sábado, 5 de maio de 2012

São Lúcio de Cirene - 6 de maio


São Lúcio de Cirene
Século I

Nos Atos dos Apóstolos, Lucas afirma que Lúcio atuava na comunidade cristã de Antioquia, juntamente com outros profetas e doutores, como Barnabé, Simeão, também chamado Níger, Manaém e Saulo (At 13,1). 
Ele era de Cirene, na Líbia, onde foi bispo, nos primeiros tempos do cristianismo. Esses cinco profetas, segundo o que dizem os registros de Jerusalém, representavam o governo da primitiva Igreja de Antioquia. 
Como vimos, só há a indicação do lugar da origem de Lúcio que não deve ser confundido com o mártir homônimo, procedente ele também de Cirene e martirizado sob o governo do imperador Diocleciano. Esse mártir, entretanto, não foi bispo e é venerado em outra data. 
No Martirológio Romano, existem pelo menos vinte e dois santos com esse nome. Hoje se comemora justamente aquele que é o mais antigo e de quem se têm menos informações.





São Lúcio de Cirene
Bispo de Cirene
Festa litúrgica6 de maio

Lúcio de Cirene


Lúcio de Cirene foi um dos fundadores da Igreja Cristã em Antioquia (na atual Síria), de acordo com o livro bíblico dos Atos dos Apóstolos, mencionado por nome como um membro da igreja na cidade após a morte do rei Herodes Agripa:

"E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo." [Atos 13:1].[1]
Lúcio é indicado como fundador numa inferência, contida numa passagem anterior:
"E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus." [Atos 11:19,20][2]
Acredita-se que tenha sido o primeiro bispo de Cirene,[3] colônia grega situada no Norte da África (na atual Líbia).
Um Lúcio também é mencionado na Epístola aos Romanos (16:21), porém não é possível determinar se se trata da mesma pessoa.

Referências


  1.  Atos dos Apóstolos - Bíblia Online.com.br
  2.  Atos dos Apóstolos - Bíblia Online.com.br
  3.  Walsh A New Dictionary of Saints p. 372


Nenhum comentário:

Postar um comentário