sexta-feira, 4 de maio de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/05/2012

5 de Maio de 2012 


João 14,7-14

Comentário do Evangelho

Jesus envolve os discípulos na missão

O conhecimento é o caminho para o amor. Em sua plenitude o conhecimento identifica-se com o amor. Em Jesus, o seu conhecimento do Pai não se separa do ato de amor entre ambos. Em uma perspectiva exibicionista, o conhecimento limita-se ao ato da inteligência levado ao perfeccionismo. Este é um conhecimento estéril. 

Os discípulos já conhecem Jesus, mas de modo imperfeito. Jesus os estimula a aprofundar este conhecimento. Pelas palavras de Jesus e por sua prática chegamos a conhecer o Pai. É necessário realizar as obras de Jesus, as obras de Deus. Jesus envolve os discípulos na missão de continuar as obras por ele iniciadas. Os discípulos são chamados a participar da glória de Jesus, que é a glória do Pai. Cumpre pedir a fidelidade à sua missão até o fim e a permanência na vida eterna.

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra
O artista se mostra em sua obra. A presença do Criador já explodia em toda a natureza. Mas nós não fomos capazes de percebê-la. O Amor do Pai se encarna, então, em Jesus de Nazaré. O Divino se faz humano para que o humano possa fazer-se divino – e o Pai seja glorificado no Filho.

Reflexão 
Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem Jesus, pois ele é verdadeiramente o único caminho que nos leva ao Pai. Ninguém pode de fato conhecer o Pai se não for através de Jesus, pois ele é a Verdade que nos revela o Pai, ele é o próprio Ícone do Pai, ele vive em perfeita comunhão com o Pai, quem conhece Jesus, conhece o Pai e quem conhece o Pai, conhece Jesus. Nós também participamos dessa comunhão na medida em que nos tornamos ícones de Cristo e, participar dessa comunhão é que nos garante a vida em plenitude, a vida eterna, que é a participação na vida divina.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Tudo o que pedires ao Pai, em meu nome, vo-lo farei..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)


Sempre pensei, que bom seria se um dia me aparecesse uma Fada Madrinha ou o Gênio da Lâmpada, que me concedesse três pedidos... Jesus diz neste evangelho, que tudo o que pedirmos ao Pai, em seu nome, ele nos dará. E não são só três pedidos, mas TUDO... E já tem gente fazendo a lista dos pedidos, com medo de se esquecer de alguma coisa importante.

Claro que pensar desse modo, olhando as nossas necessidades materiais, é coisa de uma Fé infantil, que mais se parece com uma varinha mágica. No mínimo, como bons cristãos atuante na pastoral, na catequese, no Ministério, iremos pedir que tudo dê certo em nossos trabalhos, que todo mundo goste e nos elogie bastante, que o nosso grupo, Movimento ou Pastoral tenha grande fama na Paróquia e até na Diocese... Ou seja, que tudo seja do nosso agrado... A essas alturas tenho vergonha de tais pensamentos, pois Jesus orava sempre, e olhe o que aconteceu com ele...

Todos nós precisamos crescer na Fé, tornar-nos bem maduros e nos realizarmos como Pessoa humana, mais do que isso, nos realizarmos como Filhos e Filhas de Deus. Desafios, obstáculos e dificuldades sempre teremos à nossa frente, tentando fazer com que desistamos de tudo. E muitos realmente desistem.

O que temos de pedir sempre ao Pai, não é o sucesso pastoral, não é brilhar neste ou naquele ministério, não é pedir para que a comunidade nos valorize, que o padre nos valorize, tudo isso são desejos humanos em uma realização que não nos leva a lugar nenhum. Pedir isso sim, que ele nos conceda a honra e o privilégio de poder servi-lo, mesmo com todas as nossas limitações e fraquezas, poder ser seus colaboradores mesmo sem ser super homens e super mulheres, mesmo sem muitas vezes ter a noção exata do que é o Reino...

Pedir forças para navegar, passando incólume pelas ondas bravias, atravessando ventanias e enfrentando temporais que vão surgindo em nossa trajetória. E podemos de fato fazer coisas maiores que Jesus, pois toda a Vida e o Amor de Deus estavam Nele concentrado em sua essência, e ele partilhou tudo isso com a sua Igreja que somos nós, e então temos Amor e Vida multiplicados... Nossas obras a partir disso têm que ser realmente maiores que aquelas das primeiras comunidades...

2. Jesus envolve os discípulos na missão
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA

Oração
Pai, que eu saiba reconhecer-te na pessoa de Jesus, expressão consumada de teu amor misericordioso por todos os que desejam estar perto de ti.


3. MOSTRA-NOS O PAI!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Continuando suas palavras de revelação, Jesus refere-se ao conhecimento do Pai, que não é visual nem intelectual, mas experiência da união no amor. Jesus tem este conhecimento em plenitude. Filipe não entende. Para ele basta "ver" o Pai. Ele ainda não entrou na dinâmica do amor de Jesus. Não percebe que naquele homem estão a presença e o amor divinos. Jesus insiste que as suas obras de amor só podem ser divinas, só podem ser as obras do Pai criador e misericordioso. E é admirável: os discípulos que crerem nele farão obras maiores do que as dele! Os discípulos participam, assim, na obra do Pai, que deseja vida plena para todos. Eles têm a missão de continuar a testemunhar Jesus e o amor do Pai na história. A oração da comunidade, unida a Jesus, é o fundamento da missão.


Leitura Orante

Preparo-me para a Leitura da Palavra, rezando com todos os internautas: 

Espírito de amor, 
dai-nos o dom do vosso santo temor, 
que, conscientes de nossas fragilidades, 
reconheçamos a força de vossa graça. 
Vinde, Espírito Santo, 
E dai-nos um novo coração. Amém 

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia? 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto:
 Jo 14,7-14. 

Observo como Jesus fala do Pai. Filipe queria vê-lo e Jesus lhe diz: "Quem me vê vê também o Pai". Quantas vezes neste texto Jesus fala do Pai! Muitas. Ele está no Pai e o Pai está nele. Ele fala em nome do Pai. O Pai é que nele realiza as obras... 

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim, hoje? 

É Deus, o Pai que age em mim? 

Deixo que ele me conduza? 

Os bispos, em Aparecida, disseram: 
"Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19)."
(DAp 152). 

3.Oração (Vida) 

O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo: 

Espírito vivificador, 
a ti consagro o meu coração: 
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida. 
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém. 

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Meu novo olhar é de filho/a que, como dizia Alberione, retrata na própria vida o modelo de Jesus 
Mestre: "vive em Deus e comunica Deus". 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém.  
Irmã Patrícia Silva, fsp


Oração Final
Pai Santo, dá-nos o olhar puro e o coração simples para ver e compreender que em Jesus de Nazaré Tu te fazes presente em nosso mundo, trazendo a nós o Reino de Amor. Faze-nos, Pai amado, agradecidos e generosos para partilhar este tesouro entre nossos companheiros de caminhada. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário