quinta-feira, 23 de novembro de 2023

LITURGIA DIÁRIA - 23/11/2023


Tema do dia

SE VOCÊ COMPREENDESSE HOJE O CAMINHO DA PAZ

Sob o reinado de Antíoco, os israelitas se afastam de sua tradição. A covardia se mostra com força. Muitos aderem aos novos costumes e seguem as determinações do rei. A leitura apresenta um foco de resistência – o destemido Matatias, seguido por seus filhos.
Fonte: Arquidiocese BH em 23/11/2017

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Mas também hoje Jesus chora, porque preferimos o caminho das guerras, do ódio, das inimizades. Estamos próximos do Natal: haverá luzes, festas, árvores luminosas e presépios... tudo falso: o mundo continua a fazer guerras, a fazer guerras. O mundo não entendeu o caminho da paz. (...) O que permanece? Ruínas, milhares de crianças sem educação, muitos mortos inocentes: tantos! E muito dinheiro nos bolsos dos traficantes de armas. Certa vez Jesus disse: “Não se podem servir dois senhores: ou Deus ou as riquezas”. E a guerra é precisamente a escolha das riquezas: “Façamos armas, assim a economia equilibra-se um pouco, e vamos em frente com o nosso interesse”. Há uma palavra grave do Senhor: “Malditos!”, porque Ele disse: “Benditos os pacificadores!”. Estes que promovem a guerra, as guerras, são malditos, bandidos. Uma guerra pode-se justificar — entre aspas — com muitas razões. Mas quando o mundo inteiro, como hoje, está em guerra — o mundo inteiro! — é uma guerra mundial em pedaços: aqui, ali, lá, em toda a parte... não há justificação. E Deus chora, Jesus chora. (...) Ser-nos-á útil pedir a graça do pranto por este mundo que não reconhece o caminho da paz, que vive para fazer a guerra, com o cinismo de dizer que não a devemos fazer. Peçamos a conversão do coração. (...) que o mundo volte a ser capaz de chorar pelos seus crimes, por aquilo que faz com as guerras. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 19 de novembro de 2015)

Oração para antede lea Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louvte faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Quinta-feira, 33ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde


Primeira Leitura (1Mc 2,15-29)
33ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 23/11/2023

Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus.

Naqueles dias, os delegados do rei Antíoco, encarregados de obrigar os judeus à apostasia, chegaram à cidade de Modin para organizar os sacrifícios. Muitos israelitas aproximaram-se deles, mas Matatias e seus filhos ficaram juntos, à parte. Tomando a palavra, os delegados do rei dirigiram-se a Matatias, dizendo: “Tu és um chefe de fama e prestígio na cidade, apoiado por filhos e irmãos. Sê o primeiro a aproximar-te e executa a ordem do rei, como fizeram todas as nações, os homens de Judá e os que ficaram em Jerusalém. Tu e teus filhos sereis contados entre os amigos do rei. E sereis honrados, tu e teus filhos, com prata e ouro e numerosos presentes”.
Com voz forte, Matatias respondeu: “Ainda que todas as nações, incorporadas no império do rei, passem a obedecer-lhe, abandonando a religião de seus antepassados e submetendo-se aos decretos reais, eu, meus filhos e meus irmãos, continuaremos seguindo a aliança de nossos pais. Deus nos guarde de abandonar sua Lei e seus mandamentos. Não atenderemos às ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião nem para a direita nem para a esquerda”.
Mal ele concluiu estas palavras, um judeu adiantou-se à vista de todos para oferecer um sacrifício no altar de Modin segundo a determinação do rei. Ao ver isso, Matatias inflamou-se de zelo e ficou profundamente indignado. Tomado de justa cólera, precipitou-se contra o homem e matou-o sobre o altar. Matou também o delegado do rei, que queria obrigar a sacrificar e destruiu o altar. Ardia em zelo pela Lei, como Finéias havia feito com Zambri, filho de Salu. E Matatias saiu gritando em alta voz pela cidade: “Quem tiver amor pela Lei e quiser conservar a aliança venha e siga-me!” Então fugiram, ele e seus filhos, para as montanhas, abandonando tudo o que possuíam na cidade. Também muitos, seguidores da justiça e do direito, desceram para o deserto e ali se estabeleceram.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 49(50),1-2.5-6.14-15 (R. 23b)
33ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 23/11/2023

— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Falou o Senhor Deus, chamou a terra, do sol nascente ao sol poente a convocou. De Sião, beleza plena, Deus refulge.
— “Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!” Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.
— Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Invoca-me no dia da angústia, e então te livrarei e hás de louvar-me”.

Evangelho (Lc 19,41-44)
33ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira - 23/11/2023


Quando estava perto, vendo a cidade, chorou sobre ela

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! (cf. Sl 94(95),8ab)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário