quinta-feira, 19 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 11,47-54 - 19/10/2023


De coração aberto, acolha a Palavra de Deus em sua vida

“É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração’.” (Lucas 11,49-51)



Deus, em Seu mistério de amor e salvação, enviou até nós os profetas que falaram de Sua parte. Homens fiéis a Deus que nos comunicaram a Palavra de Deus, foram instrumentos de Deus para nos comunicar a Sua vontade. Contudo, no Evangelho de hoje, Jesus nos revela que, em vez de darmos ouvidos a esses enviados de Deus, a esses missionários e profetas que nos trouxeram a Palavra de Deus, eles foram rejeitados, não foram ouvidos, foram perseguidos; e alguns foram até mortos por causa dessa missão.
Além de termos cometido tudo isso com os profetas, Jesus vai dizer que eles se tornaram proprietários da Lei de Deus, quiseram se tornar proprietários da Palavra de Deus, adaptando-a às próprias ideias, aos próprios costumes religiosos, não fazendo aquilo que Ele queria e desejava, ou seja, fazendo da Lei de Deus algo próprio deles, fazendo da vontade de Deus apenas um conjunto de normas, de práticas religiosas externas que não produziam frutos de salvação.

A Palavra encarnada destina-se a todos que a acolhem de coração aberto e que se deixam transformar por ela

Precisamos compreender que a mensagem de salvação vem de Deus, ela é vinda de Deus e não de nós. Podemos fazer dela uma interpretação pessoal puramente ritualística, rigorista, que exclui completamente e que limita esse alcance da salvação que está contida nessa Palavra que nos é revelada.
A mensagem de salvação, anunciada por Deus, por meio dos profetas e, agora, por meio do próprio Cristo — que é a Palavra encarnada —, não se limita às práticas e aos rituais fechados ali, entre um grupo seleto. Não! A salvação, anunciada a nós pelos profetas e pelo Cristo — a Palavra encarnada —, destina-se a todos que a acolhem de coração aberto e que se deixam transformar por ela.
Neste dia, acolhamos, mais uma vez, a Palavra de Deus. Deixemos que ela nos forme e modifique-nos.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário