segunda-feira, 25 de maio de 2026

LITURGIA DIÁRIA - 26/05/2026


Tema do dia

SEJAM SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO

Em sua carta Pedro fala da salvação trazida pelo Cristo Jesus – aquela que fora anunciada pelos Profetas, coisas que até os anjos gostariam de contemplar. Como filhos obedientes, os cristãos não devem mais viver como antes. Busquemos a santidade!
Fonte: Arquidiocese BH em 29/05/2018

as PALAVRAS DOs PApas

Seguir Jesus sob o ponto de vista humano não é um bom negócio: é servir. Foi exatamente o que fez Ele: e se o Senhor te der a possibilidade de ser o primeiro, tu deves comportar-te como o último, isto é no serviço. Se o Senhor te der a possibilidade de possuir bens, deves comportar-te no serviço, isto é, para os outros. São três as coisas, os degraus que nos afastam de Jesus: as riquezas, a vaidade e o orgulho. Por isto as riquezas são tão perigosas: levam-te a ser vaidoso e a pensar que és importante; e quando te consideras importante, crias a cauda de pavão e perdes-te. (...) É desagradável ver um cristão — leigo, consagrado, sacerdote ou bispo — que quer as duas coisas: seguir Jesus e os bens, seguir Jesus e a mundanidade. É um contra-testemunho e afasta as pessoas de Jesus. Agora continuemos a pensar na pergunta de Pedro: “Nós deixamos tudo: como nos pagarás?”. E ter presente a resposta de Jesus porque o preço que Ele nos dá é ser semelhante a Ele: este será o “salário”. E assemelhar a Jesus, é um “grande salário”. (Papa Francisco, Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 26 de maio de 2015)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Terça-feira, 8ª Semana do Tempo Comum
São Filipe Néri, presbítero, Memória
Cor: Branca


Primeira Leitura (1Pd 1,10-16)
São Filipe Néri, presbítero | Memória | Terça-feira - 26/05/2026

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos, 10esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que vos estava destinada. 11Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória consequente.
12Foi-lhes revelado que, não para si mesmos, mas para vós, estavam ministrando estas coisas, que agora são anunciadas a vós por aqueles que vos pregam o evangelho em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; revelações essas, que até os anjos desejam contemplar! 13Por isso, aprontai a vossa mente; sede sóbrios e ponde toda a vossa esperança na graça que vos será oferecida na revelação de Jesus Cristo. 14Como filhos obedientes, não modeleis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo da vossa ignorância. 15Antes, como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos, também vós, em todo o vosso proceder. 16Pois está na Escritura: “Sede santos, porque eu sou santo”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 2a)
São Filipe Néri, presbítero | Memória | Terça-feira - 26/05/2026

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho (Mc 10,28-31)
São Filipe Néri, presbítero | Memória | Terça-feira - 26/05/2026


Eis que nós deixamos tudo e estamos te seguindo

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois, revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28começou Pedro a dizer a Jesus: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.
31Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a blia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário