segunda-feira, 11 de setembro de 2023

LITURGIA DIÁRIA - 09/09/2023


Tema do dia

PERMANEÇAM FIRMES NA FÉ, NA ESPERANÇA DO EVANGELHO

O Autor da Carta aos Colossenses ressalta a centralidade da fé no Cristo Jesus que, com sua morte, reconciliou todos os povos com o Senhor e os exorta a permanecerem firmes na esperança, praticando e vivendo o Evangelho que lhes foi anunciado.

Tema do Dia

«O Filho do Homem é senhor do sábado.»

O Autor da Carta aos Colossenses ressalta a centralidade da fé no Cristo Jesus que, com sua morte, reconciliou todos os povos com o Senhor. E os exorta a permanecerem firmes na esperança, praticando e vivendo o Evangelho que lhes foi anunciado.
Fonte: Arquidiocese BH em 07/09/2013

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Este modo de viver apegados à lei, afastava-os do amor e da justiça. Preocupavam-se com a lei, mas negligenciavam a justiça. Preocupavam-se com a lei, mas negligenciavam o amor. Homens de fechamento, homens tão apegados à lei, à letra da lei, não à lei, pois a lei é amor, mas à letra da lei, que sempre fecharam as portas da esperança, do amor, da salvação... Esse é o caminho que Jesus nos ensina, totalmente oposto ao dos doutores da lei. E esse caminho, do amor à justiça, leva a Deus. Em vez disso, o outro caminho, de se apegar apenas à lei, à letra da lei, leva ao fechamento, leva ao egoísmo. O caminho do amor para o conhecimento e o discernimento, para a plena realização, leva à santidade, à salvação, a um encontro com Jesus. Ao invés, esse caminho leva ao egoísmo, à soberba de se sentir justo, à santidade entre aspas das aparências... Jesus se aproxima: a proximidade é exatamente a prova de que estamos seguindo o caminho verdadeiro. Pois é exatamente o caminho que Deus escolheu para nos salvar: a proximidade. Ele aproximou-se de nós, fazendo-se homem. Deus que se fez homem como um de nós, e nós que nos devemos fazer como os outros, como os necessitados, como aqueles que precisam de nossa ajuda. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 31 de outubro de 2014)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Sábado, 22ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Cl 1,21-23)
22ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 09/09/2023

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, e vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si.
Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 53(54),3-4.6 e 8 (R. 6a)
22ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 09/09/2023

— Quem me protege e me ampara é meu Deus.
— Quem me protege e me ampara é meu Deus.

— Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!
— Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida! Quero ofertar-vos o meu sacrifício de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!

Evangelho (Lc 6,1-5)
22ª Semana do Tempo Comum | Sábado - 09/09/2023


Senhor do sábado é o Filho do Homem

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Sou o Caminho, a Verdade e a Vida: ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14,6)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”
Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário