terça-feira, 14 de agosto de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/08/2012

14 de Agosto de 2012 


Mateus 18,1-5.10.12-14

Comentário do Evangelho

Convívio comunitário e social

Mateus, no capítulo dezoito de seu evangelho, apresenta um conjunto de textos que orientam os discípulos para assumirem disposições e práticas de bom convívio comunitário e eclesial. O conjunto é introduzido pelo debate dos discípulos sobre quem seria o maior. Removendo a ideologia de poder que os inspira, Jesus apresenta-lhes o modelo a ser seguido: uma criança. Marginalizada e frágil, com um mundo novo pela frente, cheia de alegria e esperança, a criança exprime a condição a ser assumida pelos discípulos. 
A parábola da ovelha perdida e reencontrada é a expressão da missão de Jesus, enviado do Pai, em acolher e restaurar o convívio comunitário e social daqueles excluídos e considerados marginais e pecadores pelo sistema religioso e social.


José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Jesus escandaliza seu povo valorizando crianças, naquele tempo consideradas desprezíveis – como mulheres, doentes, publicanos e muitos outros. Nossa sociedade continua rotulando, discriminando, desprezando gente. Seguir Jesus é ver em cada ser humano um irmão, pois todos somos filhos do mesmo Pai.

Reflexão

A nossa vida é constantemente condicionada pelos valores e costumes da sociedade e nós temos a tendência de querer levar os valores do mundo para a Igreja e até mesmo para o Reino de Deus. Entre esses valores do mundo que nos influenciam, podemos citar a hierarquização e a competitividade no dia a dia, que fazem com que haja sempre entre nós um clima de disputa e de busca de superioridade em relação às outras pessoas. É esse clima o principal responsável por muitos mal estares na vida da comunidade. São os valores evangélicos que devem transformar o mundo e não os valores do mundo que devem transformar a Igreja.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. “....”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
...........
2. Convívio comunitário e social
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, poupa-me de cair na tentação de querer fazer-me grande aos olhos do mundo, pois a verdadeira grandeza consiste em fazer-me amigo e servidor do meu próximo.

3. QUE NINGUÉM SE PERCA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A severidade e o desprezo dos líderes da comunidade em relação àqueles que davam os primeiros passos na vida de fé foram seriamente censurados por Jesus. Não era possível exigir deles uma maturidade própria de quem já havia feito uma longa caminhada. Os pequeninos deveriam ser tratados de maneira muito especial, com paciência e benignidade. Só assim sua fé haveria de se consolidar e se tornariam capazes de dar um testemunho autêntico de sua condição de discípulos.

O carinho dos líderes pelos pequeninos não se parecia, por nada, com o amor do Pai para com eles. A parábola da ovelhinha desgarrada serviu de motivo para a compreensão deste amor paterno. Vale a pena deixar noventa e nove ovelhas, que estão em segurança, para ir em busca de uma que se desviou. O desinteresse pela ovelha desgarrada não tem justificativa. O pastor está em relação pessoal com cada ovelha. Por isso, não pode contentar-se com a perda de nenhuma delas. Para ele, o rebanho não é questão de número. As ovelhas são consideradas na sua individualidade. E a perda de uma só delas é motivo de dor.

O mesmo se passa com o Pai. Ele não considera a comunidade de discípulos sob o aspecto numérico. Cada um deles, por menor que seja, é objeto de um carinho especial. Portanto, os líderes da comunidade não têm o direito de desprezá-los.

Oração
Senhor Jesus, que eu jamais perca de vista o desejo do Pai em relação aos pequeninos, de forma a me tornar um incansável defensor deles.

Quem é o mais importante no Reino dos Céus?

Postado por: homilia

agosto 14th, 2012


“Quem é o mais importante no Reino dos Céus?” Mateus não chega a dizer qual dos discípulos fez a pergunta, mas a verdade é que Jesus, de tanto falar bem do Reino dos Céus, fez com que todos os discípulos fizessem de tudo para entrar nele, e com o maior destaque possível!
Ante a pergunta do discípulo, Jesus divide o Seu discurso em três partes. Primeiro, Cristo desmonta a grandeza dos pensamentos dos Seus discípulos, pois o Reino não é para aqueles que se fazem grandes, mas sim para os pequeninos. Depois, Ele ameaça a quem fizer qualquer mal a um desses pequeninos. Por fim, fala como Deus se agrada de reaver um pequenino que estava perdido.
Isso leva os discípulos de uma posição superior a uma posição de igualdade com os pequenos. Em vez de valorizar o poder e a vaidade, eles são levados a se colocarem à disposição. Jesus faz tudo isso, porque percebe a grande vontade deles em participar do Reino dos Céus.
O Evangelho conclui que Deus se agrada mais com um pequenino resgatado do que com noventa e nove que não precisaram ser resgatados. Eis aí uma boa pista para quem quer agradar a Deus e garantir um bom lugar em Seu Reino: ir ao encontro do irmão, da irmã, do filho, da filha, do marido ou esposa – os quais, como ovelhas perdidas, andam longe do rebanho e até mesmo fora de si mesmo.
Eis, portanto, as lições práticas que podemos levar conosco para a nossa vida hoje e sempre:
1ª) Humildade e simplicidade, ingenuidade no pecado e pureza do coração, representados pela criança, a qual é símbolo dos órfãos, excluídos, pobres e marginalizados pela sociedade;
2ª) A acolhida que se deve dar a estes excluídos condenados a comer “o pão que o diabo amassou”, ou seja, a acolhida dos pequeninos;
3ª) Por último, não só acolher, mas – e sobretudo! – sair em busca daqueles que se perderam e resgatá-los.
Isso é deixar as noventa e nove ovelhas e ir ao encontro de uma única que se perdeu. Esta ovelha, um dia, foi você. Ovelha encontrada por Jesus e que, agora, Ele consagra para ser discípulo e missionário d’Ele com uma vocação específica.
Padre Bantu Mendonça

Leitura Orante


 

Preparo-me para a Leitura, rezando ao Espírito, com todos os internautas:.

Espírito Santo
que procede do Pai e do Filho,
tu estás em nós, falas em nós,
rezas em nós, ages em nós.
Te pedimos: ajuda-nos a fazer espaço às tuas palavras,
à tua oração, para que possamos conhecer
o mistério da vontade de Deus na história.
Acende em nós aquele mesmo fogo
que ardia no coração de Jesus,
quando ele falava do reino de Deus.
Somente tu, Espírito Santo, podes acendê-lo
e a ti, portanto, apresentamos a nossa fragilidade,
a nossa pobreza, o nosso coração apagado,
para que tu o reacendas com o calor da santidade da vida,
do amor fraterno e da potência do Reino.
Amém.

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Leio atentamente o texto:

Mt 18,1-5.10.12-14 - O mais importante

Naquele momento os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram:
- Quem é o mais importante no Reino do Céu?
Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim.
- Cuidado, não desprezem nenhum destes pequeninos! Eu afirmo a vocês que os anjos deles estão sempre na presença do meu Pai, que está no céu. [Porque o Filho do Homem veio salvar quem está perdido.]
- O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca.

Os que decidem por seguir Jesus Cristo encontram alguns problemas.
O primeiro é a competição. Está na pergunta feita a Jesus: "Quem é o mais importante no Reino do Céu?" E a resposta é dada por Jesus através de uma parábola viva: chama uma criança e a coloca na frente de todos. Diz que se não mudarem de vida e não ficarem como as crianças, nunca entrarão no Reino do céu. Naquele tempo, a criança não era considerada. Era símbolo dos pobres, fracos e humildes, pessoas sem pretensões.
O segundo problema é o julgamento, ou seja, pensar que algumas pessoas estão irremediavelmente perdidas. O pastor deixa as 99 ovelhas que não se perderam e vai procurar a ovelha que se perdeu. Jesus veio ao mundo para salvar o que pensamos estar perdido.

2. Meditação (Caminho)

Quero seguir Jesus Cristo e para isto jamais poderei deixar-me dominar pelo espírito de competição e pela tentação de julgar.

Os bispos, em Aparecida, na V Conferência, lembraram também o perigo da globalização. Disseram:
"Conduzida por uma tendência que privilegia o lucro e estimula a concorrência, a globalização segue uma dinâmica de concentração de poder e de riqueza em mãos de poucos. Concentração não só dos recursos físicos e monetários, mas sobretudo da informação e dos recursos humanos, o que produz a exclusão de todos aqueles não suficientemente capacitados e informados, aumentando as desigualdades que marcam tristemente nosso continente e que mantêm na pobreza uma multidão de pessoas. O que existe hoje é a pobreza de conhecimento das novas tecnologias e do uso e acesso a elas. Por isso, é necessário que os empresários assumam sua responsabilidade de criar mais fontes de trabalho e de investir na superação dessa nova pobreza."
(DAp 62).

3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo a Oração que nos faz todos irmãos,

/Pai Nosso ...

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Hoje, vou olhar as pessoas com olhar de fraternidade e não me permitirei sentimentos de competição ou juízos sobre as pessoas.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp



 Oração Final

Pai Santo, junto com a alegria de podermos nos proclamar Cristãos – seguidores de Jesus de Nazaré – dá-nos a consciência da fraternidade universal que deve nos unir a todas e a cada uma das criaturas que Tu, Pai Misericordioso, colocaste em nosso caminho. Pelo mesmo Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário