sábado, 23 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 8,4-15 - 23/09/2023


Deixe a Palavra de Deus frutificar no terreno do seu coração

“Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: ‘O semeador saiu para semear a sua semente. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um’. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça.” (Lucas 8,4-5.8)



Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, a Igreja celebra a memória de um santo que, assim como Jesus, atraiu uma grande multidão de devotos ao convento de San Giovanni Rotondo, no sul da Itália. Estamos falando de Padre Pio.
Padre Pio nasceu em Pietrelcina, em 1887. A sua vida e a sua semelhança com Cristo não diz respeito apenas à capacidade de atrair uma multidão, mas Padre Pio assemelhou-se a Cristo de diversas formas.
Uma delas foi ter recebido os estigmas por mais de 50 anos, mas ele acolheu com humildade essa via de santificação e fez disso um ministério de amor às pessoas, uma forma de servir as pessoas e compreender os sofrimentos delas; sofrimentos corporais e espirituais.

Ofereçamos a Deus um terreno bom para que a Sua Palavra produza muitos frutos

Ele confessava por horas os fiéis, vivia a fraternidade com seus confrades; construiu um enorme hospital na cidade de San Giovanni Rotondo e foi um fiel seguidor de Jesus. Tudo isso só foi possível porque a Palavra de Cristo, semeada no seu coração, encontrou um terreno bom, que é o Evangelho de hoje.
Padre Pio foi um homem de vida espiritual intensa, foi um homem que rezava. Ele deixou com que a Palavra o transformasse, que a Palavra permeasse toda a sua vida.
A parábola, contada por Jesus hoje, fala também da nossa vida espiritual. Os terrenos que são apresentados nesta parábola — o padre leu apenas um trecho —, mas são diversos os tipos de terreno onde aquela semente caiu. De beira do caminho a terreno bom, existe uma longa caminhada de amadurecimento. A vida espiritual se faz na retirada dos espinhos, das pedras, da secura que, muitas vezes, habitam o nosso coração para que cheguemos a ponto de oferecer a Deus um terreno bom para que a Sua Palavra produza muitos frutos.
Padre Pio não foi santo da noite para o dia. Absolutamente, não! Foram muitos embates contra si mesmo e também contra o mal.
Que ele interceda por nós para que também vivamos todos os dias essa busca pela vontade de Deus, permitindo que a Palavra d’Ele, semeada nos nossos corações, dê muitos frutos na nossa vida e na vida daqueles que amamos.
Por intercessão de São Padre Pio, desça sobre todos vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário