liberdade dos filhos de Deus!"   Com estes gemidos e ardentes votos, passaram-se séculos, sem que o céu se apiedasse da humanidade. Que júbilo não se apoderou  dessas benditas almas, ao receberem a notícia do nascimento daquela Virgem que lhes havIa de dar o Salvador do mundo!  Que contentamento não tiveram ao verem surgir a bela aurora, preconizadora do Sol da justiça, daquele Sol, que traria luz àqueles que estão nas trevas a morte!
                                               Por grande que tenha sido a alegria de todos os Patriarcas o dia do nascimento da Santíssima Virgem não é menos motivo de júbilo para nós que, filhos que somos dum pai pecador,  filhos da ira divina, nascemos.  Como filhos da ira de Deus,  merecíamos ser vítimas da etern vingança.  Poderia haver uma sorte mais triste que a nossa, sem esperança alguma de sermos chamados a uma existência mais venturosa?  Temos desamor aos nossos deveres;  forte é a nossa inclinação para o mal;  pouco nos agrada a virtude. Dessa anomalia precedem todas as desordens na nossa vida. 
                                               O dia de hoje é um raio de luz que, vindo do céu,  traz alegria e consolo à nossa triste vida.  Agora sabemos que já existe a Mãe do Salvador, daquele que de nós tirará o peso do pecado; daquele que romperá o vínculo da escravidão, santificando-nos, atraindo-nos para si e para o Eterno Pai.   Já nasceu a flor de Jessé, que produzir´o fruto precioso da Salvação. Nasceu a Mãe de Jesus Cristo, a nossa Mãe.  Mãe será de todos os homens que do sangue, esperam a reabilitação na graça dos merecimentos do divino Filho de Deus. Por uma mulher veio a morte. De uma Mulher nos virá a vida. 
                                               Justa, justíssima, pois, é a alegria dos espíritos bem-aventurados, que em Maria saúdam sua Soberana. Pelo nascimento da Mãe do Salvador,  revive a esperança de um dia verem preenchidos os lugares, que a rebeldia dos maus Anjos deixou vagos. Jubila a terra, jubila o céu. Abre também teu coração à alegria, saudando a Mãe de teu Salvador.  "VIVA MARIA!"      

REFLEXÕES
Não se enganam quem de Nossa Senhora espera que no seu aniversário natalício, mais do que em outra época, queira dar testemunho de generosidade, de amor maternal. Não deixes, pois,  passar este dia glorioso, sem pedir que a tua Mãe alcance as graças de que mais necessidade tens, para a tua salvação. 
À vossa proteção nos acolhemos, Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. "SALVE MARIA".  

Natividade de Nossa Senhora (Nascimento)

Local vidaNazaré
EspiritualidadeEste nascimento é saudado como a aurora da salvação. "Sua natividade, ó Maria, canta a liturgia, anunciou ao mundo inteiro uma grande alegria". Alegramo-nos, portanto, junto aos patriarcas do Antigo Testamento pelo nascimento de nossa Rainha e Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os patriarcas e os justos do Antigo Testamento aguardavam há muitos séculos serem admitidos na glória celeste pela aplicação na fé dos méritos de Cristo, aquele bendito fruto nascido do ventre da Virgem Maria. Alegramo-nos todos, porque o nascimento de Maria nos veio anunciar a aurora da libertação, pela qual aspiravam todos os povos do universo. Alegramo-nos com os Anjos, porque, neste dia, pela primeira vez, lhes foi dada a ocasião de saudar a sua futura rainha. Cantemos cheios de júbilos junto aos patriarcas e profetas pela vinda do futuro Messias, o adorado Salvador da humanidade: Fonte: O Santo do Dia - Editora: Vozes
Fonte informaçãoOs santos de cada dia
OraçãoDona e Senhora da Terra, do céu Rainha sem par, Virgem Mãe que um Deus encerra, suave Estrela do mar! Tua beleza fulgura, cingida embora de véus, pois nos trouxestes, tão pura, o próprio Filho de Deus. Hoje é o teu dia: nasceste; vieste sem mancha à luz; como teu natal tu nos deste o do teu Filho Jesus. Em ti celeste e terrena o nosso olhar se compraz, Rainha santa e serena, que a todos trazes a paz. Louvao o Deus trino seja, suba ao céu nosso louvor, pois quis tornar Mãe a Igreja a própria Mãe o Senhor
PadroeiroDo Brasil
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Adriana, Timóteo, Fausto, Neotério, Eusébio, Néstabo, Zenão, Teófilo, Aman (Márts); Sérgio I (papa); Hugo (bispo); Adela (Viuva).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário