sábado, 29 de novembro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 29/11/2025

ANO C


Lc 21,34-36

Comentário do Evangelho

Vigilância e Oração: Prepare-se para o Reino de Deus


No Evangelho de hoje, Jesus Cristo nos dirige um apelo direto à vigilância: “Tomai cuidado para que os vossos corações não fiquem insensíveis… Ficai atentos e orai em todo o tempo…”
Essa advertência não é para semear medo, mas para cultivar uma postura de atenção e confiança. Somos convidados a perceber que as distrações da vida — o excesso, o consumo, a ansiedade — podem nos desconectar da verdadeira presença de Deus. Quando deixamos o coração endurecer, corremos o risco de perder o tino para o que realmente importa: o encontro com o Filho do Homem.
Ao mesmo tempo, há uma promessa no chamado à oração e à vigilância: não estamos sós nem abandonados. A Palavra assegura que, com atenção e oração, teremos força para “escapar de tudo o que deve acontecer” e permanecer firmes em pé diante d’Ele.
Para você que lê com fé, o convite é simples: imagine‑se em pé, vigilante, livre das amarras do costume e das preocupações, olhando com clareza para o que Deus quer fazer em sua vida agora. Não espere para reagir — desperte hoje para viver no amor e na fidelidade.
https://catequisar.com.br/liturgia/29-11-2025/

Reflexão

No dia que marca o fim do ano litúrgico, o Evangelho nos mostra que o dia do Senhor está próximo, e os cristãos devem esperá-lo com um coração fiel, para serem acolhidos pelo Filho do Homem. Como que preanunciando esse dia, Daniel revela que o fim da perseguição está próximo, que o tirano perseguidor será condenado e que a realeza e o poder que existem debaixo dos céus serão entregues ao povo dos santos do Altíssimo. A comunidade deve sempre tomar cuidado para não relaxar ou dar mau exemplo, assumindo os vícios da sociedade mundana. A vida desregrada e o envolvimento com os bens materiais ofuscam a mensagem de Jesus e não permitem que o Reino de Deus seja concretizado. Estejamos preparados e vigilantes para esse dia, como pede Jesus.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/29-sabado-11/

Reflexão

«Ficai atentos e orai a todo momento»

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, último dia do Tempo Comum, Jesus adverte-nos com clareza meridiana sobre a sorte da nossa passagem por esta vida. Se nos empenhamos, obstinadamente, em viver absorvidos pelos afazeres imediatos da vida, chegará o último dia da nossa existência terrena tão de repente que a própria cegueira da nossa gula nos impedirá de reconhecer o mesmíssimo Deus que virá (porque aqui estamos de passagem, sabia?) para levar-nos à intimidade do Seu Amor infinito. Será qualquer coisa como o que ocorre com um menino malcriado: está tão entretido com os seus brinquedos, que no final esquece o carinho dos seus pais e a companhia dos seus amigos. Quando se dá conta, chora desconsolado pela sua inesperada solidão.
O antídoto que Jesus nos oferece é igualmente claro: «ficai atentos e orai a todo momento» (Lc 21, 36). Vigiar e orar … O mesmo aviso que deu aos seus Apóstolos na noite em que foi traído. A oração tem uma componente admirável de profecia, muitas vezes esquecida na pregação, ou seja de passar de mero “ver” a “observar” o quotidiano na sua mais profunda realidade. Como escreveu Evágrio Pôntico, «a vista é o melhor de todos os sentidos; a oração é a mais divina de todas as virtudes». Os clássicos da espiritualidade chamam-lhe “visão sobrenatural”, olhar com os olhos de Deus. Ou o que é o mesmo, conhecer a Verdade: de Deus, do mundo, de mim próprio. Os profetas foram, não só os que “pregaram o que haveria de vir”, mas também os que sabiam interpretar o presente na sua justa medida, alcance e densidade. Resultado: souberam reconduzir a história, com a ajuda de Deus.
Tantas vezes nos lamentamos da situação do mundo. – Onde iremos parar? Dizemos. Hoje, que é o último dia do Tempo Comum, é dia também de resoluções definitivas. Quem sabe, já está na hora de mais alguém estar disposto a levantar-se da sua embriaguez do presente e ponha mãos à obra de um futuro melhor. Quer ser você? Pois, ânimo! E que Deus o abençoe.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Devemos ter paciência e perseverança, queridos irmãos, para que, depois de ter sido admitidos na esperança da verdade e da liberdade, possamos chegar mesmos à verdade e à liberdade» (São Cipriano)

- «No nosso coração aninha-se, a nostalgia da escravidão, porque aparentemente é mais reconfortante, mais do que a liberdade, que é muito mais arriscada. E nós gostamos de ser enjaulados por muitos fogos de artifício, aparentemente bonitos, mas, que na realidade duram apenas alguns momentos» (Francisco)

- «(…) A Epístola aos Gálatas opõe as obras da carne aos frutos do Espírito: ‘As obras da natureza decaída ("carne") são claras: imoralidade, impureza, libertinagem, idolatria… excessos de bebida e de comida e coisas semelhantes a estas. Sobre elas vos previno, como já vos tinha prevenido: os que praticam ações como estas, não herdarão o Reino de Deus’ (5,19-21)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.852)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-11-29

Reflexão

Consciência de vida eterna

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje devemos fazer que madure em nós uma nova consciência da nossa vocação à vida eterna, vivendo de tal maneira que podamos comparecer —cara a cara diante de Deus— com a nossa vida atual. O tempo que é pura transição desmorona-se e converte-se em mera caducidade.
Durante as décadas passadas, se escondeu cada vez mais o pensamento do mais além e a da vida eterna, e se considerou marginal incluso na predicação da Igreja. Temia-se, quiçá, que a excessiva atenção ao pensamento do mais além levasse aos cristãos a descuidar este mundo e sua concreta realidade histórica. Parecia que os cristãos se haviam preocupado só a meias de construir este mundo, pondo em jogo só a metade do seu coração. Mas, certamente o mundo não resultou mais habitável ou mais humano com estas ideologias.
—Concede-me, Jesus, viver com “consciência de vida eterna” e, assim liberar-me da avidez de querer acabar tudo e imediatamente, porque sei que este é tempo de trabalhar.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-11-29

Comentário do Evangelho

Jesus pede para orar e não nos deixar sermos dominados pelo materialismo: "Estejam acordados"


Hoje, Jesus pede-nos um espírito desperto e vigilante. Acontece algo? Sim, Cristo veio à terra há vinte séculos e muitos ainda não sabem ou não fazem caso: os seus corações estão muito ocupados com coisas e mais coisas. A liberdade serve sobretudo para amar, não para se entreter.
- Quando rezamos somos capazes de honrar Deus no meio deste mundo tão apaixonante, gozando das coisas sem deixar-nos roubar o coração pelas coisas. Só há um amor que tem o direito de “roubar” o meu coração!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-11-29

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

O último dia do ano litúrgico alerta-nos para o final dos tempos, sob Jesus, trazido do céu até nós por Maria, mas já voltado para o céu. Enquanto isso, os santos do Altíssimo sofrem sob reinos que às vezes até os vencem. Mas chegará o dia em que “o Ancião de muitos dias”, o Pai, fará justiça a seus santos, destruirá os reinos do mal e passará seu reino eterno ao povo de seus santos, sob a guia de seu eterno Filho, o Filho do Homem, “a quem todos os reis servirão e prestarão obediência”. Até que esse dia chegue, cabe-nos o alerta do próprio Jesus que virá até cada um de nós, finalizando nosso tempo na terra: fiquemos atentos, oremos a todo momento para termos força de ficar de pé diante dele, por termos seguido a Ele na prática do bem.
Coleta
Senhor Deus, concedei aos vossos servos e servas a perfeita saúde de alma e de corpo, e, pela gloriosa intercessão da Bem-aventurada sempre Virgem Maria, livrai-nos das tristezas do tempo presente e conduzi-nos às alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=29%2F11%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário