quarta-feira, 13 de março de 2024

Palavra se fez carne - 12 de março, 3ª feira, 4ª semana da Quaresma


12 de março, 3ª feira, 4ª semana da Quaresma

- Hoje 12 de março, terça feira da 4ª Semana da Quaresma

- No Evangelho de hoje Jesus cura um paralítico que há 38 anos se encontrava junto à piscina, esperando a ajuda de alguém que o jogasse nela. Pois acreditava que o primeiro doente que fosse jogado na água seria curado. Como era sábado, ele foi repreendido pelos judeus, que lhe perguntaram quem o havia mandado pegar a cama e andar. O homem não sabia quem fora, mas depois encontrou Jesus no Templo e foi contar aos judeus que tinha sido Ele que o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus. Diga ao Senhor que também você quer ser curado, diga o que precisa ser mudado em você.

- Escuta com atenção o Evangelho de João, capítulo 5, versículos 1 a 16:

Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados -cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse. De fato, uma anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?' O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'. Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda.' No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: 'É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.' Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'.' Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?' O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

- Assim como Jesus vai ao encontro daquele homem que estava tão desanimado, a ponto de não ter nem força e nem coragem para pedir ajuda, Ele vem ao nosso encontro. O Senhor dirige seu olhar e sua Palavra a cada um de nós que também nos encontramos paralisados por tantas situações difíceis, estagnados em nossos problemas. Ele nos oferece uma vida nova: ‘Queres ficar curado’? Na medida em que acolhemos essa oferta de vida o processo de cura se desenrola. Mas assim como Jesus não pega o homem pela mão, mas simplesmente lhe dá uma palavra de ordem, também a cada um de nós Ele diz: “Levanta-te, pega tua cama e anda. Tome uma atitude, coloque em prática a minha Palavra, não fique esperando pelos outros”. A decisão é tua. Peça ao Senhor que te ajuda a se desinstalar da paralisia, qualquer que seja ela, em você se encontra.

- Será que você está disposto a se desinstalar e levantar da condição de paralisia em que se encontra? Como você procura ajudar, cuidar, consolar os que padecem à beira das piscinas da sociedade atual?

- Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda.' Assim também nós nesta quaresma precisamos despertar, dar passos na vida, tomar atitudes que nos façam crescer. Jesus abriu para aquele homem um novo horizonte de dura e de vida. O homem é quem se levanta e sai andando. O cantor Chico César diz assim na música Vestido de amor:

Eu vou vestido de amor
Para o amor encontrar
O corpo leve em voo
E a alma flutuar
O sol e a lua que sou
E as estrelas quiçá
A luz profunda do amor
Que junta o céu e o mar
O que me veste é tão leve
Leva a mansidão de amar
A imensidão de ser vida viva
Para o amor encontrar

- Senhor, queremos ficar curados, queremos deixar para trás tudo que nos impede de caminhar no teu seguimento. Não queremos mais permitir que nada nos aprisione, mas queremos pegar todas as nossas ‘macas’, nossas fragilidades e pecados e carregá-los na tua direção, ao invés que deixar que eles nos carreguem. Queremos colocar em Ti toda a nossa confiança, deixando para trás as soluções mágicas e a vida de dependência dos outros, para assumir nossas escolhas e decisões a partir daquilo que tua Palavra nos propõe. Amém.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. AMÉM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário