domingo, 20 de maio de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 21/05/2012

21 de Maio de 2012 


João 16,29-33

Comentário do Evangelho

A solidão de Jesus é prenhe de amor.

Jesus dissera que era chegada a hora de falar claramente, sem figuras. Os discípulos, precipitadamente, afirmam tê-lo entendido. Jesus os modera, afirmando-lhes que se aproxima o momento em que será abandonado por eles. A fé dos discípulos, na realidade, ainda está frágil e vacilante. Eles deixarão Jesus sozinho no momento de sua prisão e sua Paixão. Mas esta solidão de Jesus é prenhe de amor. O Pai está sempre com Jesus, e é esta união com o Pai que gera o amor contagiante. 
Jesus está concluindo sua longa fala. Completa afirmando que tudo que ele disse foi para que os discípulos tenham a paz, em um mundo de aflições. No mundo se vive em conflitos, tensões, angústias, incertezas, pois este mundo ainda está sob o domínio do chefe poderoso, adorador e escravo do dinheiro. Seduzido pelo dinheiro, o chefe poderoso faz a guerra, mata e impõe a "paz americana" que garante a subserviência de todos aos interesses dos donos do mercado e do lucro. 
Jesus comunica coragem. A paz de Jesus está na vida fraterna e comunitária, na solidariedade, no serviço e na partilha, fazendo desabrochar e florescer a vida, vencendo o mundo.


José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Cada vez que os discípulos se imaginavam começando a compreender a Mensagem, o Mestre dava um passo além e revelava coisas surpreendentes. Assim é a nossa caminhada: o Reino do Céu não cabe em nossa compreensão limitada, mas nós o vamos descobrindo, encantados e sempre conscientes de que o Amor do Pai é infinitamente maior do que o possamos imaginar.

Reflexão
Muitas vezes proclamamos com orgulho a nossa fé e procuramos vivê-la da melhor forma possível através da prática da caridade e da participação na vida comunitária. Mas seria um grande engano acreditarmos que estamos prontos para vencer todos os desafios que poderão ser propostos para a nossa fé. Os discípulos acreditaram em Jesus, no entanto fraquejaram diante da cruz. Nós devemos ter consciência que Jesus venceu o mundo, mas nós não o vencemos, e nem poderemos vencê-lo. A vitória sobre o mundo é obra de Jesus, temos que acreditar nisso e participar da sua obra para que, com ele, também nós sejamos vencedores.

http://www.cnbb.org.br/liturgia/app/user/user/UserView.php?ano=2012&mes=5&dia=21


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Os discípulos descobrem o que é essencial na Vida de Fé"
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Um dos discípulos de Jesus nos ajudará na reflexão desse evangelho:
______ Parece que esse evangelho mostra o momento em que, finalmente "caiu a ficha" do grupo de vocês...
Discípulo ___ Sim, como vocês dizem nos dias de hoje, a gente não tinha compreendido os sucessivos e preciosos ensinamentos de Jesus, essa é a grande verdade.
____ E porque não compreendiam, se ele enquanto homem e mestre de vocês, era tão maravilhoso e ensinava com autoridade. Nós aqui do terceiro milênio ficamos estupefatos de vocês não entenderem...
Discípulo ___ É que estávamos  encantados com Jesus, com a sua pessoa, jeito de ser, suas palavras que penetravam em nosso coração, seus prodígios principalmente em favor dos pobres e excluídos... De repente ele começa a falar em ser entregue, morrer e ressuscitar, era complicado demais para nós...
____Mas ele dizia a vocês que iria ressuscitar, isso não era suficiente?
Discípulo____ Não, naquele tempo ressurreição para nós era algo misterioso, voltar para Deus, viver uma Vida nova, e além do mais, no pensamento judaico, tudo que Deus nos dá, é nessa Vida, depois que se morre vai para a Mansão dos Mortos, e tudo se acaba... O primeiro a falar de ressurreição desse modo novo é Jesus, nosso Mestre...
____Para não nos alongarmos, esse evangelho fala de um tempo novo na vida de vocês e da comunidade primitiva, não é mesmo?
Discípulo____ Sim, exatamente isso, até então o trauma da sua paixão e morte, o modo como tudo aconteceu, nos assustou e levou-nos a um profundo desânimo. Mas após a sua morte veio a ressurreição, sentimos e provamos que Ele continuava bem Vivo e caminhando conosco, foi a nossa Fé que nos levou a essa experiência, Jesus nunca esteve sozinho, quando nós o abandonamos, naquele momento crucial, o Pai estava com Ele...
___Isso significa o que exatamente...
Discípulo _____ Que a história é encíclica e as comunidades primitivas e todas as demais que se sucederam, chegando até vocês hoje no ano 2012, JAMAIS ESTÃO SOZINHOS. Aquele que caminha á nossa frente e que caminha hoje, é um Deus vencedor, por isso ele nos dizia "Coragem, eu venci o mundo!".
___Mas Discípulo, uma última perguntinha, para que fique bem claro: o fato de Jesus estar com a gente hoje, do mesmo modo que estava com vocês após a Ascensão, não significa que tudo vai dar certinho e que vamos tirar de letra a missão de ser cristão?
Discípulo _____Claro que não! Jesus sabe das lutas, dificuldades e desafios, que os cristãos enfrentaram e continuam enfrentando em todos os tempos da Igreja, e por isso diz essa afirmativa estimulante e decisiva, que nos impele a continuarmos "Coragem, eu venci o mundo...", as dificuldades, quedas e derrotas, desafios e barreiras, fazem parte da caminhada e mesmo que Mundo inteiro estivesse contrário ao Cristianismo...
____Já sei, pode o mundo inteiro estar contra nós, mas venceremos Ele está conosco e sabe como vencer o mundo, o mundo do Mal, que insiste em rejeitar o Reino que Jesus um dia plantou...
Discípulo ____AMÉM...

2. A solidão de Jesus é prenhe de amor.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA
Oração

Pai, fica comigo, assim como estiveste com Jesus, e sê meu protetor quando se levantarem contra mim as forças hostis a teu Reino. E que eu seja capaz de vencê-las!

3. CORAGEM DOS DISCÍPULOS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

O Evangelho de João, com as palavras de Jesus, nos assegura que, embora volte para o Pai, ele continua presente entre nós. O diálogo com Jesus tem uma dimensão dialética, com a afirmação dos contrários. Quando Jesus afirma que "vem a hora em que não mais vos falarei em figuras, mas vos falarei claramente do Pai", os discípulos, satisfeitos, dizem ver que ele conhece tudo, até as perguntas que lhe querem fazer, e declaram acreditar que ele saiu de junto de Deus. É uma afirmação um tanto quanto precipitada. Jesus a contesta logo, com a previsão do seu abandono pelos discípulos, que, neste momento, professam tanta crença nele. Jesus afirma sua unidade com o Pai e que tudo foi dito por ele para que os discípulos tenham paz. Em um mundo que provoca aflições, deverá prevalecer a coragem dos discípulos, pois Jesus venceu o mundo. No mundo sob controle dos poderosos donos do dinheiro e das armas, os povos vivem a angústia da exclusão, da insegurança e da violência sob variadas formas. Porém, neste contexto, é vivida a paz e a alegria entre aqueles que permanecem em Jesus, vitorioso do mundo pelo amor.
http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm#d2

Acolhamos o Espírito Santo em todas as situações


Postado por: homilia

maio 21st, 2012


O Mestre anuncia, com amargura, que os Seus amigos, agora crentes, hão de abandoná-Lo, porque não resistirão à prova da sorte humilhante a que serão submetidos. Mas o Senhor termina com palavras de esperança: “Tende confiança, eu já venci o mundo!”.
Os apóstolos estavam convencidos de que tinham compreendido Jesus e o que Ele lhes dissera. Mas, na verdade, não O tinham compreendido nem a Sua mensagem. A fé deles era ainda muito frágil, por isso precisavam mesmo do Espírito Santo.
É o próprio Jesus que lhes faz notar a ilusão em que tinham caído: “Agora credes? Eis que vem a hora – e já chegou – em que sereis dispersos cada um por seu lado, e me deixareis só”. A provação estava próxima e revelaria a fragilidade da fé dos discípulos. Quando a fé se apoia em seguranças humanas, não resiste à provação; mas quando a provação encontra alguém devidamente ancorado na Palavra do Senhor e no abandono a Ele, então, a pessoa é purificada e lançada no caminho de Jesus. Ele afirma: “Eu não estou só, porque o Pai está comigo”. O Senhor nos faz levar bem a sério Suas palavras: “Tende confiança: Eu já venci o mundo!”
As ensinamentos de Jesus tinham um alcance que os discípulos não atingiam. Ele ia voltar para o Pai por meio da Paixão. Esse “regresso” é um mistério que transforma toda a natureza humana para que os homens possam acreditar. Quando Jesus tiver realizado – pelo Seu sofrimento e morte – essa transformação, poderá enviar o Espírito Santo, e Este fará dos apóstolos uma “nova criação”. Então, eles poderão acreditar plenamente e compreender toda a verdade.
Nós já recebemos o Espírito Santo e já acreditamos, mas podemos e devemos crescer na fé. Há sempre novos horizontes que se abrem, os quais havemos de procurar atingir, como vemos na vida dos santos. Para isso precisamos, sempre, de novos dons do Espírito que nos revelem a superficialidade da nossa adesão a Cristo nas fases anteriores. Precisamos perceber a necessidade que temos de enfrentar novas tribulações e receber novas graças, a fim de que cresçamos na intimidade e na união com o Senhor.
Acolhamos, em todos os momentos e situações, o Espírito e Seus dons. Só Ele nos fará conhecer, cada vez mais, a pessoa de Cristo e o mistério do Seu coração. Só o Espírito de Deus nos fará compreender a mensagem do Salvador. Ele nos fará caminhar no amor, mesmo em meio às tribulações, irradiando Seus frutos e nos fará crescer à imagem de Cristo para glória e alegria de Deus e para a salvação dos nossos irmãos.
Então, com São Paulo, diremos: “Já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em Mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e Se entregou por mim” (Gálatas 2,20).
Padre Bantu Mendonça

Oração Final
Pai Santo, dá-nos a sagrada ousadia de mergulhar confiantes no teu Amor. Assim, ainda que sem compreender o Mistério do teu Reino, nós poderemos anunciar seus frutos aos companheiros do Caminho como testemunhas que o sentimos agir em nossas vidas. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário