terça-feira, 8 de maio de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 09/05/2012

9 de Maio de 2012 


João 15,1-8

Comentário do Evangelho

O discípulo de Jesus é aquele que crê nele

No diálogo após a última ceia, o evangelista João apresenta a última autoproclamação de Jesus, com a alegoria da videira: ele é a verdadeira videira e o Pai é o agricultor. A imagem é rural. O cultivo da videira era uma das bases da economia do Oriente. A imagem da videira, muito usada pelos profetas, pode ser considerada universal, pois é facilmente assimilada em outras culturas, mesmo com outros costumes. O núcleo da alegoria é o tema já bastante abordado no evangelho de João: o discípulo de Jesus é aquele que crê nele e integra-se na comunidade, comprometendo-se com o projeto de Jesus de libertação e promoção da vida. É o permanecer em Jesus e Jesus, no discípulo. A oração, o pedir, significa a união de vontade entre o discípulo, a comunidade e Jesus. 
A glória de Deus é a comunidade unida, missionária, transformando o mundo pelo amor. 

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Nós somos os ramos que, unidos ao tronco, conduzem e partilham a seiva do Amor que cria e sustenta o universo e a humanidade. A Vida quer fluir através de nós para alcançar os que andam ao nosso lado. É essencial que sejamos sempre canais limpos e abertos para a Água Viva que nasce do Pai.

Reflexão
O verdadeiro evangelizador tem plena consciência de que ele não atua por suas próprias forças. Também sabe que a missão à qual participa não é uma missão sua ou mesmo humana. Jesus é o grande missionário do Pai e todos nós participamos da tríplice missão de Jesus pela graça do Batismo. Por isso, só podemos produzir frutos para o Reino de Deus, frutos que permanecem para a vida eterna, se estamos unidos a Jesus para participar da sua obra. Se nos separamos de Jesus, deixamos de realizar a obra do Reino para realizar a nossa própria obra, e o resultado disso é o fracasso de todos os nossos esforços.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Somos os ramos..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Esse evangelho onde Jesus usa da parábola da videira, provoca em nós dois olhares diferentes, primeiro um olhar para nós, em torno da nossa Fé como um ato pessoal, e como é que essa nossa Fé é alimentada porque, como um dos ramos da videira, se não for alimentada ela poderá secar. O Documento 94 das DGAE coloca como ponto fundamental e essencial o próprio Jesus Cristo, se Ele não for o nosso ponto de partida nós estamos caminhando do ZERO para lugar nenhum... A oração, os sacramentos, a Palavra e a Eucaristia nos alimentam de maneira eficiente e a nossa paróquia têm tudo isso á nossa disposição, através das pastorais e dos Ministros Sagrados.

E aqui está o nosso segundo olhar, exatamente naquilo que somos e fomos constituídos pelo Batismo: Filhos e Filhas de Deus, membros da Igreja e irmãos e irmãs no Senhor! Aqui a parábola da Videira nos dá uma "sacudida" violenta, lembrando-nos que somos ramos, ligados entre si, alimentados pela mesma Graça Vivificante, e que só frutificamos se assim permanecermos. Talvez uma frase pudesse resumir esse ensinamento de João, sendo isso que ele queria dizer às suas comunidades: Longe dos irmãos e irmãs da comunidade, corremos o sério risco de secar...

A reflexão se aprofunda ainda mais quando pensamos nessa ligação que se chama na verdade comunhão, com os demais ramos. Note-se que em uma árvore, não dá para um ramo cortado manter as aparências e fazer de conta que está ligado aos demais, porque com o passar dos dias vai perder a vivacidade e o verde das folhas e começará o processo de morte daquele ramo. Nossas relações com os irmãos e irmãs deve ser coesa, transparente, sincera, embasada unicamente no amor que respeita, admira, acolhe, tolera, suporta e tem misericórdia. Nenhum ramo pode estar ligado apenas ao tronco, ficando indiferente aos demais ramos.

E nenhum ramo pode querer ocupar na vida do outro ramo, o papel de tronco, somos todos ramos, iguais, formando uma única árvore, alimentados por uma única seiva que é Jesus Cristo, quanto aos frutos e flores que precisamos produzir, quanto mais abertos á seiva e unidos aos demais ramos, mais belos e saborosos eles serão.

2. O discípulo de Jesus é aquele que crê nele
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, reforça minha união com teu Filho Jesus, de quem dependo para produzir os frutos que esperas de mim.


3. Os ramos da Videira
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A simbologia da videira, cujo cultivo já era comum nas civilizações antigas em vista da produção do vinho, é muito usada no Primeiro Testamento. A poda dos ramos nos quais não brotaram frutos, a fim de fortalecer os ramos carregados, era uma prática usual de cultivo. A íntima inserção dos ramos ao tronco da videira é uma sugestiva imagem da permanência dos discípulos em Jesus. O verbo "permanecer" aparece oito vezes neste texto, e é o núcleo de sua mensagem. Permanecer em Jesus é acolher sua palavra e seu exemplo, e procurar colocá-los em prática. É permanecendo em Jesus que os discípulos produzirão os frutos que são do agrado do Pai. E a seiva do amor que une Jesus e os discípulos criam laços entre as pessoas, leva à fraternidade, à solidariedade e comunica a vida.


Seja um com Cristo e você produzirá bons frutos


Postado por: homilia

maio 9th, 2012


Podemos fazer coisas boas e maravilhosas, mas a verdadeira bondade – a qual nos projeta à santidade de vida – só encontramos n’Aquele que passou por esse mundo fazendo o bem.
Cristo, hoje, nos chama a seguir Suas pegadas. Ele se autoproclama a videira, cujo dono é Seu Pai: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”. Existe uma estreita relação entre a simples árvore e o agricultor, ou seja, o dono dela. Ele trata a árvore com muito cuidado, esperando que, no devido tempo, ela possa dar uvas que produzam o delicioso vinho.
A metáfora que Jesus usa, nesse Evangelho, quer realçar, primeiro, a Sua íntima relação com o Pai, para, depois, destacar nossa ligação com Ele. Somos chamados a estar ligados, “enxertados” no Senhor para que possamos dar frutos.
A íntima inserção dos ramos, no tronco da videira, é uma sugestiva imagem da unidade entre o Senhor e Seus discípulos. Dar frutos é nosso grande desafio.
Não podemos nos conformar com uma paz aparente, só de “sombra e água fresca”, na qual a falta de coragem abunda decididamente, pois somos conhecidos pelos frutos que damos.
Cada um de nós – pois a responsabilidade é individual -, por vezes, tem a tendência de delegar a função de “fazer discípulos”, “pregar o bem” e “dar frutos” somente àqueles que, de uma forma generosa e mais aberta, consagraram sua vida a Deus. Mas não foi isso que Jesus nos disse. Ele foi taxativo.
Todos os ramos dessa videira devem produzir a mesma coisa, ou seja, bons frutos. O prolongamento da Videira Verdadeira, que é Cristo, não pode produzir maus frutos. A não ser que os ramos sejam maus! Se assim for, estes ramos terão que ser cortados e lançados ao fogo, pois não podem, de forma alguma, produzir frutos estéreis.
Pergunto-lhe: “Que tipo de fruto você tem dado ao seu pai, esposo, filho, ou à sua mãe, esposa,  filha, vizinha, colega? Em que tipo de videira você está enxertado?”.
Percebeu que, por haver uma relação indivisível entre Jesus e o Pai, Cristo passou por este mundo fazendo o bem? Deus é o Sumo Bem, Sua essência é a bondade. Portanto, Seu Filho não poderia ser diferente d’Ele! Seja também um com Cristo; assim, você produzirá bons frutos.
“Pai, reforce minha união com Seu Filho Jesus, de quem dependo para produzir os frutos que espera de mim.
Padre Bantu Mendonça

Leitura Orante 

Iniciemos nossa Leitura Orante do Evangelho, com a mesma certeza:
 quem é amigo de Jesus (videira), produz muito fruto. 

Rezemos: 

Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai a minha fé. 
Jesus Mestre, libertai-me do erro, 
dos pensamentos inúteis e das trevas eternas. 
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, 
tudo vos ofereço e de vós tudo espero. 
Jesus, caminho de santidade, tornai-me vosso fiel seguidor. 
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu. 
Jesus Vida, vivei em mim para que eu viva em vós. 
Jesus Vida, não permitais que eu me separe de vós. 
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor. 
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo. 
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica 
diante das pessoas. 
Jesus Vida, que minha presença contagie a todos 
com o vosso amor e a vossa alegria. 

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia?
 
Leio atentamente, na Bíblia, o Evangelho da videira: 
Jo 15,1-8. 
Jesus disse: - Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. - Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos. 

Estar unido a Jesus como os ramos à videira é o segredo dos bons frutos. 

Como cultivar esta união? 

1o. O próprio Jesus diz: "estar limpos". E explica: "por meio dos ensinamentos de Jesus", ou seja meditando e vivendo a Palavra. 
2o. Jesus mesmo faz um convite fascinante: "Continuem unidos a mim e eu continuarei unido a vocês". Entendemos estar unidos a Ele pelos seus ensinamentos e também na vivência e comunicação de todos eles. Também a Eucaristia é fonte desta vida. 
3o. O Mestre insiste: "Sem mim vocês não podem fazer nada". Ele é o "amigo" inseparável se queremos produzir frutos de justiça, de paz, de amor. 

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim, hoje?

 Como participamos da vida de Jesus, nós, seus irmãos? 

Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram:
 "Com a parábola da Videira e dos ramos (cf. Jo 15,1-8), Jesus revela o tipo de vínculo que Ele oferece e que espera dos seus. Não quer um vínculo como "servos" (cf. Jo 8,33-36), porque "o servo não conhece o que faz seu senhor" (Jo 15,15). O servo não tem entrada na casa de seu amo, muito menos em sua vida. Jesus quer que seu discípulo se vincule a Ele como "amigo" e como "irmão". O "amigo" ingressa em sua Vida, fazendo-a própria. O amigo escuta a Jesus, conhece ao Pai e faz fluir sua Vida (Jesus Cristo) na própria existência (cf. Jo 15,14), marcando o relacionamento com todos (cf. Jo 15,12)." (DAp 132). O "irmão" de Jesus (cf. Jo 20,17) participa da vida do Ressuscitado, Filho do Pai celestial, porque Jesus e seu discípulo compartilham a mesma vida que procede do Pai: Jesus, por natureza (cf. Jo 5,26; 10,30) e o discípulo, por participação (cf. Jo 10,10). A conseqüência imediata deste tipo de vínculo é a condição de irmãos que os membros de sua comunidade adquirem."
 (DAp 132). 

Como vivo a comunhão com Jesus? 
O meu vínculo com ele é de irmão, amigo ou de servo? 
Uma coisa é certa: Sem Jesus, sem Deus, nada podemos. 

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo: 

Senhor Jesus, Tu és o Caminho! 
Em meio a sombras e luzes, 
alegrias e esperanças, tristezas e angústias, 
Tu nos levas ao Pai. 
Não nos deixes caminhar sozinhos. 
Fica conosco, Senhor! 
Tu és a Verdade! 
Desperta nossas mentes 
e faze arder nossos corações com a tua Palavra. 
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. 
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti! 
Fica conosco, Senhor! 
Tu és a Vida! 
Abre nossos olhos para te reconhecermos 
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia! 
Alimenta-nos com o Pão da Unidade. 
Sustenta-nos em nossa fragilidade. 
Consola-nos em nossos sofrimentos, 
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. 
Fica conosco, Senhor! 
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida, 
No vigor do Espírito Santo, 
Faze-nos teus discípulos missionários! 
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser: 
Alegres no Caminho para a Terra Prometida! 
corajosas testemunhas da Verdade libertadora! 
promotores da Vida em plenitude! 
Fica conosco, Senhor! Amém! 

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Meu novo olhar, a partir do Evangelho da videira, será iluminado pela certeza de que não posso viver minha fé se não me sentir "amigo"de Jesus Cristo. Sou um ramo na sua videira e todas as demais pessoas são também ramos. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso,
 Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, que os nossos desejos de cada vez mais riquezas, mais poder e mais prazeres não entulhe o nosso coração para podermos assim, puros e livres, testemunhar aos peregrinos nossos vizinhos o teu inefável Amor Paterno. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário