sexta-feira, 12 de abril de 2024

Palavra se fez carne - 12 de abril, 6ª feira, 2ª Semana da Páscoa


12 de abril, 6ª feira, 2ª Semana da Páscoa


- Hoje é dia 12 de abril, 6ª feira da 2ª Semana da Páscoa.

- Ainda respirando as alegrias pascais, continuamos percorrendo esse tempo de graça e amor que o Senhor nos deixou, para iluminar nossas vidas... A Palavra de Deus está nos conduzindo nessa trajetória bonita, pelas mãos do evangelista João. Hoje ele inicia o discurso do Pão da Vida, que é o próprio Cristo, Palavra que se fez carne e está entre nós. Comece sua oração reconhecendo sua fome e sede do amor de Deus e pedindo que ele te sacie.

- Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 6, versículos 1 a 15.

Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?" Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: "Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um". Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: "Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?" Jesus disse: "Fazei sentar as pessoas". Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!" Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: "Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo". Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

- Jesus já havia realizado o sinal do vinho, multiplicando a alegria que faltava na festa. Hoje é o sinal do pão. A Páscoa do Pão da Vida. São sinais que despertam a fé das pessoas, renovam a sua esperança. O sinal também é um gesto profético de Jesus, que é reconhecido pelo povo. Isso revela que ele é um novo Moisés. Este, outrora, havia saciado o povo com o maná no deserto, mas o povo sentiu fome novamente... o pão que Jesus oferece é a sua vida doada que sacia todas as fomes: de felicidade e de sentido de vida. Peçamos ao Senhor a graça de oferecermos o que temos para saciar mais pessoas.

- Como você tem vivido a partilha? Qual a sua sensibilidade para as dores da humanidade? Você tem fome de que?

- “Este é verdadeiramente o profeta que deve vir ao mundo”, diz o evangelho. Jesus distribui. Não retém nada consigo. O menino que tinha os pães e peixes, também não quis somente para si. Quis colaborar na tarefa de Jesus, na distribuição do pouco que tinha. “O pouco com Deus é muito!” A solidariedade entre nós, estimulada pelo testemunho da Amizade Social nos faz repetir o gesto de Jesus, já que somos seguidores e seguidoras dele. Não reter nada para si e distribuir o necessário para quem precisar, de modo especial os que mais sofrem. A partilha é fartura abençoada! Nos lembra um canto litúrgico antigo e muito bonito:

O Pão da vida, a Comunhão, nos une a Cristo e aos irmãos...
E nos ensina a abrir as mãos, para partir, repartir o pão!
E nos ensina a abrir as mãos, para partir, repartir o pão!

- Ao final desse momento de escuta da Palavra de Deus, comprometa-se em partilhar não apenas suas coisas, mas doar a vida em amor e serviço para quem mais precisa. Você é muito capaz de viver à maneira de Jesus.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário