segunda-feira, 7 de maio de 2012

Santo Acácio - 8 de maio

Santo Acácio
+304


Acácio era um centurião da Capadócia, atual Turquia, do exército romano da cidade de Trácia, que, após ser acusado pelo tribuno Firmo e pelo procônsul Bibiano de ser cristão e sofrer ásperas torturas e cruéis tormentos, foi decapitado em Bizâncio sob as ordens dos imperadores Diocleciano e Maximiano, no ano 304. 
O imperador Constantino, o Grande, construiu uma igreja-santuário em sua honra em Karía de Constantinopla, de cuja cidade santo Acácio se tornou o padroeiro. Isso há pelo menos treze séculos. Ele é, também, o padroeiro da diocese de Squillace, atualmente Catanzaro-Squillace, Itália. 
O corpo do mártir é guardado e venerado em uma monumental capela da catedral de Squillace, onde um braço foi trazido pelo bispo, em 1584, de Guadavalle, sua cidade natal, da qual também foi eleito padroeiro. Suas relíquias foram levadas também para Cuenca de Ávila, na Espanha, procedentes de Squillace. É venerado entre os santos auxiliadores em diversas cidades da Europa Setentrional. Sua festa é celebrada no dia 8 de maio pela Igreja ocidental.


http://www.catolicanet.com/?system=santododia&action=ver_santos&data=08/05



Santo Acácio






Santo Acácio
Agathius, também conhecido por AchatiusAcacius ou pela forma aportuguesada de Acácio (Santo Acácio), é um mártir e santo da Igreja Católica Romana, considerado como um dos 14 Santos Auxiliadores. Não deve ser confundido com Agathias, um historiador bizantino do século VI.
Agathius era um centurião romano natural da Capadócia e estacionado na Trácia, que durante a perseguição de Diocleciano foi martirizado em Constantinopla no ano de 303, segundo a tradição no dia 8 de Maio, dia em que o calendário litúrgico o recordava. Também era celebrado a 16 de Janeiro, data da trasladação solene das suas relíquias. Terá sido torturado, flagelado e decapitado por não renunciar à sua fé cristã.
Várias igrejas de Constantinopla eram-lhe dedicadas, incluindo uma mandada construir por Constantino o Grande. Considerado um dos Santos Auxiliadores, é invocado contra as dores de cabeça e para protecção dos soldados. É em geral representado como um soldado vestido com cota de malha e escudo tendo na mão um punhado de espinhos, símbolo do seu martírio.
As suas relíquias foram transferidas por volta do ano de 630 para a cerca do mosteiro de Vivarium, construído no século anterior porCassiodoro, em Squillace, uma cidade costeira da Calábria, onde foram colocadas numa fonte monumental para tal construída. As relíquias repousam hoje na catedral de Squillace, onde o santo é venerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário