sábado, 30 de junho de 2012

Santo Aarão - 1 de Julho


Santo AarãoPertence aos santos do Antigo Testamento. O santo de hoje era irmão de sangue de Moisés.

Seu testemunho está nas Sagradas Escrituras no Pentateuco, no Salmo 98 e no livro do Eclesiástico.

“Exaltou também a Aarão, santo como ele, seu irmão, da tribo de Levi. Confirmou para ele uma aliança eterna, deu-lhe o sacerdócio do seu povo, encheu-o de felicidade e de glória. Moisés consagrou-lhe as mãos e o ungiu com o óleo santo. Foi-lhe, pois, concedido por aliança eterna, a ele e à sua descendência, enquanto durar o céu: servir ao Senhor e exercer o sacerdócio, e abençoar o povo em seu nome.” (Eclo 45,7-8.18-19)


Aarão é exemplo de fidelidade e de 'sim' a Deus.

Santo Aarão, rogai por nós!


Santo Aarão


Santo Aarão foi irmão carnal de Moisés, foi à glória para Aarão. Moisés o consagrou e ungiu com o óleo santo. Constituiu uma aliança perene com ele e com seus descendentes, enquanto durar o céu. A de presidir o culto e exercer o sacerdócio e abençoar o povo em nome do Senhor.
Homem frágil e pecador, como todos, Aarão é, todavia o modelo de colaboração com Deus para a realização de seu desígnio de amor. Seu perfil já foi magistralmente traçado pela Bíblia, que por outra parte é a única fonte para sua biografia. Além é claro do amplo e articulado desenvolvimento dos cinco primeiros livros da Sagrada Escritura (o Pentateuco) há dois trechos na carta aos hebreus e no livro do Eclesiástico. "Ninguém, pois, se atribua esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão (Hb 5,1-4)".
O livro do Eclesiástico enaltece a figura de Aarão inserindo-o nos primeiros lugares na galeria de Homens Ilustres, aos quais Jesus Ben Sirac dá importância singular. E o sacerdócio de Aarão e dos seus sucessores, até o contemporâneo Simeão, é dos mais qualificados.

São Aarão
NascimentoNo Séc. XIII A.C.
Local nascimentoEgito
OrdemAbade
Local vidaEgito
EspiritualidadeMoisés, que era gago e tinha dificuldade de se expressar em público. Então Deus colocou Aarão para ser o porta-voz de seu irmão (carnal) Moisés, três anos mais novo que ele. Aarão o primeiro Sumo Sacerdote dos hebreus. O livro do Eclesiástico, depois de falar de Moisés, refere-se a Aarão: "(Deus) exaltou seu irmão Aarão, semelhante a ele, da tribo de Levi. Fez com ele uma aliança eterna.Deu-lhe o sacerdócio do seu povo. E cumulou-o de felicidade e de glória" (45,7-8). O livro do Eclesiástico enaltece a figura de Aarão, colocando-o nos primeiros lugares da galeria dos homens ilustres. Deus fez ele uma aliança eterna. Após sua morte, sucedeu-o seu filho, Eliezer.
Local morteMonte Hor
MorteNo Séc. XIII A.C.
Fonte informaçãoSanto Nosso de Cada dia, rogai por nós
OraçãoSenhor, hoje de maneira especial, eu Vos peço pelas vocações e em particular pelos sacerdotes. Iluminai os Pastores para que Vosso rebanho caminhe sob Vossa Luz. Dai também aos leigos a Vossa Graça, para que junto com os Pastores possam ser colaboradores na implantação do Reino de Deus entre nós. Amém.
DevoçãoÀ Missão confiada por Deus
PadroeiroDos que sofrem de gagueira (Moisés)
Outros Santos do diaSão Anastácio, Basílio (abades); São Caio (papa); Casto e Secundino (márts.); Domiciano (abade0; Ester (rainha); Júlio e Aarão (márts.); Golveno (bispo de Lión); Hilário, Leonário, Arnaldo, Leôncio, Martinho (bispos).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário