domingo, 22 de abril de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 23/04/2012

23 de Abril de 2012 


João 6,22-29

Comentário do Evangelho

O povo procura Jesus

João, a partir de 6,22 até 6,66, explica o sinal da partilha dos pães, narrado anteriormente. A multidão, na véspera, vira os discípulos saírem sem Jesus, no único barco que havia, e constata que Jesus não está ali. Surpresos, interrogam-se como Jesus partiu. A caminhada sobre as águas só foi testemunhada pelos discípulos no barco. Vão atrás de Jesus, em Cafarnaum. Quando lhe perguntam, a resposta de Jesus vai ao essencial: Jesus sabia que queriam fazê-lo rei, mas o que ele oferece é o alimento para a vida eterna. O caminho é crer em Jesus, o que implica comprometer-se com as obras de Deus. Partilhar o pão de cada dia, perdoar o irmão e permanecer firme na construção de um mundo novo de justiça e paz 

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Em que trabalhos nós consumimos a nossa energia? Para ganharmos o alimento que se estraga, ou o alimento que dura para a vida eterna? A obra que nos salva não começa por fazermos alguma coisa, mas por acreditarmos no Filho. O que fizermos será, então, consequência da fé.


Reflexão
Um dos caminhos que temos para conhecer melhor a pessoa de Jesus é o sacramento da eucaristia. Porém, esse caminho exige de todos nós uma postura de fé diante dele e uma abertura para as realidades que estão além da materialidade. As pessoas que só buscam a saciedade material e procuram Jesus apenas para a satisfação desse tipo de necessidade são incapazes de buscar o alimento que não se perde e que nos leva a reconhecer que Jesus é aquele que o Pai marcou com o seu selo. Essas pessoas não são capazes de ver que Jesus é o enviado do Pai e, por isso, não acreditam nele.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "O Jesus das nossas conveniências..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

A notícia da  multiplicação dos pães logo espalhou por toda a região, a multidão dos que não tinham pão material, ouvindo falar desse milagre, foram em busca de Jesus e seus discípulos mas não o encontraram. Veio a notícia de que eles estavam do outro lado do mar da Galiléia e logo organizaram uma Lotação e fizeram a travessia. Solução miraculosa para problemas de ordem econômica sempre fez grande sucesso, e até hoje ainda lotam templos, de pessoas que vão em busca de carreira brilhante, sucesso financeiro, prosperidade, e é claro que há os intermediários entre Jesus e a sua distinta clientela... Estes parecem ter exclusividade e além do mais, pregam um cristianismo bem a gosto do freguês, basta um pequeno "investimento mensal" e o sucesso é garantido, eles só não prometem devolver a grana, se a coisa der errado...

Jesus sabe que por que aquele povo o procura, não acha ruim, pois ele veio para que todos tenham vida plenamente e isso supõe também as necessidades materiais, entretanto, quer levá-los ao entendimento de que ele têm algo muito melhor a lhes oferecer além do pão material, é a Vida Eterna, alimentada pelo Pão da Vida que é Ele mesmo, isso requer a Fé, para que a partir dela se faça as obras de Deus.

Portanto, ter Fé em Jesus Cristo requer comprometimento, o texto não quer dizer que apenas basta ter Fé Nele, mas sim que a Força da Fé é tão grande que vai desencadear naquele que crê, esse compromisso de construir e edificar o Reino de Deus inaugurado por Jesus. Por outro lado o evangelho mostra a plenitude do Ser humano, que não é duas coisas separadas: corpo e alma, e que não pode ser visto assim, Jesus promete a Vida Plena a quem Nele crê, esta vida plena supõe também a materialidade, mas não significa que tudo cairá do céu, mas que será consequência de uma vida de comunhão e partilha, para que haja igualdade nas relações, e isso supõe o esforço humano, inclusive a bênção do trabalho, e uma organização social política, voltada para o Bem Comum.

2. O povo procura Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração


Pai, faze-me compreender a importância da comunidade na dinâmica da consolidação de minha fé no Senhor ressuscitado.



3. ADESÃO À OBRA DE DEUS
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

No capítulo 6 do Evangelho de João, o tema central é o pão. Jesus, o enviado de Deus, é o pão do céu, é o pão da vida eterna. Na montanha, na outra margem do mar da Galiléia, a multidão ficou satisfeita e tomada de entusiasmo com a ação de graças de Jesus, concretizada na partilha do pão. Tendo Jesus se esquivado da multidão, esta vai a sua procura em Cafarnaum. Jesus é direto: "Estais me procurando... porque comestes o pão e ficastes saciados...". A multidão não entendeu o "sinal". Jesus propõe a adesão à obra de Deus: acreditar naquele que ele enviou e fazer a vontade do Pai. E isso consiste em partilhar o pão de cada dia, perdoar o irmão e permanecer firme na construção de um mundo novo de justiça e paz, onde haja pão e vida plena para todos.


Só Jesus nos sustenta para a vida eterna


Postado por: homilia

abril 23rd, 2012


Jesus nos convida a trabalhar “pelo alimento que permanece até a vida eterna”. Veja que, no capítulo seis do Evangelho de João, o tema central é o pão. Jesus, o enviado de Deus, é o pão do céu, da vida eterna. Então, Ele nos diz: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo” (Jo 6,27).
A partir da multiplicação dos pães, Jesus vai fazer uma longa catequese sobre o Pão da vida.  O Senhor tinha matado a fome daquela gente com o alimento que Ele multiplicara no monte. Mas o sustento que eles precisam e que devem se esforçar para encontrar é Ele próprio, o Senhor, a quem alcançarão pela fé. Acreditar em Jesus e viver dessa fé é alimentar-se para a vida eterna.
A graça de Deus é causa de salvação e a fé é o meio para que ela aconteça. É claro que vários fatores ocasionam a salvação, como o próprio fato de estarmos perdidos, ou o fato de ouvirmos a mensagem do Evangelho. Mas tudo isto são causas imediatas e, por assim dizer, tornam-se meios. A causa primária é o próprio Deus, a Sua graça, a Sua vontade de salvar, o Seu desejo e amor pela humanidade.
Em certo sentido, podemos dizer que a graça é a parte de Deus e a fé é a parte do homem – embora a fé também seja um dom do Senhor. O Pai nos oferece, gratuitamente, a salvação, mas o homem tem a responsabilidade de acreditar e confiar nela, recebê-la. Você precisa crer em Jesus e em Sua Palavra!
Não seja “multidão” – tratada no Evangelho de hoje como aquela que pede ou exige de Jesus um sinal forte, um milagre espetacular. O povo estava querendo ou esperando um Messias poderoso, capaz de derrotar os opressores romanos, e que lhe garanta o pão deste mundo, sem esforço e sem trabalho. Notem que mais tarde Jesus vai dizer que “o meu Reino não é deste mundo”.
E daí a reação de Jesus: “Esforçai-vos pelo alimento que permanece até a vida eterna”.Qual é o alimento que permanece até a vida eterna? Deve ser aquele que chega até lá. Jesus disse-nos que era Ele próprio. E o que significará esforçar-se por Ele próprio, isto é, “pelo alimento que permanece até a vida eterna”? Naturalmente, pôr em prática o primeiro e o segundo mandamentos.
Por que Jesus se posicionou desta maneira? A verdade é que o povo não estava entendo muito bem “qual era a de Jesus”. Jesus se apresenta como o único alimento que nos satisfaz plenamente. Ele se identifica como o próprio pão que alimenta a vida eterna em nós: “Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede”.
Jesus não está falando da sede de um copo de água, nem da fome de um prato de comida necessariamente. Mas sim, da sede e da fome de Deus! Já não há mais necessidade de se embriagar para fugir ou esquecer da realidade sofrida com tantas frustrações, porque aquele que se “embebe” de Jesus – igual a uma esponja embebida em água – não terá necessidade de nenhuma fuga alucinante para se sentir bem.
Conheci uma senhora solteira e incrédula que, quando entrava em depressão, se recuperava fazendo compras. Tem gente na mesma situação, que se “vinga” comendo e comendo! Outros bebendo uma dúzia de cerveja… E assim por diante. Nada disso adianta, porque longe de Deus não existe felicidade. Só Jesus mata a nossa sede e a nossa fome de querer mais e mais bens materiais e prazeres de todos os tipos existentes nesta vida passageira.
Portanto, se esforce pelo alimento que permanece até a vida eterna. E este alimento, este Pão, é Jesus. Acredite n’Ele! Alimente-se da Sua Palavra, do Seu Corpo e Sangue. E, assim, você terá a vida eterna.
Padre Bantu Mendonça

Leitura Orante 

Preparo-me para a Leitura Orante, 
orando com todos os internautas: 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. 
Trindade Santíssima 
- Pai, Filho, Espírito Santo - 
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser. 

Eu vos adoro, amo e agradeço. 

1. Leitura (Verdade) 

Leio o texto inteiro de uma vez, na Bíblia: 
Jo 6,22-29 
As pessoas ainda estão sendo motivadas pelo que é fantástico, sensacional, os milagres, as curas. Mas, não alcançam o sentido das obras de Jesus, ou seja, aquilo que Deus quer: que creiam. 

2. Meditação (Caminho) 

Paro onde Deus me fala interiormente, sem pressa, aprendendo a aprofundar. 
Pergunto-me: 
O que o texto diz para mim? 

Acolho o que vier à mente, o que tocar o meu coração: desejos, luzes, apelos, lembranças, inspirações. 

Meus valores dão prioridade à ação de Deus na minha vida e na vida das demais pessoas? 

Os bispos, em Aparecida, falaram sobre este tema: 
"os cristãos precisam recomeçar a partir de Cristo, a partir da contemplação de quem nos revelou em seu mistério a plenitude do cumprimento da vocação humana e de seu sentido. Necessitamos nos fazer discípulos dóceis, para aprende d'Ele, em seu seguimento, a dignidade e a plenitude de vida. E necessitamos, ao mesmo tempo, que o zelo missionário nos consuma para levar ao coração da cultura de nosso tempo aquele sentido unitário e completo da vida humana que nem a ciência, nem a política, nem a economia nem os meios de comunicação poderão proporcionar. Em Cristo Palavra, Sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1,30), a cultura pode voltar a encontrar seu centro e sua profundidade, a partir de onde é possível olhar a realidade no conjunto de todos seus fatores, discernindo-os à luz do Evangelho e dando a cada um seu lugar e sua dimensão adequada." 
(DAp 41 ). 

3. Oração (Vida) 

Deus é o Pai que nos ama muito mais do que imaginamos.
 Pergunto-me: 
O que o texto me faz dizer a Deus?
 Faço oração renovando minha fé, com pedidos, ação de graças, adoração. 

Jesus Mestre, 
ao meu coração, se substitua o teu. 
Ao meu amor a Deus, ao próximo, a mim mesmo, 
se substitua o teu. 
(Bem-aventurado Alberione) 

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Sinto-me discípulo/a de Jesus. Vou viver este dia como discípulo e missionário de Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida. 

E rezo, finalizando: 

Jesus, Mestre: 
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria. 
Que eu ame com o teu coração. 
Que eu veja com os teus olhos. 
Que eu fale com a tua língua. 
Que eu ouça com os teus ouvidos. 
Que as minhas mãos sejam as tuas. 
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas. 
Que eu reze com as tuas orações. 
Que eu celebre como tu te imolaste. 
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém". 
Jesus e Maria, dai-me a vossa bênção: 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso,
 Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 
Ir. Patrícia Silva, fsp 

Oração Final
Pai Santo, é bom proclamarmos ao mundo que cremos em Ti, mas é salutar repetirmos o pedido: Aumenta, Senhor, a nossa fé! E que a fé se manifeste e se concretize no cuidado e na compaixão com todos os nossos companheiros de caminhada. Por Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário