sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Palavra se fez carne - 13 de Outubro, 6ª feira, 27ª semana do Tempo Comum


13 de Outubro, 6ª feira, 27ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 13 de outubro, sexta-feira da 27ª semana do Tempo comum

- No Evangelho de hoje Jesus, utilizando seu poder que vem de Deus, expulsa um espírito impuro que roubava a liberdade do ser humano, proporcionando a ele a cura desse mal. Muitos não entediam. Outros pediam-lhe um sinal do céu. Peça ao Senhor a graça de hoje, ser capaz de acolher as ações de Jesus como palavras e obras de salvação.

- Coloca-se, atento, na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 11, versículos 14 a 26:

“Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Depois que o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Alguns, porém, disseram: “É por Beelzebu, o chefe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentarem Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Ele, porém, conhecendo seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido internamente, ficará em ruinas. Cairá casa sobre casa. Ora, se até Satanás está dividido internamente, como subsistirá o seu reino? Dizeis que é por Beelzebu que eu expulso os demônios. Se é por Beelzebu que eu expulso os demônios, por quem, então, vossos discípulos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Se, porém, é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, é porque já chegou até vós, o Reino de Deus. Quando um demônio forte e bem armado guarda sua propriedade, seus bens estão seguros; mas quando chega um mais forte do que ele e o vence, arranca-lhe a armadura em que confiava e distribui os despojos. Quem não está comigo, está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha. Quando o espírito impuro sai de alguém, fica vagando por lugares áridos, buscando repouso. Não o encontrando, diz: ‘Vou voltar à minha casa de onde saí’. Chegando aí, encontra a casa varrida e arrumada. Então, ele vai e traz outros sete espíritos, piores do que ele, e eles entram e se instalam ali. No fim, essa pessoa fica pior do que antes”.

- No tempo de Jesus, muitas vezes era difícil para os discípulos entenderem os ensinamentos dele. Muitas vezes, embora tenhamos o Espírito de Deus em nós, recebido pelo Batismo, também temos dificuldades de entender as palavras do Evangelho; de trazer para a nossa realidade os ensinamentos de Jesus. Precisamos pedir ao Espírito Santo que ilumine nossas mentes, e não nos deixar confundir Jesus com o espírito do mal, o Beelzebu. Peça sempre ao Senhor que lhe envie o Espírito Santo para que possas compreender as Palavras de Jesus fazendo um bom discernimento à luz do Espírito de Deus.

- Que evidências você encontra de que o Reino de Deus está, já, aqui e agora? Como vives a sua construção, ativa e comprometidamente, aqui e agora?

- “Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Depois que o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas”, diz o evangelho. No tempo de Jesus, a mudez, como outras enfermidades, era considerada possessão demoníaca. O mal impede as pessoas de falar, de falar bem. O mal distorce e perverte a linguagem do ser humano. A Palavra foi dada por Deus ao ser humano para que ele fale ao seu Criador, mas ela pode causar divisões quando mal utilizada. Precisamos estar atentos, pois é o Espírito Santo de Deus que habita em nós. Diz a música PALAVRA NÃO FOI FEITA

Palavra não foi feita
Para dividir ninguém.
Palavra é uma ponte
Onde o amor vai e vem,
Onde o amor vai e vem.

Palavra não feita para semear
A dúvida, tristeza ou o mal-estar
Destino da Palavra é a construção
De um mundo mais feliz e mais irmão.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Espírito Santo, em sua vida. Peça ao Senhor que lhe dê a graça de caminhar com Ele, compreender suas palavras, confiar que ele pode curar-nos de todos os males. Alegre-se e confia, na certeza de que Jesus é para nós o caminho a verdade e a vida. E ao morrer na Cruz, foi ressuscitado, glorificado pelo Pai, e nos enviou o seu Espírito conforme prometera.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário