Tema do dia
O AMOR A DEUS E AOS IRMÃOS É QUE NOS LEVA A VIVER A PLENITUDE DO REINO
No início de sua carta aos efésios, o apóstolo Paulo expõe o seu carinho e zelo pelos irmãos. A mensagem toda está impregnada do desejo de graça, paz, bênção, santidade, perdão, liberdade e Amor. Exemplo de relacionamento que nós, discípulos do século 21, devemos seguir.
Fonte: Arquidiocese BH em 15/10/2020
PALAVRAS DO SANTO PADRE
Este tirar a capacidade de compreender a revelação de Deus, de compreender o coração de Deus, de compreender a salvação de Deus - a chave para o conhecimento -, podemos dizer que é um esquecimento grave. Porque esquecemos a gratuidade da salvação, esquecemos a proximidade de Deus e a sua misericórdia. E precisamente aqueles que se esquecem da gratuidade da salvação, da proximidade de Deus e da sua misericórdia, levaram embora a chave do conhecimento. Para elas Deus é aquele que fez a lei. E este não é o Deus da revelação. Na realidade o Deus da revelação é o Deus que começou a caminhar conosco desde Abraão até Jesus Cristo: Deus que caminha com o seu povo. Por isso, quando se perde esta relação de proximidade ao Senhor, cai-se nesta mentalidade obtusa que crê na autossuficiência da salvação com o cumprimento da lei. Eis a proximidade de Deus. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 19 de outubro de 2017)
Oração para antes de ler a Bíblia
Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.
Quinta-feira, 28ª Semana do Tempo Comum
Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir, Memória
Cor: Vermelho
Primeira Leitura (Ef 1,1-10)
Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir| Quinta-feira - 17/10/2024
Início da Carta de São Paulo aos Efésios.
1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus: 2a vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.
4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos os seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.
7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Responsório Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 2a)
Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir| Quinta-feira - 17/10/2024
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte a santo alcançaram-lhe a vitória!
— O Senhor fez conhecer a salvação, e as nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
— Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!
Evangelho (Lc 11,47-54)
Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir| Quinta-feira - 17/10/2024
Denúncias contra fariseus e especialistas da Lei
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse o Senhor: 47“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armaram ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Oração para depois de ler a Bíblia
Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário