sábado, 21 de junho de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 21/06/2025

ANO C


Mt 6,24-34

Comentário do Evangelho

Confiança em Deus


O tema dos dois tesouros – o da terra e o do céu – guarda uma forte conexão com o início do evangelho de hoje, que aborda a relação com os “dois senhores”. Ambos os temas conduzem à reflexão sobre a importância de manter um coração indiviso, totalmente voltado para o amor a Deus sobre todas as coisas, um mandamento central tanto para a tradição judaica quanto para a cristã.
À medida que depositamos nossa atenção nas riquezas ou em qualquer outra pessoa ou coisa, o lugar de Deus é retirado de nossa vida. Jesus aprofunda essa exortação, alertando-nos para o cuidado com a ansiedade que se origina das necessidades diárias. Longe de incentivar a acomodação ou a ociosidade, o Mestre convida os discípulos a confiarem plenamente em Deus, abandonando-se à Sua vontade e priorizando o “hoje”.
Se Deus providencia o necessário para os pássaros e os lírios do campo, quanto mais cuidará dos Seus fiéis, que valem mais, pois são Seus filhos e Ele os conhece profundamente. Buscar o Reino de Deus e confiar plenamente no Senhor resulta em uma atitude serena diante das dificuldades cotidianas. Essa mensagem traz ânimo à comunidade de fé, que muitas vezes se encontra cansada, desanimada e sem esperança quanto ao futuro.
https://catequisar.com.br/liturgia/confianca-em-deus/

Reflexão

As palavras de Jesus continuam muito atuais. Continuamos constantemente preocupados com o que vestir, o que comer e beber, ou quanto dinheiro conseguiremos poupar. Cristo nos alerta para nossa excessiva preocupação com coisas materiais e a consequente falta de confiança em Deus. Isso não significa que devemos ser desleixados ou algo parecido, mas nossa preocupação deve mudar de foco, porque os bens materiais são passageiros e perecíveis, mas Deus é eterno. Não podemos nos apegar ou querer ser grandes e fortes por aquilo que possuímos, mas devemos deixar que Deus revele em nós sua força e poder, vencendo toda fragilidade humana. Quando buscamos o Reino de Deus e sua justiça, tudo o mais nos é dado por acréscimo, afirma Jesus.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/21-sabado-8/

Reflexão

«Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo»

P. Jacques PHILIPPE
(Cordes sur Ciel, França)

Hoje, o Evangelho fala claramente de viver o “momento presente”: não dar voltas ao passado, mas abandonar-se em Deus e à sua misericórdia. Não se atormentar pelo amanhã, mas confiar na sua providência. Santa Teresinha do Menino Jesus afirmava: «Só me guia o abandono, não tenho outra bússola!».
A preocupação nunca resolveu nenhum problema. O que resolve os problemas é a confiança, a fé. «Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é lançada ao forno, não fará Ele muito mais por vós, homens de pouca fé?» (Mt 6,30), disse Jesus.
A vida não é por si mesma problemática demais, é o homem que tem pouca de fé... A existência nem sempre é fácil. Por vezes é pesada; sentimo-nos frequentemente feridos e escandalizados pelo que sucede na nossa vida ou nas dos outros. Mas, enfrentemos tudo isto com fé e tentemos viver dia após dia, com a confiança em que Deus cumprirá as suas promessas. A fé nos levará à salvação.
«Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação! A cada dia basta o seu mal» (Mt 6,34). O que significa isto? Hoje, procura viver de maneira justa, segundo a lógica do Reino, na confiança, na simplicidade, na procura de Deus, no abandono. E Deus se ocupará do resto...
Dia após dia. É muito importante. O que, muitas vezes, nos esgota são todas essas lembranças do passado e o medo do futuro; enquanto que, quando vivemos no momento presente, encontramos, de maneira misteriosa, a força. O que tenho que viver hoje, tenho a graça de Deus para o viver. Se amanhã devo fazer frente a situações mais difíceis, Deus aumentará a sua graça. A graça de Deus é dada no momento, no dia a dia. Viver o momento presente pressupõe aceitar a debilidade: renunciar a refazer o passado ou dominar o futuro e contentar-se com o presente.
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Uma vez que nascemos para o presente e renascemos para o futuro, não nos entreguemos totalmente aos bens temporais, mas tenhamos como meta o eterno» (São Leão Magno)

- «“Não, não, não mais de um filho, porque não podemos tirar férias, não podemos ir a tal lugar, não podemos comprar a casa”, “É bom seguir o Senhor, mas até certo ponto”... É isso que o bem-estar faz: nos derruba, nos tira a coragem, aquela coragem forte de caminhar perto de Jesus» (Francisco)

- «O Senhor lamenta-Se dos ricos, porque eles encontram a sua consolação na abundância de bens (287). ‘O orgulhoso procura o poder terreno, ao passo que o pobre em espírito procura o Reino dos céus’ (288). O abandono à providência do Pai do céu liberta da preocupação pelo amanhã (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.547)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-06-21

Reflexão

«Não vos preocupeis com o dia de amanhã»

Rev. D. Carles ELÍAS i Cao
(Barcelona, Espanha)

Hoje, Jesus diz-nos: «Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro» (Mt 6,24). Com estas palavras confronta-nos com a nossa insegurança, que tentamos superar apoiando-nos na tranquilidade de ter, não só o necessário, mas também o que nos apetece, o que nos leva ao consumismo e ao desperdício.
«Que escute o avarento; que escute aquele que pensa que, chamando-se cristão, pode servir ao mesmo tempo as riquezas e Cristo. Contudo, não falo daquele que tem riquezas, mas sim daquele que serve as riquezas; daquele que é escravo das riquezas e que as guarda como um escravo; pois quem se livrou dessa escravidão consegue distribuir as riquezas como um senhor» (São Jerónimo).
Como nas bem-aventuranças —ou como noutra passagem chave, como a do mandamento novo (Jo 13,34-35)—, hoje o Senhor convida a decidirmo-nos por uma confiança ilimitada num Pai que se nos dá como providência, pela busca do Reino da justiça, da paz e da alegria, por uma verdadeira pobreza interior da alma, que retorne uma e outra vez com “gemidos inefáveis” (cf. Rm 8,26) a Quem unicamente pode saciar o nosso desejo de plenitude e de eternidade. Tomando como ponto de partida este abandono, esta precariedade conscientemente assumida, ponhamos toda a nossa esperança no seguimento de Cristo.
Deixando o passado ao perdão de Deus e afugentando temores e preocupações por um futuro que ainda não chegou, Jesus convida-nos a viver o dia de “hoje”, que é o único que agora temos. E neste “hoje” Ele oferece-se como o pão de cada dia. «Só o presente nos pertence, sendo incerta a esperança do futuro (...). Basta a cada dia o seu mal. Porque nos angustiamos com o amanhã?» (São Gregório de Nisa).
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-06-21

Reflexão

Filhos de Deus: confiança na providência divina

Rev. D. Joaquim MESEGUER García
(Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje, Jesus nos confronta diante das preocupações da vida que às vezes nos agonizam e nos fazem perder a paz e, o faz nos mostrando que Deus tem nos cuida, que nada faltará e, que por isso o importante é trabalhar pelo Reino de Deus e pela sua justiça.
Fomos criados por Deus e Ele nos prometeu que nunca nos abandonará; podemos ficar seguros, então, de que nossa vida está em boas mãos. O Senhor tem previsão e cuidado do mundo e de suas criaturas, quanto mais de seus filhos! Na vida devemos nos preocupar, mas não nos afligir pelos problemas, porque sabemos que Deus está conosco, nos leva com Ele e nos acompanha.
—Senhor, Deus de bondade, danos teu amor e as coisas que precisamos para viver dignamente; que confiando na tua providência, saibamos compartilhar com os outros os bens que generosamente nos outorgas.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-06-21

Comentário sobre o Evangelho

O Sermão da Montanha: "Não se preocupem com o amanhã"


Hoje, Jesus transmite-nos paz, sobretudo porque estamos nas mãos do nosso Pai-Deus, que é bom e cuida de toda a criação, mas especialmente de cada um de nós.
- Se calhar temos a comida e a bebida garantidas. Mas as modas, os caprichos, «que vamos vestir?»... Sobram-nos preocupações e falta-nos agradecimento a Deus! Não achas?
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-06-21

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

“Ninguém pode servir a dois senhores... vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”: a ambição é uma idolatria, uma deusa. Em vez disso, confiemos na amorosa providência do Pai, que alimenta os pássaros dos céus, que “não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns”. E para o Pai, valemos muito mais que os pássaros! Busquemos o essencial, “o Reino de Deus e a sua justiça”, e tudo o mais Ele nos dará por acréscimo. Sintamo-nos “pobres em espírito”, vazios de nós mesmos, um nada sem Deus, “para que a força de Cristo habite em nós”, então, seremos fortes. Pois é na nossa fraqueza que a força de Deus encontra condições de se manifestar em nós.
Oração
Ó Deus, fonte dos dons celestes, reunistes em São Luís Gonzaga a prática da penitência e uma admirável pureza de vida, concedei-nos, por seus méritos e preces, que, se não soubemos imitá-lo em sua vida inocente, sigamos fielmente seus exemplos na penitência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=21%2F06%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário