terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Palavra se fez carne - 11 de dezembro, 2ª feira, 2ª Semana do Advento


11 de dezembro, 2ª feira, 2ª Semana do Advento


– Hoje é dia 11 de dezembro, 2ªFeira da 2ª Semana do Advento.

– Uma pessoa paralisada é colocada diante da assembleia e de Jesus. É isso que precisa ser feito. Ao expor o paralítico diante de Jesus e da assembleia, eles expuseram não apenas uma pessoa paralisada, o problema da paralisia daquele povo que nada fazia diante de tantas injustiças. O sistema político, econômico e religioso da época era o causador da paralisia das pessoas, principalmente dos pobres e marginalizados. Jesus rompe com esse sistema e provoca escândalo. Quem se escandaliza são exatamente aqueles que não queriam que as pessoas andassem com as próprias pernas, que não ouvissem ou que não falassem, enfim, que ficassem totalmente dependentes de uma elite dominante. Agradeça ao Senhor que nos liberta de toda e qualquer paralisia.

– Escute o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 5, versículos 17 a 26.

Um dia Jesus estava ensinando. E à sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: "Homem, teus pecados estão perdoados". Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: "Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus? Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: "Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'levanta-te e anda'? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa' ". Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: "Hoje vimos coisas maravilhosas!"

– Quando Jesus mostra que é possível outra forma de ver o mundo e de viver sem dependências, ele provoca espanto. Mesmo assim, Jesus propõe um tempo novo, com tantas maravilhas, resultado da libertação das pessoas e das situações. Mas isso só será possível quando todos forem comprometidos com a erradicação das causas do sofrimento e da miséria. Que o exemplo de fé daqueles homens do evangelho, que fizeram com que o paralítico chegasse até Jesus, ilumine nossas mentes para sermos também criativos na busca para a solução dos problemas atuais que continuam a paralisar boa parte das pessoas, pois só assim poderemos cantar como pede o salmo: “Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar”. Converse com Deus para que faça de você uma pessoa comprometida com a causa de Jesus, qual seja: Vida e Liberdade.

– Quais são suas paralisias? Você busca em Cristo Jesus uma vida livre de todas as amarras que paralisam? O que tem feito para em Cristo Jesus fazer o reinado acontecer na vida dos irmãos?

“...Eu te digo, levanta-te, pega tua maca e vai para tua casa”. Jesus liberta o humano de todas e quaisquer amarras que impedem sua vida em abundância, isto é, cheia da graça de Deus, tendo o sentido último do seu existir: Deus! Um trecho do texto: “O pecado é a grande paralisia da humanidade", do site homilia diária da Canção nova, diz assim:

“Uma casa pode estar toda paralisada, mas nada vai para a frente quando essa casa está regida pelos pecados. O pecado é, de fato, a grande paralisia da humanidade. (...) Não fiquemos paralisados, não deixemos que a paralisia tome conta de nós, mas que a graça de Deus nos levante e nos coloque de pé, porque Ele nos quer mais do que vivos, Ele nos quer curados e libertos.”

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que não lhe deixe paralisar pelas amarras do pecado que impedem uma vida livre para amar e servir aos irmãos. Cada dia, vigilante, faça o seu melhor no serviço ao Reinado.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário