quarta-feira, 18 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 10,1-9 - 18/10/2023


Seja um legítimo portador da paz que vem de Deus

“Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário.” (Lucas 10,3-7)



O mês de outubro é dedicado às missões, é um mês missionário. E, hoje, nós celebramos a Festa do Evangelista São Lucas.
São Lucas que foi o autor do Evangelho e também do Livro dos Atos dos Apóstolos, ou seja, escreveu as primeiras ações missionárias dos apóstolos, logo após a Ascensão de Jesus. E os escritos de São Lucas são um grande legado para a fé cristã, pois, por meio deles, podemos conhecer a Jesus e também a missão inicial dos apóstolos.
Através dessa missão de São Lucas, podemos compreender o quanto é importante a missão, o quanto foi importante a missão destes escolhidos, os apóstolos enviados a evangelizar, a anunciar essa boa-nova, enviados a anunciar aquilo que eles viveram com Nosso Senhor Jesus Cristo, pois eles foram enviados a dar continuidade à missão de Jesus.

O objetivo é anunciar um reino de concórdia, um reino de verdadeira paz e de amor

O missionário é um continuador da missão de Jesus, e é o Senhor quem escolhe e envia a toda cidade e lugar onde Ele mesmo deveria ir. É isso que nos diz a Palavra. É por isso que a missão dos missionários é a missão do Cristo; somos apenas os operários, quem realiza é o próprio Senhor. Nessa missão, meus irmãos, existe muito a ser feito, ainda existe muito trabalho! “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos” (cf. Lucas 10,2).
No Evangelho de hoje, Jesus não somente envia como também orienta àqueles que são os portadores da paz, os portadores desta mensagem que traz paz e vida.
São Lucas foi um exímio portador da paz, ele aprendeu com São Paulo e com os demais apóstolos a ser um conciliador em meio às situações de dificuldades, de conflito. São Lucas soube ser esse enviado da paz do Senhor, aquele que levou a paz.
Uma vez que não é possível ser missionário sem ser alguém que leva a paz, sem ser alguém que porta o amor e a caridade concreta para com seus irmãos, São Lucas foi um legítimo missionário. Para falar do amor de Deus é preciso, acima de tudo, praticar esse amor em comunidade, o amor ao próximo que revela o amor que vem de Deus.
E será assim: um legítimo portador da paz, vivendo o amor concreto para com os irmãos que a missão terá o seu verdadeiro objetivo alcançado, que é o de anunciar a proximidade do Reino de Deus, um reino de concórdia, um reino de verdadeira paz e de amor.
Que nós também sejamos esses portadores da paz que vem de Deus. Onde formos enviados, onde vivermos, que possamos levar o amor que vem de nosso Deus.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário