sábado, 21 de dezembro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 21/12/2024

ANO C


Lc 1,39-45

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Maria visita sua prima Isabel


Duas mulheres se encontram, em um encontro verdadeiro, que produz logo alegria. Maria é a primeira a fazer a saudação. O que terá dito? A paz esteja contigo ou simplesmente “a paz”, “shalom”, “as salam alaikum”. E imediatamente o menino pulou de alegria no ventre de sua mãe. Duas mulheres portadoras de uma relação que elas mesmas desconhecem. Maria traz aquele que vem depois, mas passa adiante, porque existia antes daquele que Isabel traz em seu ventre.
Os dois meninos já se encontram. Encontram-se na solidariedade de Maria e na acolhida de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres, feliz és tu que acreditaste!”. Isabel está cheia do Espírito Santo, que coloca em sua boca palavras reveladoras. As montanhas de Judá saltam de alegria. Sobem ao céu cantos de júbilo.
Magnificat e Benedictus proclamam a glória de Deus e sua infinita misericórdia. Maria veio depressa para prestar serviço. Trouxe consigo a salvação. Na acolhida de Isabel, a alegria se expandiu. Nossa Igreja traz no seio o segredo de um mistério que levamos cada dia a todo aquele que encontramos. Paz, paz para ti, nós desejamos! E a paz é o segredo que conosco levamos.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/maria-visita-sua-prima-isabel-2/ https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/-maria-visita-isabel-21122024

Reflexão

Tendo concebido pelo Espírito Santo, Maria sente-se impelida a visitar Isabel, para lhe comunicar a grande experiência. Isabel, por sua vez, também anseia por cantar as maravilhas que o Senhor está realizando em sua vida. Apesar de ser idosa e estéril, ela está gestando um filho, que será chamado João. O Espírito Santo é o grande protagonista desses acontecimentos. De fato, Maria concebe pelo Espírito Santo. “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê pulou de alegria em seu ventre. Isabel ficou plena do Espírito Santo.” E João, conforme o anúncio do anjo, “estará cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe” (Lc 1,15b). Isabel e Maria, duas mulheres grávidas pelo poder do Senhor, se unem na celebração da grandiosa obra salvadora de Deus.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/21-sabado-7/

Reflexão

«Feliz aquela que acreditou!»

Rev. D. Àngel CALDAS i Bosch
(Salt, Girona, Espanha)

Hoje, o texto do Evangelho corresponde ao segundo mistério gozoso: a «Visitação de Maria à sua prima Isabel». É realmente um mistério! Uma explosão silenciosa de um júbilo profundo, como a história nunca nos tinha narrado! É a alegria de Maria, que acaba de conceber por obra e graça do Espírito Santo. A palavra latina “gaudium” exprime um júbilo profundo, intimo, que não explode para fora. Apesar disso, as montanhas de Judá cobriram-se de gozo. Maria exultava como uma mãe que acaba de saber que espera um filho. E que Filho! Um Filho que, já antes de nascer, peregrinava por caminhos pedregosos que conduziam até Ain Karen, aconchegado no coração e nos braços de Maria.
Alegria na alma e no rosto de Isabel, e no menino que salta de regozijo nas suas entranhas. As palavras da prima de Maria hão de atravessar os tempos: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!» (cf. Lc 1,42). A recitação do rosário como fonte de alegria, é uma das novas perspectivas descobertas por são João Paulo II na sua Carta apostólica sobre O Rosário da Virgem Maria.
A alegria é inseparável da fé. «Como mereço que a mãe do meu Senhor me venha visitar?» (Lc 1,43). A alegria de Deus e de Maria difundiu-se por todo o mundo. Para a receber, basta abrir-se pela fé à ação permanente de Deus na nossa vida, e fazer caminho com o Menino, com Aquela que acreditou, e pela mão enamorada e forte de São José. Pelos caminhos da terra, pelo asfalto ou pelos paralelepípedos ou por terrenos lamacentos, um cristão leva sempre consigo duas dimensões da fé: a união com Deus e o serviço aos outros. Tudo bem unido: com uma unidade de vida que impeça uma solução de continuidade entre uma coisa e outra.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Desde o momento em que soube, Maria, com o jubilo do seu desejo, dirigiu-se para as montanhas. Cheia de Deus, como não iria dirigir-se rapidamente para as alturas? A lentidão no esforço é estranha à graça do Espirito» (Santo Ambrósio)

- «A visita de Maria e Isabel leva ao encontro entre Jesus e João no Espirito Santo. Jesus é o mais jovem, aquele que virá depois. Mas é a Sua proximidade o que faz saltar João no seio materno e enche do Espírito Santo, Isabel» (Bento XVI)

- «Isabel é a primeira, na longa sequência das gerações, a declarar Maria bem-aventurada: «Feliz d'Aquela que acreditou...» (Lc 1, 45); Maria é «bendita entre as mulheres», porque acreditou no cumprimento da Palavra do Senhor (...). Pela sua fé, Maria tornou-se a mãe dos crentes, graças a quem todas as nações da terra recebem Aquele que é a própria bênção de Deus: Jesus, «fruto bendito do vosso ventre» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.676)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-12-21

Reflexão

A Visitação: ai aonde chega Maria se faz presente Jesus

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, Maria vai visitar sua prima Isabel, já anciã, a quem todos tinham por estéril. Porém, estava no sexto mês de uma gestação que era um dom de Deus. A Virgem leva nas suas entranhas a Jesus, recentemente concebido. É uma mulher jovem, mas não tem medo, porque Deus está com Ela, dentro Dela.
Quando entra na casa de Isabel, seu cumprimento vai cheio de graça: João pula de alegria dentro das entranhas da sua mãe, como se percebesse a presença de Aquele a quem o dia de amanhã anunciará a Israel. Neste encontro o protagonista silencioso é Jesus. Maria o leva no seu seio como um sacrário e, nos o oferece como o dom mais sagrado. Ai aonde chega Maria se faz presente Jesus.
—A alegria sempre há de ser comunicada e compartilhada: Santa Maria foi imediatamente a comunicar-lhe a Santa Isabel. Este é meu autêntico compromisso no Advento: Levar aos outros a maior das alegrias: O Natal.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-12-21

Comentário sobre o Evangelho

A Visitação da Virgem Maria a Santa Isabel


Hoje escutamos um diálogo cheio de gozo entre duas mães: Maria e Isabel. Mas… surpresa! Quem dialoga realmente são dois “personagens” que estão na barriga de sus madres: Jesus —ainda um embrião de poucos dias— y Juan Batista —de seis meses.
—Os dois protagonistas daquele solene momento foram dois bebes, ainda não nascidos! Respeitemos sempre a vida humana!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-12-21

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Que sonho de Deus! Que sejamos como noiva apaixonada por Ele, que o tenha como “o meu amado”, que o sinta como igualmente apaixonado por nós. Sim, vê-lo vindo a nós “saltando pelos montes... (como) uma gazela”, dizendo-nos: “Levanta-te, minha amada, e vem... mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz... (que) é tão doce, e gracioso o teu semblante”!
Em Maria, o Pai tem essa noiva apaixonada por Ele, que também corre apressada pela montanha, no júbilo de tê-lo em seu seio e coração, de ser dele, de estar a seu dispor, fazendo o que Ele mais espera dela: levar seu Filho Salvador, o encarnado Deus apaixonado, à sua noiva, à humanidade, representada em Isabel e Zacarias.
Oração
OUVI COM BONDADE, Ó SENHOR, as preces do vosso povo, para que, alegrando-nos hoje com a vinda do vosso Filho Unigênito em nossa carne, alcancemos o prêmio da vida eterna, quando ele vier em sua glória. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=21%2F12%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário