sábado, 2 de dezembro de 2023

Palavra se fez carne - 2 de dezembro, sábado, 34ª Semana do Tempo Comum


2 de dezembro, sábado, 34ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 2 de dezembro, sábado, 34ª Semana do Tempo Comum.

- O excesso de preocupações, de euforia ou de indiferença podem nos distrair e nos conduzir ao caminho que não é aquele do Senhor e de sua vontade. Esses elementos também podem nos desviar de um verdadeiro discernimento e de um estarmos preparados para a vinda de Jesus, que passa e se manifesta em nossa caminhada. Peça ao Senhor o dom do discernimento e do perseverar na oração.

- Escute o Evangelho segundo Lucas, Capítulo 21, versículos de 34 ao versículo 36.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem.'

- No evangelho de hoje, Jesus nos alerta sobre o que pode desviar-nos de um profundo discernimento de sua vontade. Portanto, nos convida a uma vida pautada pela comunhão com Deus, uma vida marcada pela oração, pela escuta atenta da vontade de Deus. De fato, a ausência da oração nos conduz à ruptura de um verdadeiro diálogo com Deus e do discernir a sua vontade em cada momento. Assim, o grande desafio é perseverar na oração e permanecer vigilantes para a sua vinda.

- Tome consciência da importância da oração para um maior discernimento da vontade de Deus na sua vida. Reflita: Como avalio a qualidade da minha oração? O que me dispersa e me faz desviar o foco, que é uma vida pautada pela vontade de Deus? Nas minhas orações há realmente um diálogo? Ou meramente um monólogo no qual somente eu apresento o que necessito, o que penso e sinto, sem ouvir o que o Senhor deseja falar para a minha vida?

- “Ficai atentos e orai a todo momento”, nos diz Jesus no evangelho de hoje. Rezemos o Salmo 39:

Eis que venho fazer, com prazer,
a vossa vontade, Senhor!

Boas-novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembleia;
vós sabeis: não fechei os meus lábios!

Mas se alegre e em vós rejubile
todo ser que vos busca, Senhor!

Digam sempre: É grande ó Senhor
os que buscam em vós seu auxílio.

- Termine sua oração, agradecendo a Deus pelo dom da oração e peça para que ele conserve em seu coração o dom do discernimento e da perseverança na oração. Peça pela paz no mundo e no seu coração.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário