sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 2,22-40 - 02/02/2024


Permita que a luz de Jesus ilumine a sua vida

“Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: ‘Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor’” (Lucas 2,22-23)



Na celebração de hoje, experimentamos a plenitude daquilo que nós celebramos no Natal do Senhor. Quarenta dias depois, o Menino Jesus é levado pelos pais ao templo, como prescreve a Lei do Senhor.
A festa de hoje que celebramos, a festa da Apresentação do Senhor, também é conhecida como a festa da Luz. Isso porque Jesus, ao ser apresentado no templo pelos seus pais, é reconhecido por Simeão como ‘a Luz do mundo’ e, de fato, Jesus é a luz do mundo, Simeão profetizou corretamente. Jesus veio para iluminar as nações — como diz o Evangelho de hoje —, veio para iluminar a nossa vida. Jesus é a esperança de libertação, não só do povo de Israel, mas de toda a humanidade!
Simeão, que era um homem justo e piedoso, aguardava, com muita esperança, a consolação de Israel; e, nesse dia, impulsionado pelo Espírito Santo, Simeão também vai ao templo e tem a graça de contemplar Jesus Cristo, a luz do mundo, a esperança de Israel, o consolador de Israel, mas também o consolador de nossa vida.
Jesus é apresentado como a luz para iluminar as nações e a glória de seu povo Israel, e Ele veio também para iluminar a nossa vida.

Colocar-se no caminho da luz é também reconhecer as coisas que precisamos abandonar neste mundo

Nesse dia, também celebramos Nossa Senhora das Candeias; é Maria quem porta a luz que é Cristo Jesus, que apresenta o seu filho no templo, e hoje também nos apresenta. É Maria quem leva Jesus nos braços, mas também O apresenta a cada um de nós.
Ele veio para tirar a escuridão que existe no nosso coração, Ele veio para nos tirar do mau caminho e para nos fazer compreender qual é o caminho que devemos seguir.
Também neste encontro, temos como destaque aquela que apresenta o seu filho; é pronunciada uma profecia sobre Maria dizendo que ela sofrerá muito também, uma espada de dor transpassará a sua alma.
Seguir Jesus e colocar-se no caminho da luz é também reconhecer as coisas que precisamos abandonar neste mundo. Precisamos renunciar a muitas coisas, deixar muitas e não caminhar mais nas trevas. Temos uma luz que nos ilumina, é Jesus.
Então, que, neste dia em que Cristo é apresentado no templo, que nós reconhecemos que Ele é a luz do mundo, que possamos acolhê-Lo no nosso coração e assim caminhar na luz, caminhar nesse caminho seguro que nos conduz para o céu.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário