domingo, 3 de dezembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 13,33-37 - 03/12/2023


Encha o seu coração de esperança pela segunda vinda do Senhor

“Disse Jesus aos seus discípulos: ‘Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento’.” (Marcos 13,33)



Este versículo do Evangelho de hoje aponta-nos com muita clareza o sentido desse novo tempo que iniciamos hoje. Iniciamos, hoje, o Tempo do Advento, este tempo de espera e expectativa.
Damos início a um novo tempo litúrgico na Igreja. Assim como existe o calendário civil — que marca os dias; vai contando os dias e meses do ano —, existe também, na Igreja, o calendário litúrgico, em que celebramos a vida e a obra de salvação realizada por Cristo, no tempo e na história da humanidade.
Desse modo, o tempo litúrgico é sinal da presença de Cristo no tempo dos homens, no nosso tempo, o Senhor que veio até nós. Cristo que, ao nascer — Deus e homem —, assumiu a nossa humanidade, o Deus Emanuel, Deus conosco, Deus presente em nosso meio. Deus que se faz presente no tempo veio até nós para nos salvar.
A palavra “Advento” significa justamente “a vinda”, a chegada, esse tempo especial em que somos convidados a nos preparar para celebrar, com todo fervor de coração, a primeira vinda de Jesus Cristo. Assim, recordando e celebrando a primeira vinda de Jesus Cristo, devemos também nutrir no nosso coração a confiança e a esperança na Sua segunda vinda; Cristo prometeu que voltaria numa segunda vinda.

Celebre o nascimento de Jesus com o nosso coração atento na expectativa da Sua segunda vinda

Então, o Advento, além de nos preparar para celebrar Jesus Cristo que vai nascer, também nos prepara para esperar Jesus que virá de modo glorioso no fim dos tempos. Por isso, o próprio Senhor, no Evangelho de hoje, exorta-nos ao cuidado que devemos ter em estarmos sempre atentos, pois não sabemos quando será esse momento, quando será esse dia glorioso da Sua segunda vinda.
O servo bom e prudente é aquele que não se descuida em nenhum momento do seu dia, seja de tarde, seja de noite, de madrugada ou no amanhecer, em todas as horas do dia Ele está sempre à espera, sempre em estado de vigilância, aguardando o seu Senhor que virá. É uma espera ativa, é uma espera que acontece no cotidiano, nas horas do nosso dia, devemos manter essa postura de oração, uma vida de conversão.
Neste tempo que iniciamos um tempo novo, o tempo do Advento, o tempo de esperar a Sua segunda vinda, o Senhor nos convida a um tempo de mais oração, um tempo de profunda conversão, de espera para recebermos o Senhor que já veio até nós no Natal, mas que virá também a nós novamente em Sua vinda gloriosa.
Não percamos esta oportunidade de nos preparar de modo alegre, para celebrarmos o nascimento de Jesus com o nosso coração atento na expectativa da Sua segunda vinda.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário