sábado, 8 de junho de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 08/06/2024

ANO B


Lc 2,41-51



COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Maria guardava tudo em seu coração


Desde que os Reis Magos encontraram o Menino com Maria, sua Mãe, sabemos que não é possível encontrar um sem o outro. Celebramos o Coração de Jesus e temos que celebrar o Coração de Maria. Afinal, tudo o que é humano em Jesus foi formado do corpo de Maria. Assim também o seu coração. Hoje, o Coração de Maria se nos apresenta com sede de contemplação. Nele estão todos os acontecimentos da vida de seu Filho, que Maria guardava em seu coração e os meditava, diz São ucas, por ocasião da visita dos pastores em Belém. Maria é o sacrário vivo do Filho de Deus entre nós.
Cônego Celso Pedro da Silva,
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/maria-guardava-tudo-em-seu-coracao/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/sua-mae-guardava-tudo-isso-em-seu-coracao-08062024

Reflexão

Ressaltada desde os Padres da Igreja, a grandeza do coração de Maria recebe devoção especial durante a Idade Média. A passagem da devoção privada ao culto público do coração de Maria é obra de São João Eudes (1601-1680). Em 1942, o papa Pio XII estendeu essa festa a toda a Igreja. O caminho para Jerusalém é imagem da caminhada de fé, vivida por Maria no seu coração. Os pais sempre alimentam projetos com relação ao futuro dos filhos. Com doze anos, Jesus entra, responsavelmente, na sociedade cultual e social do povo da Aliança. O que fará ele de sua vida? Jesus deve realizar o projeto do Pai, projeto para o qual nasceu. Jerusalém (mencionada três vezes) é a meta rumo à qual Jesus caminha em total obediência à vontade do Pai. Com Jesus devem caminhar também sua Mãe e todo discípulo seu.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/8-sabado-9/

Reflexão

«Sua mãe guardava todas estas coisas no coração»

Rev. D. Jordi PASCUAL i Bancells
(Salt, Girona, Espanha)

Hoje celebramos a memória do Coração Imaculado de Maria. Um coração sem mancha, cheio de Deus, aberto totalmente a obedecer-lhe e escutar-lhe. O coração, em linguagem da Bíblia, refere-se ao mais profundo da pessoa, de onde emanam todos os seus pensamentos, palavras e obras. O que emana do coração de Maria? Fé, obediência, ternura, disponibilidade, espírito de serviço, fortaleza, humildade, simplicidade, agradecimento, e todo um rol infindável de virtudes.
Por quê? A resposta a encontramos nas palavras de Jesus: «Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração» (Mt 6,21). O tesouro de Maria é o seu Filho, e nele tem posto todo o seu coração; os pensamentos, palavras e obras de Maria têm como origem e como fim contemplar e agradar ao Senhor.
O Evangelho de hoje dá-nos uma boa mostra disso. Depois de narrarmos a cena do menino Jesus perdido e encontrado no templo, diz-nos que «sua mãe guardava todas estas coisas no coração» (Lc 2,51). São Gregório de Nisa comenta: «Deus deixa-se contemplar pelos que têm o coração purificado». Que guarde Maria no seu coração? Desde a Encarnação até a Ascensão de Jesus ao céu, passando pelas horas amargas do Calvário, são tantas e tantas recordações meditadas e aprofundadas: a alegria da visita do anjo Gabriel manifestando-lhe o desígnio de Deus para Ela, o primeiro beijo e o primeiro abraço a Jesus recém-nascido, os primeiros passos de seu Filho na terra, ver como ia crescendo em sabedoria e em graça, a sua “cumplicidade” nas bodas de Caná, os ensinamentos de Jesus na sua pregação, a dor do salvador da cruz, a esperança no triunfo da Ressurreição.
Peçamos a Deus ter o gozo de amá-lo cada dia de um modo mais perfeito, com todo o coração, como bons filhos da Virgem.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria» (Santo Irineu de Lião)

- «A devoção ao Coração de Maria tem muita importância, porque amando seu Filho a humanidade toda, Maria intervinde particularmente como um instrumento que nos conduz para Ele» (São João Paulo II)

- «O reencontro de Jesus no templo é o único acontecimento que quebra o silencio dos evangelhos sobre os anos ocultos de Jesus. Nele, Jesus deixa entrever o mistério da sua consagração total à missão decorrente da sua filiação divina:” Não sabíeis que Eu tenho de estar na casa do meu Pai?”. Maria e José “não compreenderam” esta palavra, mas acolheram-na fé, e Maria “guardava no coração todas estas recordações”, ao longo dos anos em que Jesus permaneceu oculto no silencio duma vida normal.» (Catecismo da Igreja Católica, n° 534)
Fonte: https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-06-08

Reflexão

O coração

Rev. D. Jordi PASCUAL i Bancells
(Salt, Girona, Espanha)

Hoje celebramos o Coração Imaculado de Maria. Um coração sem mancha, cheio de Deus, aberto totalmente a obedecer-lhe e escutar-lhe. O coração, em linguagem da Bíblia, refere-se ao mais profundo da pessoa, de onde emanam todos os seus pensamentos, palavras e obras. O que emana do coração de Maria? Fé, obediência, ternura, disponibilidade, espírito de serviço, fortaleza, humildade, simplicidade, agradecimento, e todo um rol infindável de virtudes.
O tesouro de Maria é o seu Filho, e Nele tem posto todo o seu coração; os pensamentos, palavras e obras de Maria têm como origem e como fim contemplar e agradar ao Senhor. Que guarde Maria no seu coração? Desde a Encarnação até a Ascensão de Jesus ao céu, passando pelas horas amargas do Calvário, são tantas e tantas recordações meditadas e aprofundadas.
Peçamos a Deus ter o gozo de amá-lo cada dia de um modo mais perfeito, com todo o coração, como bons filhos da Virgem.
Fonte: https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-06-08

Comentário sobre o Evangelho

Virgem Maria: um coração imaculado


Hoje celebramos o Imaculado Coração de Maria. Um coração sem defeito, cheio de Deus, totalmente aberto a obedecê-lo e ouvi-lo. O coração, na linguagem da Bíblia, refere-se às profundezas da pessoa, das quais emanam todos os pensamentos, palavras e ações. O que sai do coração de Maria? Fé, obediência, ternura, disponibilidade, espírito de serviço, força, humildade, simplicidade, gratidão e um rastro sem fim de virtudes.
- Peçamos a Deus ter o gozo de amá-lo cada dia de um modo mais perfeito, com todo o coração, como bons filhos da Virgem.
Fonte: https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-06-08

Meditação

Jesus, adolescente, 12 anos! Símbolo das 12 tribos que formavam o povo de Israel! Estava Ele no Templo e discutia com os doutores da Lei. Interessante que Maria e José o procuraram, o que indica que Jesus não havia pedido licença para se ausentar. Isso significa sua obediência ao Pai, fidelidade à missão, mesmo que, humanamente, Ele estivesse submisso a Maria e José, o que também cumpriu fielmente. Portanto, é preciso compreender, como o fizeram Maria e José, os desígnios divinos sobre nossa vida.
Oração
Ó DEUS, que preparastes morada digna do Espírito Santo no Coração da Virgem Maria, concedei benigno que, por sua intercessão, nos tornemos templo da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Fonte: https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=08%2F06%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário