sábado, 28 de julho de 2012

Santo Inocêncio I - 28 de julho

Santo Inocêncio I
Papa
+ 417

Inocêncio I era italiano, nasceu em Albano, uma província romana do Lazio. Ele foi eleito no ano 401 e governou a Igreja por dezesseis anos, num período dos mais difíceis para o cristianismo. 

A sua primeira atividade pastoral foi uma intervenção direta no Oriente, exortando a população de Constantinopla a seguir as orientações do seu bispo, são João Crisóstomo, e assim viver em paz.
Mas um dos maiores traumas de seu pontificado foi a invasão e o saque de Roma, cometidos pelos bárbaros godos, liderados por Alarico. Roma estava cercada por eles desde o ano 408 e só não tinha sido invadida graças às intervenções do papa junto a Alarico. Pressionado pelo invasor, e tentando salvar a vida dos cidadãos romanos, Inocêncio viajou até a diocese de Ravena, onde se escondia o medroso imperador Honório. 
O papa tentava, há muito tempo, convencê-lo a negociar e conceder alguns poderes especiais a Alarico, para evitar o pior, que ele saqueasse a cidade e matasse a população. Não conseguiu e o saque teve início. 
Foram três dias de roubo, devastação e destruição. Os bárbaros respeitaram apenas as igrejas, por causa dos anos de contato e mediação com o papa Inocêncio I. Mesmo assim, a invasão foi tão terrível que seria comentada e lamentada depois, por santo Agostinho e são Jerônimo. 
Apesar de enfrentar inúmeras dificuldades, conseguiu manter a disciplina e tomou decisões litúrgicas que perduram até hoje. Elas se encontram na inúmera correspondência deixada pelo papa Inocêncio I. Aliás, com essas cartas se formou o primeiro núcleo das coleções canônicas, que faz parte do magistério ordinário dos pontífices, alvo de estudos ainda nos nossos dias. 
Também foi ele que estabeleceu a uniformidade que as várias Igrejas devem ter com a doutrina apostólica romana. Além disso, estratificou em forma e conteúdo a doutrina dos sacramentos da penitência, da unção dos enfermos, do batismo e do casamento. 
Durante o seu pontificado difundia-se a heresia pelagiana, condenada no ano 416 pelos concílios regionais de Melevi e de Cartago, convocados por iniciativa de santo Agostinho e com aprovação do papa Inocêncio I, que formalmente sentenciou Pelágio e seu discípulo Celestio. 
O papa Inocêncio I morreu no dia 28 de julho de 417, sendo sepultado no cemitério de Ponciano, na Via Portuense, em Roma.


Santo Inocêncio 

Santo Inocêncio nasceu em Albano Laziale, Roma. Foi Eleito pontífice em 401 e governou a Igreja por 16 anos, em período histórico muito difícil para os destinos do império romano do Ocidente e particularmente para Roma, que em 24 de agosto de 410 foi saqueada por Alarico, prolongando-se por três dias as devastações, mas apesar disso, a autoridade de Santo Inocêncio foi respeitada pelos bárbaros.
Santo Inocêncio manteve-se sempre cordial com todas as Igrejas, comunicando-se através de cartas, das quais trinta e seis fazem parte das coleções canônicas, ou cartas encíclicas, que fazem parte do magistério ordinário dos pontífices. Inocêncio I estabeleceu um ponto importante na disciplina eclesiástica, a uniformidade que as várias Igrejas devem ter com a doutrina e as tradições da Igreja de Roma. Zelou pela liturgia sacramental: batismo, reconciliação, unção dos enfermos, indissolubilidade do matrimônio, claramente defendida também nos casos de adultério. Surgiu também durante seu pontificado a heresia de Pelágio, contra a qual Agostinho opôs-se com veemência.
A São Jerônimo, que do seu retiro em Belém lhe escrevera para confiar-lhe algumas aflições suas, o Papa respondeu com carta paterna, mostrando que sabia não só reger o leme da barca de Pedro com mão firme, mas também possui coração aberto a compreensão e extremamente acolhedor.
Santo Inocêncio morreu a 28 de Julho do ano 417 em Roma, e foi sepultado no cemitério de Ponciano na via Portuense.



Santo Inocêncio I


Eleito pontífice em 401, santo Inocêncio I, de Albano Laziale, governou a Igreja por 16 anos, num período histórico muito difícil para os destinos do império romano do Ocidente e particularmente para Roma, que a 24 de agosto de 410 foi conquistada e saqueada pelos godos de Alarico. Desde 408 o bárbaro Alarico apertava o cerco de Roma. Muitos cidadãos, ainda não convertidos ao cristianismo, celebraram solenes sacrifícios às antigas divindades. O papa Inocêncio, graças ao prestígio que tinha entre os bárbaros, obteve uma trégua, aceitando a condição de ir até Ravena, onde estava o amedrontado imperador Honório para persuadí-lo a conceder especiais poderes a Alarico.

Santo Inocênio I, Papa

Comemoração Litúrgica: 28 de julho. 

Também nesta data:  São Vitor I, Papa,  Santos Nazário e Celso, Santos Sansão, Eustádio e Décio

 Santo Inocêncio I (Pontificado 401 a 417) 

Santo Inocêncio I nasceu na Albânia e era contemporâneo de Santo Agostinho e São Jerônimo. Fixou regras canônicas que tornaram-se referências e permaneceram inalteradas até os dias atuais. Seus escritos fazem parte das mais importantes coleções canônicas da Igreja,  tratando, dentre outras, questões sobre os ritos sacramentais. Também questões relativas às celebrações litúrgicas, especificamente a importância do domingo. Um trecho de Santo Inocêncio, relativo ao domingo, Sua Santidade o Papa João Paulo II, fez menção em sua Carta Apostólica "Dies Domini" : 
" Nós celebramos o domingo, devido à venerável ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, não só na Páscoa, mas inclusive em cada ciclo semanal ": assim escrevia o Papa Inocêncio I, no começo do século V, (15) testemunhando um costume já consolidado, que se tinha vindo a desenvolver logo desde os primeiros anos após a ressurreição do Senhor."
Santo Inocêncio entregou a alma a Deus no ano de 417.  
Reflexões:
Santo Inocêncio é  figura de grande importância pelo zêlo ardentíssimo com que tratou das coisas do Senhor durante o período em que governou a Igreja. Fixou e estabeleceu normas com tanto empenho que seus escritos representam uma sólida base canônica até os tempos atuais. Peçamos a intercessão de Santo Inocêncio para que, com muita humildade, possamos não só estudar e entender, mas principalmente colocar em prática os Mandamentos de Deus e da Igreja. 

Santo Inocêncio I


Local nascimentoAlbano Laziale
OrdemPapa e Confessor
Local vidaRoma
EspiritualidadeEleito Papa em 401 e teve um pontificado de 16 anos, operoso e bastante difícil, durante o qual Roma foi invadida e saqueada pelos bárbaros visigodos. Santo Inocêncio teve ainda lutas acesas contra as heresias do tempo e precisou defender São João Crisóstomo, que fora injustamente despojado do Patriarcado de Constantinopla. Suas intervenções doutrinárias, se referem à liturgia sacramental, a reconciliação unção dos enfermos, ao batismo, à indissolubilidade do matrimônio. Com humaníssima sensibilidade ele sabia confortar a todos nos sofrimentos. Um dos trechos da carta que escreveu a são Jerônimo, recomendava-lhe paternalmente como deveria proceder. Foi sepultado no cemitério de Ponciano na via Portuense.
Local morteRoma
Morte18 de Julho de 417
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoDai-nos, Senhor, sermos sempre firmes na Fé e na Esperança, e assim como o Papa Inocêncio, concedei-nos a graça da tranqüilidade de espírito, numa vida calma e produtiva. Por Cristo Senhor, amém. Santo Inocêncio, rogai por nós. Maria, Mãe de Igreja, rogai por nós.
DevoçãoAos santos sacramentos, sempre da forma mais tradicional possível.
PadroeiroDos injustiçados
Outros Santos do diaJosé Freinandemetz (rel.); Nazário e Celso (márts.); Acácio, Botvido (márt.); Carmeliano (bispo); Davi, Eustáquio (márts.); Furadrão, Gerano (bispo); Irene (ab.); Lúcido, Paulo, Peregrino, Radímio, Raimundo, Vítor (papa); Catarina Tomé.FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário