quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água é comemorado nos municípios da região

Karen Santiago | Atualizado em: 21/03/2012 00:00:00


dia1_1 


A importância, o uso consciente e a necessidade de preservar as fontes de água potáveis serão temas de ampla reflexão debatidos nas cidades de Itapecerica, Embu das Artes e Taboão da Serra nos próximos dias, uma vez, que o Dia Mundial da Água é comemorado nesta quinta-feira, dia 22 de março.

Em Itapecerica, a comemoração da data acontece por meio de exibição de filme: cinema na Escola Estadual Bairro do Itaquaciara, no dia 23 (sexta), blitz de educação ambiental no farol da Praça da Bandeira, na quinta (22) e Exposição Água na Medida Certa até sexta-feira (23), no Complexo Administrativo Norberto José da Costa (Prefeitura). 

Embu das Artes por sua vez, realiza um encontro para tratar do assunto, nesta quinta, no Pavilhão do Pq. Francisco Rizzo, a partir das 9h. Palestra com representante da Sabesp “Uso racional da Água, Águas servidas e Águas Pluviais” será ministra, às 9h15. Uma hora depois (10h15), tem apresentação do programa municipal de coleta de óleo de fritura e 10h45, debate sobre o tema e encerramento.

A Sabesp também realiza palestra nesta quinta e convida judocas de Itapecerica. Conheça os mitos e verdades sobre a água, aqui. Até o fechamento da matéria, nenhuma comemoração na cidade de Taboão foi divulgada.

Data foi definida pela ONU

A data foi definida pela Organização das Nações Unidas em 1992, segundo recomendações da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. O objetivo do dia é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema de água potável (própria para o consumo no planeta – cerca de 2,7%).

Apesar de saber, desta porcentagem, grande parte das fontes de água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, quase que diariamente, por governantes e ações do homem, sendo usada de uma maneira pouco sustentável.

Saiba mais sobre a água 

A água é essencial para os humanos e para as demais formas de vida. O líquido age como regulador de temperatura, diluidor de sólidos e transportador de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. No corpo humano a água é o principal constituinte (entre 70% a 75%) e sua quantidade depende de vários fatores estabelecidos durante a vida do indivíduo. 

A superfície do planeta é dominada em 75% pelas águas. Os 25% restantes são terras emersas.No entanto, quem pensa que tanta água está disponível para o consumo humano está enganado, pois somente 2,7% de água é doce e grande parte está congelada ou embaixo da superfície do solo. 

A água de fácil acesso - em rios, lagos e represas - representa muito pouco do total de água doce disponível. 

Mas água doce também não significa água potável. Para isso a água precisa ser de boa qualidade, estar livre de contaminação e de qualquer substância tóxica. Acredita-se que menos de 1% de toda a água doce do planeta esteja em condições potáveis. 

Com informações site oficial da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra

FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário