Tema do dia
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE: MÃE E DISCÍPULA EXEMPLAR DE JESUS
A Igreja, através de vários Papas, presta filial homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe. João Paulo II visitou por três vezes o seu Santuário. Foi em sua primeira viagem como Papa, em 1979, que ele se ajoelhou diante da imagem de Maria e se dirigiu a ela como a ‘Mãe das Américas’.
Fonte: Arquidiocese BH em 12/12/2020
as PALAVRAS DOs PApas
«Feliz daquela que acreditou» (Lc 1, 45). A primeira bem-aventurança referida nos Evangelhos é reservada à Virgem Maria. Ela é proclamada «feliz», devido à sua atitude de total confiança em Deus e de plena adesão à Sua vontade, que se manifesta com o «sim» pronunciado no momento da Anunciação.
Ao proclamar-se «serva do Senhor» (Aclamação ao Evangelho; cf. Lc 1, 38), Maria exprime a fé de Israel. Nela tem o seu cumprimento o longo caminho da expectativa da salvação que, tendo iniciado no jardim do Éden, passa através dos Patriarcas e da história de Israel, para chegar àquela «cidade da Galileia chamada Nazaré» (Lc 1, 26). Graças à fé de Abraão, começa a manifestar-se a grande obra da salvação; graças à fé de Maria, tem início o tempo novo da Redenção.
Escutamos no texto evangélico de hoje a narração da visita da Mãe de Deus à sua prima Isabel, já idosa. Através da saudação das respectivas mães tem lugar o primeiro encontro entre João Batista e Jesus. São Lucas recorda que Maria «se dirigiu à pressa» (cf. Lc 1, 39) para a casa de Isabel. Esta pressa de ir à casa da prima indica a vontade de a ajudar no período da gravidez, mas sobretudo o desejo de partilhar com ela a alegria do tempo da salvação que estava para chegar. Na presença de Maria e do Verbo encarnado, João teve um sobressalto de alegria e Isabel ficou cheia do Espírito Santo (cf. Lc 1, 41).
Na Visitação de Maria encontramos refletidas as esperanças e as expectativas do povo humilde e temente a Deus, que esperava a realização das promessas proféticas. O Verbo divino estava nela quando foi visitar a idosa prima que, por sua vez, esperava o nascimento de João Batista. Neste gesto de solidariedade humana, Maria testemunhou aquela caridade autêntica que aumenta em nós quando Cristo está presente. (Homilia de João Paulo II na Paróquia de São Bartolomeu Apóstolo, 21 de dezembro de 1997)
Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2025/05/31.html (31/05/2025)
Oração para antes de ler a Bíblia
Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.
Sexta-feira, 2ª Semana do Advento
Bem-aventurada Virgem Maria de Guadalupe, Padroeira principal da América, Festa, Ano A
Cor: Branco
Primeira Leitura (Gl 4,4-7)
Bem-aventurada Virgem Maria de Guadalupe, Padroeira principal da América | Festa | Sexta-feira - 12/12/2025
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.
Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei,5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 95(96),1-2a.2b-3.10 (R. 3a)
Bem-aventurada Virgem Maria de Guadalupe, Padroeira principal da América | Festa | Sexta-feira - 12/12/2025
— Manifestai a sua glória entre as nações.
— Manifestai a sua glória entre as nações.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu Santo nome.
— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”.
Evangelho (Lc 1,39-47)
Bem-aventurada Virgem Maria de Guadalupe, Padroeira principal da América | Festa | Sexta-feira - 12/12/2025
Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre!
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Oração para depois de ler a Bíblia
Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.


.jpg)
.gif)

.gif)

.gif)
Nenhum comentário:
Postar um comentário