sábado, 23 de dezembro de 2023

Palavra se fez carne - 20 de dezembro, 4ª feira, 3ª Semana do Advento


20 de dezembro, 4ª feira, 3ª Semana do Advento


- Hoje é 20 de dezembro, 4ª feira, 3ª Semana do Advento

- A encantadora e desconcertante narrativa do evangelho de hoje, nos chama, uma vez mais, a refletir sobre a beleza do amor que faz morada no seio da nossa humanidade. Para revelar e realizar a Encarnação do seu Filho, Deus envia o anjo a pequenina e desconhecida cidade de Nazaré, onde vivia Maria, uma jovem simples, uma desconhecida que atenta e sensível, é capaz de escutar a Deus, interpelar e acolher seu projeto. Assim, ela aceita participar do plano salvador de Deus e nos convida a também escutar e descobrir a proposta de Deus, de vida, amor e esperança para cada um de nós. Agradeça ao Senhor, pelo seu amor, pela sua presença, pela sua Palavra, que cotidianamente vem e pede sua permissão, pois deseja fazer morada em sua vida.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 1, versículos 26 a 38:

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível". Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

- A beleza infinita do mistério da encarnação passa primeiramente pela experiência de vida em Maria e José. Deus, criador de tudo, não impõe, pede à Maria para se fazer presença humana por meio da sua vida. Maria consente: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" . Assim, a promessa da vinda do Salvador no meio da humanidade se cumpre. Mas este belo mistério, é experiência também em nós. No hoje da vida, é a cada pessoa que a “anunciação” se dirige. Ele vem e não impõe sua presença na vida de cada um, pede o consentimento para fazer morada em nossa vida. São muitos os mensageiros de Deus em nossa vida, pessoas, acontecimentos, a Sua Palavra... Como Maria, precisamos estar em sintonia, para perceber sua presença e apelos para a missão que poderá mudar todos os nossos planos. Mas abraçar a graça de sermos conduzidos pelo amor e projeto de Deus, garante o sentido da nossa vida. Peça ao Senhor a graça de perceber sua presença, seus sinais, apelos..., como Maria se deixar conduzir pelo Espírito e, “cheios de graça”, dizer: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!"

- Como Maria, você escuta os mensageiros que Deus envia, seja pela Palavra, pelos acontecimentos ou pessoas? Já pensou que a “Anunciação” não é um acontecimento do passado, mas que Jesus vem ao mundo e a cada um de nós cotidianamente? É capaz de escutar e responder “SIM” aos apelos de Deus a você?

- O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Nos movendo à escuta amorosa e atenta aos sinais da presença do amor, ouçamos o que diz Alceu Valença, na letra da música: Anunciação:

Na bruma leve das paixões que vêm de dentro
Tu vens chegando pra brincar no meu quintal
No teu cavalo, peito nu, cabelo ao vento
E o Sol quarando nossas roupas no varal

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais

A voz do anjo sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido, já escuto os teus sinais
Que tu virias numa manhã de domingo
Eu te anuncio nos sinos das catedrais

- Termina sua oração dando graças ao Senhor por ir ao encontro dos mais simples, valorizar e desejar fazer morada na vida da humanidade; por querer agraciar a cada um, a você, com seu amor e presença que é vida e salva.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário