segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 08/12/2025

ANO A


SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA

Ano A - Branco

“Alegra-te, cheia de graça!” Lc 1,28

Lc 1,26-38

Comentário do Evangelho

Imaculada Conceição: A Resposta de Fé e Confiança


Hoje celebramos Solenidade da Imaculada Conceição da Bem‑Aventurada Virgem Maria, e o Evangelho nos apresenta o anúncio feito à Maria: “Eis a serva do Senhor; cumpra‑se em mim segundo a tua palavra”.
Maria torna‑se modelo de confiança plena na vontade de Deus: ela não age por si, não escolhe por sua própria conta, mas acolhe o plano divino com simplicidade, humildade e prontidão. Diferente de Adão e Eva — que se esconderam, temeram e responderam com evasivas — Maria responde com um sim livre, consciente, total.
Esta resposta de Maria nos chama à conversão interior: não basta “ouvir falar” de Deus, precisamos deixar‑nos interpelar por Ele, entregar‑nos aos seus desígnios, permitir‑lhe agir em nós e através de nós. O Advento e esta solenidade nos convidam a sermos “casas purificadas”, corações abertos, pessoas dispostas a acolher o Filho de Deus que vem.
Que hoje possamos imitar Maria e dizer também o nosso “Eis‑me aqui”, conscientes de que eleita ou não, cada um de nós é chamado a cooperar com a graça de Deus, a viver sem mancha diante dele e a ser testemunha de Sua vinda no mundo.
https://catequisar.com.br/liturgia/08-12-2025/

Reflexão

O cumprimento das promessas de Deus se completa graças ao “sim” de Maria. O anjo aparece a ela e lhe pede que se deixe engravidar pelo Espírito de Deus. O primeiro cumprimento do anjo foi de alegria, pois ela é a cheia de graça. Diante da dúvida, o anjo a tranquiliza e pede que deixe por conta do Espírito Santo. Com seu “sim”, Maria foi responsável por gerar o Deus encarnado. O anjo não aparece a Maria no templo, centro religioso, mas no ambiente familiar, na casa, numa aldeia, nas periferias da Palestina. O primeiro encontro de Deus acontece no seio da família. Deixando-nos possuir pelo Espírito, estaremos gerando o projeto de Jesus. O anjo diz a Maria: “O Senhor está contigo”, demonstrando que ela não está esquecida e abandonada e pode contar com a presença de Deus. Assim como Maria, não vivemos sozinhos nem abandonados no universo. Deus nos acompanha sempre, no íntimo de cada pessoa está a sua presença. Tudo muda quando nos sentimos acompanhados e abraçados pelo amor de Deus.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/8-segunda-feira-11/

Reflexão

«Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo»

Rev. D. David COMPTE i Verdaguer
(Manlleu, Barcelona, Espanha)

Hoje, o Evangelho toca um acorde de três notas. Três notas, nem sempre bem afinadas na nossa sociedade: a do fazer, a da amizade e a da coerência de vida. Hoje em dia, fazemos muitas coisas, mas, temos um projeto? Hoje, que navegamos na sociedade da comunicação, cabe nos nossos corações a solidão? Hoje, na era da informação, esta permite-nos formar a nossa personalidade?
Um projeto. Maria, uma mulher «prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi» (Lc 1,28). Maria tem um projeto. Evidentemente, de proporções humanas. Porém, Deus irrompe na sua vida para apresentar-lhe outro projeto... de proporções divinas. Também hoje, quer entrar em nossa vida e dar proporções divinas ao nosso dia-a-dia humano.
Uma presença. «Não tenhas medo, Maria!» (Lc 1,30). Não construamos de qualquer jeito! Não seja que a adição ao “fazer” esconda um vazio. O matrimônio, a vida de serviço, a profissão não têm de ser uma fuga para diante. «Cheia de graça! O Senhor está contigo» (Lc 1,28). Presença que acompanha e dá sentido. Confiança em Deus, que — por conseguinte— nos leva à confiança com os outros. Amizade com Deus que revigora a amizade com os outros.
Formar-nos. Hoje, recebemos tantos estímulos muitas vezes opostos, que é preciso dar forma e unidade à nossa vida. Maria, diz São Luís Maria Grignion, «é o molde vivo de Deus». Existem duas maneiras de fazer uma escultura, expõe Grignion: uma, a mais difícil, à base de batidas de cinzel. A outra, usando um molde. Esta é mais simples do que a primeira. Mas o sucesso depende de que a matéria seja maleável e o molde desenhe com perfeição a imagem. Maria é o molde perfeito. Procuramo-la, sendo matéria maleável?

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Deus é o pai das coisas criadas; e Maria é a mãe das cosas recriadas. Pois Deus engendrou àquele por quem tudo foi feito; e Maria deu a luz àquele por quem tudo foi salvo» (São Anselmo)

- «O cumprimento do anjo está entretecido com os fios do Antigo Testamento. Maria é o rebento que, na escura noite invernal da história, floresce do tronco abatido de David: de Ela germina a árvore da redenção. Deus não tem fracassado, como podia parecer no início da história: Deus salvou e salva o seu povo» (Bento XVI)

- «Este esplendor de uma santidade de todo singular, com que foi enriquecida desde o primeiro instante da sua conceição (141), vem-lhe totalmente de Cristo: foi remida dum modo mais sublime, em atenção aos méritos de seu Filho (142)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 492)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-12-08

Reflexão

A Imaculada Conceição da Virgem Maria

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje celebramos que Maria é “In-maculada” (sem mancha), santa, desde que foi concebida: como um favor divino singular, Deus evitou-lhe o “contagio” do pecado original. O relato maravilhoso do anuncio a Maria, ajuda-nos a entender o conteúdo do titulo de “Imaculada”.
A saudação do anjo está tecida com fios do Antigo Testamento. Maria, humilde mulher de província, proveniente de estirpe sacerdotal, é o “santo descanso” de Israel, ao quais todos os profetas faziam referência em todos os períodos turbulentos. Nela está presente a verdadeira Sion: no seu coração Deus encontra descanso. Ela é o brotar que, na escura noite invernal da história, floresce do tronco abatido de David: Dela germina a árvore da redenção. Deus não fracassou como podia parecer no inicio da história: Deus salvou e salva o seu povo.
—Maria, tu és o Israel santo; tu dizes “sim” ao Senhor, pões-te plenamente à sua disposição e, assim, convertes-te no templo vivo de Deus.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-12-08

Comentário do Evangelho

A Virgem Maria foi concebida sem pecado original


Hoje, é uma grande festa da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Celebramos que Ela tenha sido concebida cheia de Graça, sem mancha de pecado original. Desde o primeiro momento da sua existência esteve cheia de Deus e totalmente unida à Vontade divina. Porém, isto não significa que a sua vida fosse “fácil”. Cresceu e aprendeu como nós: com esforço.
- Lembras-te onde nasceu Jesus? Não foi cómodo para Maria! Lembras-te onde Jesus Cristo morreu? Também não lhe foi fácil!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-12-08

Nenhum comentário:

Postar um comentário