segunda-feira, 4 de maio de 2026

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 04/05/2026

ANO A


Jo 14,21-26

Comentário do Evangelho

A promessa do Espírito Santo em nossa vida


No Evangelho de hoje, Jesus estabelece uma conexão profunda entre o amor e a obediência aos Seus mandamentos: “Quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. O amor cristão não é apenas um sentimento, mas uma decisão de viver segundo a Palavra do Mestre. Quando amamos assim, nos tornamos morada de Deus.
Para nos sustentar nessa caminhada, Jesus promete o Espírito Santo, o Paráclito. A palavra “Paráclito” significa aquele que é chamado para estar ao lado, o advogado, o defensor. Viver a Páscoa é contar com essa presença constante. O Espírito Santo tem a missão de nos ensinar todas as coisas e, principalmente, de “recordar” ao nosso coração tudo o que Jesus ensinou, para que a Sua mensagem permaneça viva e atual em nossas decisões diárias.
https://catequisar.com.br/liturgia/04-05-2026/

Comentário do Evangelho

Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos a ele e nele faremos morada


Amar Jesus significa praticar seus mandamentos, concretizados na vida de comunhão fraterna. Jesus falou de um amor factual dos discípulos por ele, a fim de que pudessem experimentar o amor do Pai por eles, manifestado em sua total doação. A questão apresentada por Judas Tadeu não possui teor exclusivista, mas é um caminho pedagógico em ascensão – ver, conhecer, manifestar –, para que o mundo possa experimentar o amor de Jesus, que revela o amor do Pai. A resposta de Jesus, por sua vez, atesta que a revelação do seu mistério é pessoal, interior e unida ao amor por ele, pois é Palavra de Deus encarnada. Quem o escuta e coloca em prática a sua palavra obedece ao Pai, de quem recebeu o envio e a missão. Jesus sabia dos limites da sua missão e das capacidades dos seus discípulos. Por isso, anunciou o envio do Paráclito, Mestre e Memória dos seus ensinamentos e ações.
Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/se-alguem-me-ama-guardara-minha-palavra-e-meu-pai-o-amara-e-viremos-a-ele-e-nele-faremos-morada-04052026

Reflexão

Jesus promete enviar aos discípulos um Advogado, que estará com eles para sempre. Este Advogado é o Espírito Santo, que instrui a comunidade cristã e atualiza a cada dia a mensagem de Jesus. Algumas traduções da Bíblia usam o termo grego para Advogado, “Paráclito” (parakletos), que significa igualmente “intercessor”, “defensor” ou “consolador”. O primeiro “Paráclito”, portanto, é o próprio Jesus Cristo. Mas, para não deixar seus discípulos órfãos, após a sua ascensão ao céu, Jesus enviará um novo Paráclito, que é o Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele nos faz recordar a cada dia o amor que Deus tem por nós e o amor que nós devemos manter por ele, guardando a Palavra de Jesus. É esse mesmo Espírito que mantém a Igreja unida ao longo dos séculos, impulsionando-a a fazer coisas boas e a evangelizar todos os povos.
(Dia a dia com o Evangelho 2026)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/4-segunda-feira-11/

Reflexão

«Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito»

Rev. D. Norbert ESTARRIOL i Seseras
(Lleida, Espanha)

Hoje, Jesus mostra-nos o seu imenso desejo de que participemos da sua plenitude. Incorporados nele, estamos na fonte da vida divina que é a Santíssima Trindade. «Deus está contigo. Na tua alma habita, em graça, a Beatíssima Trindade. —Por isso, tu, apesar das tuas misérias, podes e deves estar em continuo diálogo com o Senhor» (São Josemaria).
Jesus assegura que estará presente em nós pela graça divina que habita na alma. Assim, os cristãos já não somos órfãos. Já que nos ama tanto, apesar de não necessitar de nós, não quer prescindir de nós.
«Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele» (Jo 14,21). Este pensamento ajuda-nos a ter presença de Deus. Então, não têm lugar outros desejos ou pensamentos que, pelo menos, às vezes, nos fazem perder o tempo e nos impedem de cumprir a vontade divina. Eis uma recomendação de São Gregório Magno: «Que não nos seduza o elogio da prosperidade, porque é um caminhante tonto aquele que vê, durante o seu caminho, prados deliciosos e se esquece para onde queria ir».
A presença de Deus no coração nos ajudará a descobrir e realizar neste mundo os planos que a Providencia nos tenha atribuído. O Espírito do Senhor suscitará no nosso coração iniciativas para situá-las no vértice de todas as atividades humanas e tornar presente, assim, Cristo no alto da terra. Se tivermos esta intimidade com Jesus chegaremos a ser bons filhos de Deus e nos sentiremos seus amigos em todos os lugares e momentos: na rua, no meio do trabalho quotidiano, na vida familiar.
Toda a luz e o fogo da vida divina se derramarão sobre cada um dos fiéis que estejam dispostos a receber o dom do interior. A Mãe de Deus intercederá —como nossa mãe que é — para que penetremos neste tratado com a Santíssima Trindade.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Que quando Ele vier encontre aberta a porta da tua morada, abre a tua alma a Ele, estende o interior da tua mente para que possas contemplar nela riquezas de justiça, tesouros de paz, suavidade de graça» (Santo Ambrósio)

- «Jesus anuncia a vinda do Espírito que, em primeiro lugar, ensinará os discípulos a compreender cada vez mais plenamente o Evangelho, a acolhê-lo na sua existência e a torná-lo vivo com o seu testemunho» (Francisco)

- «O Espírito e a Igreja cooperam para manifestar Cristo e a sua obra de salvação na liturgia. Principalmente na Eucaristia, que é o memorial do mistério da salvação. O Espírito Santo é a memória viva da Igreja (16)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.099)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2026-05-04

Reflexão

Inabitação de Deus na alma em graça

Rev. D. Norbert ESTARRIOL i Seseras
(Lleida, Espanha)

Hoje, Jesus nos mostra seu grande desejo de que participemos de sua plenitude. Incorporados Nele, estamos na fonte da vida divina que é a Santíssima Trindade. Jesus Cristo assegura que estará presente em nós pelo dom da inabitação divina na alma em estado de graça. Assim, os cristãos já não somos orfãos.
A presença de Deus no coração nos ajudará a descobrir e realizar neste mundo os planos que a Providência nos tenha designado. O Espírito do Senhor suscitará em nosso coração iniciativas para situá-lo no topo de todas as atividades humanas. Se tivermos esta intimidade com Jesus chegaremos a ser bons filhos de Deus e nos sentiremos amigos seus em todo lugar e momento.
—Santa Maria, Nossa Mãe, intercede para que penetremos neste trato com a Santíssima Trindade. A luz e o fogo da vida divina se derramarão sobre cada fiel se estivermos dispostos a receber o dom da inabitação.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2026-05-04

Comentário do Evangelho

A Última Ceia: «Quem acolhe e observa os meus mandamentos, esse me ama»


Hoje, Jesus Cristo nos diz duas coisas muito importantes. A primeira: se que quiser amar ao Senhor, devo respeitar os mandamentos da Lei de Deus. Se o fizer, então ocorrerá algo muito grande: Deus virá a mim e habitará em meu coração.
Além disso, Jesus anuncia que, desde o céu, o Pai e Ele nos enviarão seu Amor, o Espírito Santo. Deus Espírito Santo é o Consolador porque vive em nós e nos ajuda a entender os ensinamentos de Jesus.
—Para abrir seu coração a Deus, você só tem que dizer: —Jesus, vem a mim!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2026-05-04

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

“Se alguém me ama, guardará minha Palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos a faremos nele a nossa morada”. Com essas palavras, Jesus Cristo deixa claro que acolher a sua Palavra é prova do nosso amor por Ele. Quem acolhe a sua Palavra, acolhe também o seu Pai, o nosso Bom Deus. Todavia, acolher Jesus Cristo é acolher também a sua proposta de vida em favor dos indefesos e excluídos. Não serão somente as palavras, mas, também, as atitudes que demonstrarão se acolhemos ou não a Palavra do Senhor. A primeira leitura nos apresenta Paulo e Barnabé, que acolheram e viveram a Palavra e o mandamento de Jesus Cristo. Eles sofreram perseguições, mas eram iluminados pelo Espírito Santo. Quem acolhe a Palavra do Senhor e se deixa ser iluminado pelo Espírito Santo, mesmo diante de obstáculos, vive e anuncia o amor de Deus.
Coleta
PROTEGEI, SENHOR, vossa família com o constante auxílio de vossa destra, a fim de que, pela ressurreição do vosso Filho Unigênito, defendida de todo mal, ela possa alcançar os bens celestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=04%2F05%2F2026&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário