segunda-feira, 22 de maio de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 16,29-33 - 22/05/2023


Deixe Jesus conduzir a sua vida à verdade plena

“Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue” (João 16,29-30).



Aparecem duas expressões no Evangelho de hoje para a nossa reflexão. Os discípulos dizem que Jesus fala claramente e sem figuras. As duas palavras são “parrésia” e “paroimia”, elas são palavras similares, mas têm um significado interessante.
A primeira, parrésia: “falar com parrésia” quer dizer com franqueza, abertamente, sem ambiguidade, com audácia, sem dar voltas, não é do “jeito mineiro” de falar porque o mineiro sempre dá voltas, “come pelas beiradas” — a gente diz assim.
Mas Jesus está dizendo: “Eu falo agora abertamente, sem dar voltas”. Jesus sempre ensinou aos Seus discípulos a verdade plena, Ele foi conduzindo os Seus discípulos para a verdade plena, Ele foi pedagogicamente ensinando, mas Jesus nunca deixou de dizer a verdade, mesmo que ela tenha sido dita em ambientes diferentes, em momentos diferentes, de uma forma gradual, mas Jesus foi conduzindo os Seus discípulos para a verdade plena.
Como é nocivo para o rebanho quando os pastores de alma dizem meias-verdades, quando deturpam a verdade ou  trocam a verdade pela mentira, ensinando um caminho mais fácil, mas um caminho que não conduz ao Bom Pastor. É trágico quando os pastores de alma agem assim! Então, a primeira palavra é parrésia, falar com ousadia, com franqueza.

Jesus nos conduz à verdade plena falando sempre com parrésia

A segunda é “paroimia”, que é falar de um modo que se desvia da forma usual de falar, não de forma enigmática, metafórica, com alegorias, com comparações. E, por um tempo, fez parte da didática de Jesus o uso dessas expressões, as parábolas, as analogias, as comparações. Jesus usou muitas imagens do seu tempo, da culinária, do campo, da agricultura. Isso fez parte do vocabulário d’Ele, mas todas elas continham no núcleo, a essência da mensagem evangélica.
A paroimia é saber ter audácia de usar determinadas figuras de linguagem e expressões, mas para chegar num ponto específico.
Um pregador pode até usar de recursos na sua oratória. Você, que acompanha o trabalho de evangelização da Canção Nova, vai se lembrar do Padre Léo. Ele tinha a didática para contar as histórias, histórias engraçadas, mas, ao final das suas histórias engraçadas, tinha sempre a espada da Palavra de Deus, aquilo que penetrava os nossos corações e nos fazia mudar de vida, querer a conversão, querer Jesus Cristo, querer uma vida nova. Então, essa era a “paroimia”.
E Jesus usou desses dois recursos, dessas duas realidades para chegar ao coração dos Seus discípulos. Jesus nos conduz à verdade plena falando sempre com parrésia, usando também de determinados artifícios sempre, para chegar ao coração do ser humano e fazer com que as pessoas mudem de vida.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário