sábado, 9 de novembro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 09/11/2024

ANO B


Jo 2,13-22

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus expulsou todos vendedores do Templo


A Basílica de São João de Latrão, São João Evangelista e São João Batista é a catedral de Roma. Sendo Roma a sede de Pedro, a Basília de Latrão é considerada a mãe de todas as igrejas. Latrão é o nome do lugar onde se construiu a residência do Papa e a igreja dedicada ao Divino Salvador. O nome vem da família dos Lateranos, que tinha aí uma propriedade. Hoje celebramos o dia da consagração ou dedicação da igreja pelo Papa São Silvestre I, em 324. O verdadeiro templo de Deus, porém, é o Corpo de Cristo, do qual ele é a cabeça e nós, os membros. Podemos viver a vida cristã sem templos e sem igrejas, embora a natureza humana precise de abrigo e proteção e de sinais visíveis.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/jesus-expulsou-todos-vendedores-do-templo/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/-o-novo-santuario-09112024

Reflexão

Laterano (Latrão) era o sobrenome de uma das antigas famílias romanas cujas propriedades foram confiscadas por Nero. No século IV, o imperador Constantino doou parte dessas terras ao bispo de Roma (papa), para edificar aí a primeira catedral cristã. É considerada a igreja-mãe de Roma. Por suas atitudes e palavras, o Mestre esclarecia a seus discípulos que ele, Jesus, é o novo templo de Deus, a morada do Altíssimo entre nós (cf. Jo 1,14). É por Cristo, com Cristo e em Cristo que os louvores da humanidade se elevam a Deus. Naturalmente, o povo, para se congregar, necessita de igrejas físicas. Mas estas só têm sentido porque remetem à Igreja, corpo de Cristo (cabeça e membros), animada pelo Espírito Santo. As igrejas de pedra ou tijolos são, portanto, um sinal da presença de Cristo.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/9-sabado-9/

Reflexão

«Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei»

Rev. D. Joaquim MESEGUER García
(Rubí, Barcelona, Espanha)

Hoje, nesta festa universal da Igreja, lembramos que obstante Deus não pode ser contido entre as paredes de nenhum edifício do mundo, desde muito tempo atrás o ser humano sentiu a necessidade de reservar espaços que favoreçam o encontro pessoal e comunitário com Deus. No início do cristianismo, os locais de encontro com Deus eram as casas particulares, nas que reuniam-se as comunidades para a oração e a fração do pão. A comunidade reunida era — como também é hoje—o templo santo de Deus. Com o passar do tempo, as comunidades foram construindo edifícios dedicados às reuniões litúrgicas, a predicação da Palavra e a oração. E assim como no cristianismo, com o passo da perseguição à liberdade religiosa no Império Romano, apareceram as grandes basílicas, entre elas São João de Letran, a catedral de Roma.
São João de Letran é o símbolo da unidade de todas as Igrejas do mundo com a Igreja de Roma e, por isso esta basílica ostenta o título de Igreja principal e mãe de todas as Igrejas. Sua importância é superior à da mesma Basílica de São Pedro do Vaticano, pois na realidade esta não é uma catedral, senão um santuário sobre o túmulo de São Pedro e o local de residência atual do Papa que, como Bispo de Roma, tem na Basílica Lateranense sua catedral.
Mas não podemos perder de vista que o verdadeiro local de encontro do homem com Deus, o autêntico templo, é Jesus Cristo. Por isso, Ele tem plena autoridade para purificar a casa do seu Pai e pronunciar estas palavras: «Destruí este templo, e em três dias eu o reerguerei» (Jo 2,19). Graças à entrega da sua vida por nós, Jesus Cristo fez dos crentes um templo vivo de Deus. Por esse motivo, a mensagem cristã lembra-nos que toda pessoa humana é sagrada, está habitada por Deus e, não podemos profana-la usando-a como um meio.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Quando recordarmos a Consagração de um templo, pensemos no que São Paulo disse: "Cada um de nós é um templo do Espírito Santo". Oxalá conservemos a nossa alma bela e limpa, como Lhe agrada a Deus que sejam os seus templos santos» (Santo Agostinho)

- «Hoje, festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, recordemos como o Senhor deseja habitar em cada coração. Mesmo se por acaso nos afastemos Dele, a Nosso Senhor bastão apenas três dias para reconstruir o Seu templo dentro de nós» (Francisco)

- «As Igrejas particulares são plenamente católicas pela comunhão com uma de entre elas: a Igreja Romana, «que preside à caridade (...). 0 Senhor fez de Pedro o fundamento visível da sua Igreja. Deu-lhe as chaves dela. O bispo da Igreja de Roma, sucessor de S. Pedro, é «a cabeça do colégio dos bispos, vigário de Cristo e pastor da Igreja universal neste mundo» (Catecismo da Igreja Católica, nº 834 e 936)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-11-09

Reflexão

Dedicação da Basílica do Laterano em Roma

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje celebramos a Dedicação da basílica de São João de Latrão, chamada “mãe e cabeça de todas as Igrejas da Urbe e o Orbe”. Esta basílica foi a primeira em ser construída depois do edito do imperador Constantino (ano 313 dC), concedendo ao cristianismo a liberdade de religião. Constantino também doou ao Papa Melquíades a antiga propriedade da família dos Laterani e, ai fez construir a basílica, o batistério e a residência do Bispo de Roma, onde moraram os Papas até o período avinhonés.
O Papa Silvestre celebrou a dedicação da basílica no ano 324 e, o templo foi consagrado ao Santíssimo Salvador. Mais tarde foram acrescentados os nomes de São João Batista e São João Evangelista, de onde deriva sua denominação mais conhecida. Esta festa, a partir de 1565, estendeu-se a todas as Igrejas do rito romano.
—Honrando o edifício sagrado queremos expressar amor e veneração à Igreja romana que preside na caridade a toda a comunhão católica.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-11-09

Comentário sobre o Evangelho

Vivamos em unidade com a Igreja de Roma, que preside a Igreja universal na caridade


Hoje, unimo-nos especialmente ao Bispo de Roma. Por vezes pensamos que o Vaticano é a “catedral” da Igreja Católica, mas não é assim! A Igreja Universal existe e manifesta-se nas Igrejas Particulares, ou seja, nas dioceses. Entre estas sobressai a de Roma porque “preside na caridade”. Em todo o caso, Jesus Cristo - o verdadeiro Templo de Deus - está em todas essas Igrejas Particulares.
- Jesus encarregou Simão Pedro de velar pela fé dos fiéis. Pedro estabeleceu a sua Sede em Roma e, desde então, todos os Papas que lhe sucedem exercem a sua missão desde aí, sendo a Basílica de São João de Latrão a sua catedral.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-11-09

Meditação

À primeira vista, este fato do Evangelho não combina com a imagem que, geralmente, se tem ou temos de Jesus. Parece, porém, que não adianta querer adoçar sua atitude. Indignou-se com o que via, fez um chicote de cordas para limpar o ambiente, usou palavras fortes, agiu com autoridade e força. Podemos concluir que, quando necessário, a bondade, o amor e a justiça exigem que tomemos posição. Principalmente se são os pobres os mais feridos, explorados e enganados.
Oração
Ó DEUS, com pedras vivas e escolhidas preparais um templo eterno para a vossa glória; aumentai na vossa Igreja os dons do Espírito que lhe destes, para que vosso povo fiel cresça sempre mais, edificando a Jerusalém celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=09%2F11%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário