sábado, 5 de maio de 2012

Bem-aventurada Ana Rosa Gattorno - 6 de maio


Ana Rosa Gattorno
Bem-aventurada
1831-1900
Fundou o Instituto
das Filhas de Santa Ana


Rosa Maria Benta Gattorno nasceu em Gênova, Itália, no dia 14 de outubro de 1831. Pertencia a uma família de boas condições financeiras, de bom nome na sociedade e de profunda formação cristã. No pai Francisco e na mãe Adelaide, como os outros cinco filhos, encontrou os primeiros essenciais formadores de sua vida moral e cristã. 
Em 1852, aos vinte e um anos de idade, Rosa casou-se com Jerônimo Custo e transferiu-se para Marselha, França. Por motivos financeiros, a família viu-se obrigada a retornar a Gênova, com três filhos. A sua primeira filha, Carlota, afetada de repentina enfermidade, ficou surda-muda para sempre; e apesar da alegria dos outros dois filhos, ela foi novamente abalada com o falecimento do esposo, após seis anos de matrimônio, e, pouco tempo depois, com a morte do seu último filho. 
Esses acontecimentos marcaram a sua vida e levaram-na a uma mudança radical, a que ela chamara "a sua conversão", isto é, à entrega total ao Senhor. Orientada pelo seu confessor, emitiu de forma privada os votos perpétuos de castidade e obediência, precisamente na festa da Imaculada Conceição de 1858, e depois, como terciária franciscana, professou também o voto de pobreza. Viveu intimamente unida a Cristo, recebendo a comunhão todos os dias, privilégio que naquele tempo era pouco comum. Em 1862, recebeu o dom dos estigmas ocultos, percebidos mais intensamente nas sextas-feiras. 
Num clima de intensa oração, diante de Jesus Crucificado, recebeu a inspiração de fundar uma congregação religiosa: "Filhas de Santa Ana, Mãe de Maria Imaculada", em Piacenza. Depois de um profundo diálogo com o papa Pio IX, por ele recebeu a confirmação de sua missão de fundadora. Vestiu o hábito religioso em 1867, tomando o nome de Ana Rosa, e após três anos emitiu a profissão, com outras doze religiosas. 
Com essa fundação, realizou muitas obras de atendimento aos pobres e doentes, às pessoas sozinhas, anciãs e abandonadas; cuidou da assistência às crianças e às jovens, proporcionando-lhes uma instrução religiosa e adequada, a fim de as inserir no mundo do trabalho. Assim, foram abertas muitas escolas para a juventude pobre e a promoção humano-evangélica, segundo as necessidades mais urgentes da época. 
A menos de dez anos da fundação, a congregação recebeu a aprovação definitiva, em 1879. Porém o regulamento só foi aprovado em 1892. Muito estimada e considerada por todos, colaborou, em Piacenza, também com o bispo, monsenhor Scalabrini, hoje beato, sobretudo na obra fundada por ele, a favor dos surdos-mudos. 
Sofreu inúmeras provas, humilhações, dificuldades e tribulações de todo gênero, mas sempre confiou em Deus e, cada vez mais, atraía outras jovens para o seu apostolado. Assim, a congregação difundiu-se rapidamente na Itália, Bolívia, Brasil, Chile, Peru, Eritréia, França e Espanha. 
Ana Rosa Gattorno faleceu no dia 6 de maio de 1900, muito debilitada, dois dias depois de contrair uma forte influenza, na Casa mãe de Piacenza. A congregação, nesse período, já contava com trezentas e sessenta e oito Casas, nas quais desenvolviam as suas missões três mil e quinhentas religiosas. Ela foi beatificada pelo papa João Paulo II em 2000.




Ana Rosa Gattorno
Nascimento14 de Outubro de 1831
Génova
Morte6 de maio de 1900 (68 anos)
NacionalidadeItália italiana
Ocupaçãoreligiosa

Ana Rosa Gattorno

Ana Rosa Gattorno (Génova14 de Outubro de 1831 — 6 de Maio de 1900), foi uma religiosa italiana. Criou o Instituto das Filhas de Sant'Ana[1]. 

Biografia


Nascida em 14 de Outubro de 1831, em GénovaItália. Em 1852, com 21 anos, contraiu matrimónio com Jerónimo Custo, seu primo, e mudou-se para MarselhaFrança. Deste casamento nasceram três filhos.
Com a morte de seu marido, do seu último filho, a doença de sua filha, que se tornou surda-muda e a improsperidade dos negócios de seu marido, Rosa teve de voltar a Génova. Estes acontecimentos culminaram na conversão de Ana Rosa, que passou a dedicar-se aos cuidados dos necessitados, visitando asilos, hospitais e onde havia pessoas necessitadas do amor de Deus.
Tomou os votos perpétuos de castidade e obediência a 8 de Dezembro de 1858, e depois professou também o voto de pobreza. Em 1862 recebeu o dom dos estigmas ocultos.
Ana Rosa Gattorno fundou a congregação religiosa Família da Santa Mãe de Maria Imaculada, da qual se tornou freira a 26 de Julho de 1867, sendo que a 8 de Abril de 1870 emitiu a profissão, com outras doze religiosas.
Fundou, na cidade de Piacenza, o Instituto das Filhas de Sant'Ana, dedicando-se a servir os outros. Na audiência do ano de 1866, Pio IX, confortando-a, tinha dito à Rosa: " O teu Instituto se estenderá rapidamente como o vôo de pomba em todas as partes do mundo." E a profecia do Papa se realiza plenamente: pois rapidamente afluem a Piacenza numerosas jovens que querem seguir a Fundadora
Madre Rosa tinha o desejo de ser missionária e dar a conhecer a sua religião.
Morreu no dia 6 de Maio de 1900, na Casa Geral das Filhas de Sant'Ana em Roma, sendo aclamada Santa por todos que a conheceram.
Para comemorar os 90 anos da morte de Rosa, foi criado um Instituto de Sacerdote: os Filhos de Sant'Ana. Segundo alguns crentes, Rosa teve uma visão, em que profetizava a criação desta instituição.
Hoje, o Instituto das Filhas de Sant'Ana, conta com membros do mundo inteiro.

O Carisma de Madre Rosa


A vontade do Senhor porém não deixava de manifestar-se com sinais sempre mais evidentes, finalmente a prova maravilhosa da fecundidade do carisma da Família de Sant´Ana com o desabrochar dos "novos ramos" que constituem esta grande família: - Movimento da Esperança; - Instituto Secular; - Irmãs Contemplativas; - Filhos de Sant´Ana.
A 28 de junho de 1998, com a promulgação do Decreto sobre a heroicidade das virtudes, Sua Santidade João Paulo II declarava Venerável a Serva de Deus Ana Rosa Gattorno. A 28 de junho de 1999, na presença do próprio Santo Padre, declarava-se solenemente; "foi aprovado o milagre operado por Deus por intercessão da Venerável Serva de Deus, Ana Rosa Gattorno.
E finalmente a 9 de abril de 2000, coincidindo com a celebração do centenário do seu ingresso ao céu, a Venerável Ana Rosa Gattorno foi proclamada Beata e inscrita na glória dos santos numa explosão de júbilo que da Praça São Pedro se expandia em direção a todos os cinco continentes.

Ligações Externas


Referências

 ANA ROSA GATTORNO (em português). Página visitada em 7 de Abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário