sábado, 30 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 9,43b-45 - 30/09/2023


Viva a experiência do contato com a Palavra de Deus

“Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então, Jesus disse a seus discípulos: ‘Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens’. Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia”. (Lucas 9,43b-45)



Meus irmãos e minhas irmãs, estamos chegando ao final do mês de Setembro, dedicado à Palavra de Deus. A Igreja do Brasil dá sempre esse destaque à Palavra de Deus no mês de Setembro, justamente pelo santo que nós celebramos hoje: São Jerônimo.
São Jerônimo dedicou-se a uma vida ascética, uma vida de monge, de oração e, depois, foi ordenado padre e foi ser secretário do Papa Dâmaso. Depois de prestar esse serviço à Igreja de Cristo, ele foi para Israel — para a Terra Santa que nós dizemos —, e passou longos anos nas grutas de Belém para traduzir a Bíblia para o latim, a chamada Vulgata. Trazendo do grego para o latim a oportunidade de conhecermos a Palavra de Deus.
Foi pelos seus estudos que nós pudemos ouvir hoje, do próprio Cristo: “O Filho de Deus vai ser entregue nas mãos dos homens”. E, de fato, Ele não foi só há dois mil anos, mas vamos dar um sentido para isso hoje.
Jesus é entregue, hoje, nas mãos dos homens pela Sua Palavra. Cristo está nas nossas mãos. É claro que Jesus não é o livro, não é a Bíblia, mas Ele é o mistério que a Bíblia contém; Ele é uma pessoa.

Viva a experiência de contato com a Palavra de Deus, porque, o Filho de Deus foi entregue nas nossas mãos

Quando digo ‘o livro’, falo justamente da Bíblia Sagrada que todo cristão deve ter e precisa ter o contato com ela. Inclusive, São Jerônimo dizia que ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo. Não podemos deixar de lado algo tão precioso!
Estamos concluindo o mês da Bíblia. Então, não posso deixar de dizer para você que é necessário esse contato diário com a Palavra de Deus. Fazemos isso aqui, no nosso canal com a Homilia Diária, tendo os textos bíblicos, mas você pode fazer isso também na sua casa, a sua leitura orante da Palavra de Deus.
Não posso também deixar de dizer que o meu Pai fundador, o Padre Jonas, ensinou um método tão simples e eficaz que toda a Canção Nova pratica, é o ‘Estudo Bíblico’ pelo método ‘A Bíblia no meu dia a dia’, ou, o chamado ‘Diário Espiritual’.
Temos esse livro, esse tesouro do Padre Jonas, escrito para nós. Ali você tem a possibilidade de ter um contato diário com a Palavra de Deus, você tira pelo menos meia hora do seu dia e, um capítulo por dia, você medita a Palavra de Deus. Ali você tira as ordens de Deus, as promessas de Deus, os princípios eternos, uma mensagem que você colheu naquele dia e como aplicar aquilo na sua vida.
Esse é o método ensinado pelo Padre Jonas aos jovens que começaram a aventura de viver o seguimento de Jesus Cristo — que deu origem à Canção Nova. E queremos que você também viva essa experiência de contato com a Palavra de Deus, porque o Filho de Deus foi entregue nas nossas mãos. Vamos conhecê-Lo, amá-Lo e segui-Lo!
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário