terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

LITURGIA DIÁRIA - 13/02/2024


Tema do dia

SENHOR, O TEU AMOR ME SUSTENTA

Em sua carta, Tiago aconselha e valoriza a paciência na hora da provação. Nós somos tentados pelos nossos próprios desejos: eles nos induzem ao pecado e este nos leva para a morte. Os dons vêm do alto, do Senhor e Pai da Luz, no qual não há fases ou períodos de mudança. Foi Ele que nos gerou.
Fonte: Arquidiocese BH em 18/02/2020

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Pensemos nos quatro grupos ideológicos da época de Jesus: os fariseus, os saduceus, os essênios e os zelotes; quatro grupos que endureceram o coração para perseguir um projeto que não era o de Deus. Não havia lugar para o projeto de Deus, não havia lugar para a compaixão. Quando o coração se endurece, se esquece. Esquece-se da graça da salvação, esquece-se da gratuidade, o coração duro leva a brigas, leva a guerras, leva ao egoísmo, leva à destruição do irmão, porque não há compaixão.
A maior mensagem de salvação é a que Deus teve compaixão de nós. Aquele refrão do Evangelho, quando Jesus vê uma pessoa, uma situação dolorosa, "ele teve compaixão dela". Jesus é a compaixão do Pai, Jesus é a bofetada a toda dureza de coração. Cada um de nós tem algo endurecido em nosso coração. Lembremo-nos de que é o Senhor quem nos dá o coração justo e sincero (...) onde o Senhor habita. Em corações duros o Senhor não pode entrar, em corações ideológicos o Senhor não pode entrar. O Senhor só entra em corações que são como o Seu coração, corações que são compassivos, corações que têm compaixão, corações que são abertos. Que o Senhor nos conceda essa graça. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 18 de fevereiro de 2020)

Oração para antede lea Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, tlouvte faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Terça-feira, 6ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Tg 1,12-18)
6ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 13/02/2024

Leitura da Carta de São Tiago.

Feliz o homem que suporta a provação. Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu àqueles que o amam.
Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: “É Deus que me está tentando”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco ele tenta a ninguém. Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz. Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz, e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
Meus queridos irmãos, não vos enganeis. Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem sombra de variação. De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, afim de sermos como que as primícias de suas criaturas.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 93(94),12-13a.14-15.18-19 (R. 12a)
6ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 13/02/2024

— Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!
— Bem-aventurado é aquele a quem ensinais vossa lei!

— É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da Lei, para dar-lhe um alívio na angústia.
— O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.
— Quando eu penso: “Estou quase caindo!” Vosso amor me sustenta, Senhor! Quando o meu coração se angustia, consolais e alegrais minha alma.

Evangelho (Mc 8,14-21)
6ª Semana do Tempo Comum | Terça-feira - 13/02/2024


o vos lembrais de quando parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos. (Jo 14,2)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”. Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário