sexta-feira, 3 de novembro de 2023

LITURGIA DIÁRIA - 03/11/2023


Tema do dia

A LEI PERMITE OU NÃO, CURAR EM DIA DE SÁBADO?

O apóstolo Paulo lembra que os israelitas possuem a aliança, a Lei, o culto, os Patriarcas e deles nasceu o Cristo – que, aqui lembramos, veio para anunciar a todos os povos e nações a Salvação: o Reino de Deus está próximo. Ele está dentro de nós!
Fonte: Arquidiocese BH em 03/11/2017

Tema do dia

SENHOR, DÁ-NOS FORÇA E CORAGEM PARA VIVER A LEI DO AMOR

No contexto da leitura, o apóstolo Paulo dizia aos romanos que é o Espírito Santo quem nos faz filhos de Deus e derrama o Amor nos nossos corações. Como Judeu, ele lamenta por seu povo que, sendo filho da Promessa, não aceitou a libertação de Jesus de Nazaré, o Cristo encarnado.
Fonte: Arquidiocese BH em 01/11/2019

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Essa maneira de viver apegados à lei os afastava do amor e da justiça. Eles se apegavam à lei, mas esqueciam a justiça. Apegavam-se à lei, mas esqueciam o amor. [...] Homens fechados, homens tão apegados à lei, à letra da lei, não à lei, pois a lei é amor, mas à letra da lei, que sempre fecharam as portas da esperança, do amor, da salvação [...] Esse é o caminho que Jesus nos ensina, totalmente oposto ao dos doutores da lei. E esse caminho do amor à justiça, leva a Deus. Enquanto que, o outro caminho, de se apegar apenas à lei, à letra da lei, leva ao fechamento, leva ao egoísmo. O caminho que vai do amor ao conhecimento e ao discernimento, à plena realização, leva à santidade, à salvação, a um encontro com Jesus. Em vez disso, esse caminho leva ao egoísmo, à soberba de se sentir justo, a essa santidade entre aspas das aparências. Jesus diz: vocês gostam de ser vistos pelas pessoas como homens de oração, de jejum... De serem vistos. É por isso que Jesus diz às pessoas: façam o que eles dizem, mas não o que fazem. [...] Jesus se aproxima: a proximidade é exatamente a prova de que estamos seguindo o verdadeiro caminho. Pois é exatamente o caminho que Deus escolheu para nos salvar: a proximidade. Ele se aproximou de nós, fez-se homem. Deus que se fez homem como um de nós, e nós que devemos nos tornar como os outros, como os necessitados, como aqueles que precisam de nossa ajuda. (Homilia na Casa Santa Marta, 31 de outubro de 2014)

Oração para antede lea Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sexta-feira, 30ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Rm 9,1-5)
30ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira - 03/11/2023

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência: Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça.
Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos – Deus bendito para sempre! – Amém!

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 147(147B),12-13.14-15.19-20 (R. 12a)
30ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira - 03/11/2023

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.
— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho (Lc 14,1-6)
30ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira - 03/11/2023


É permitido curar no sábado, ou não?

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. (Jo 10,27)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Diante de Jesus, havia um hidrópico. Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” E eles não foram capazes de responder a isso.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário